O Avô Minguante é o livro delicioso que venceu o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce - Pumpkin.pt

O Avô Minguante é o livro delicioso que venceu o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

O Avô Minguante - Prémio de Literatura do Pingo Doce

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce distingue este ano um livro muito terno sobre a história de um avô e o seu neto, ideal para oferecer neste Natal

Na sua nona edição, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce distinguiu o livro O Avô Minguante, da autoria de Daniela Leitão e com ilustração de Catarina Silva. Conheçam este livro cheio de amor, descubram como foi a cerimónia de lançamento e saibam mais sobre este Prémio do Pingo Doce.

Podem já comprar o livro O Avô Minguante na loja online em mercadao.pt, por apenas 3,99€:

O Avô Minguante: um livro cheio de amor

O Avô Minguante é a obra vencedora da nona edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. O livro de Daniela Leitão e de Catarina Silva relata o relacionamento entre um avô (Mário) e um neto, partilhando os seus laços e a sua relação muito especial.

O livro acompanha esta relação desde que o neto é pequenino e o avô alto, forte com braços capazes de dar a volta ao mundo, até que o neto cresce e o avô mingua, sem força para chegar onde era preciso nem visão para as letras miúdinhas dos seus livros de poesia.

Contada com palavras simples, é uma história enternecedora para todas as idades que nos lembra que os avós são sempre grandes, no nosso coração.

A história de O Avô Minguante é perfeita para crianças dos 6 aos 12 anos e uma excelente sugestão de presente de Natal para ler em família – os avós vão adorar ler com os netos.

A nossa abobrinha de 11 anos concorda:”Eu acho que O Avô Minguante é um livro bonito pois mostra como crescer é ver que as pessoas que amas não vão viver para sempre, e que deves aproveitar cada momento. E que só porque não têm tempo para estar contigo, não quer dizer que não gostem de o fazer. As ilustrações são lindas e fazem sentido com a história.”

Daniela Leitão, a autora, contou que este livro é um conto sobre a passagem do tempo, uma colagem que construiu com referências indiretas dessa relação, por não ter podido ela própria experiênciar a palavra avô. “Este conto é a expressão da minha palavra avô e que espero que ecoe nas palavras de todos nós, ao lerem este texto”. Catarina Silva, a ilustradora do livro leu a história e tornou-a sua também, criando um mundo imaginário cheio de detalhes que nos enternecem.

Podem já comprar o livro O Avô Minguante na loja online em mercadao.pt e nas lojas Pingo Doce por apenas 3,99€:

Lançamento do Livro vencedor da 9ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

O livro O Avô Minguante foi lançado numa cerimónia muito especial no Museu da Carris, em Lisboa.

As vencedoras foram selecionados por um painel de jurados de renome, que analisou as candidaturas na área de texto e ilustração. A 9ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce contou com nove jurados: Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Magalhães (texto) e André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Côrte-Real, Marta Madureira (lustração) e Sara Miranda em representação do grupo Jerónimo Martins em ambas as categorias, com a difícil missão de selecionar a melhor obra deste ano.

Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, partilhou na abertura da cerimónia que “a leitura desempenha uma importância central no desenvolvimento cognitivo dos mais novos, pelo que importa estimular hábitos de leitura desde cedo.”

Salientou, ainda, que “a paixão pelos livros, que é formada gradualmente e a seu devido tempo, traduz-se numa força impulsionadora do raciocínio, da criatividade, da capacidade de formular pensamentos. É por isso que o Pingo Doce promove há 16 anos a literatura infantojuvenil e o acesso, de forma democrática, a bons livros, que consideramos bens essenciais”.

Prémio de Literatura do Pingo Doce

Na apresentação do livro pôde assistir-se a uma interessantíssima mesa redonda sobre o tema “Os livros infantis como ponto de encontro entre gerações”, com a presença de Isabel Stilwell, Alice Vieira e Nelson Mateus e a moderação de João Miguel Santos, jornalista do Observador.

Alice Vieira partilhou que a leitura deve ser promovida desde muito cedo, desde o momento em que “conseguimos pegar no mesmo braço a criança e um livro para lhe mostrar as ilustrações”.

Isabel Stilwell sugeriu que devemos ler aos nossos filhos e netos livros infantis que nós próprios gostemos de ler, porque conseguimos contar a história com um entusiasmo que os cativa.

Nelson Mateus partilhou que era muito especial, no dia em que se celebrava o centenário de José Saramago, participar nesta iniciativa. Tal como Saramago, os quatro avós de Nelson eram analfabetos, sendo os netos que liam histórias aos avós numa partilha enriquecedora.

Outro momento muito especial da cerimónia foi a leitura de trechos do livro vencedor O Avô Minguante. A atriz São José Lapa e a neta Ariel Lapa, leram a história num cenário que lembrava a sala do Avô Mário, com animações das ilustrações do livro, tocando no coração de todos os presentes.

São José Lapa e a sua neta contam a história de O Avô Minguante, vencedor do Prémio de Literatura do Pingo Doce

No final do evento, foram entregues os prémios às vencedoras Daniela Leitão e Catarina Silva, que comoveram a plateia com sua genuinidade e o orgulho do que construiram em conjunto. Como se constroem relações em torno de uma simples história!

A autora e a ilustradora agradeceram ao Pingo Doce a oportunidade de publicar o seu primeiro livro e de o ter nas lojas a um preço tão acessível, cumprindo um objetivo tão importante – a promoção da literacia infantojuvenil.

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce nasceu em 2014 com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.  

Livros vencedores do Prémio de Literatura do Pingo Doce

Este galardão, o maior da área a nível nacional, já selecionou nove livros e premiou 18 novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração, com nove títulos publicados- que representam cerca de 149 mil livros lidos por milhares de crianças.

Esta iniciativa insere-se no compromisso do Pingo Doce de estimular a leitura em família e democratizar o acesso aos livros, disponibilizando-os a preços acessíveis. Este é um compromisso de mais de 16 anos, que, para além do Prémio, se traduz em livros infantis exclusivos do Pingo Doce, com mais de 480 títulos lançados, sob o selo “ler todos os dias”.

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce promove a revelação de novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração, permitindo que os vencedores publiquem a sua primeira obra. Esta iniciativa do Pingo Doce já atribuiu um total de 450 mil euros em prémios: em cada edição é atribuído um prémio de 50 mil euros, repartido igualmente pelos vencedores.

vencedores do Prémio de Literatura do Pingo Doce

Algumas das histórias vencedoras do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, contadas por Marina Deus, podem ser ouvidas na página de youtube do Pingo Doce.

Logo Pingo Doce

Sabiam que há mais de 16 anos que o Pingo Doce contribui para a promoção da literacia infantojuvenil, fomentando o acesso aos livros e o gosto dos mais novos pela leitura? É verdade, e podem encontrar os livros publicados nas lojas Pingo Doce, na sua loja online no Mercadão, e nas Feiras do Livro de Lisboa e Porto.

Já o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce nasceu em 2014 com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.  Ou seja, ao mesmo tempo que fomenta a leitura desde tenra idade, o Pingo Doce oferece aos novos autores uma plataforma para verem o seu talento publicado e reconhecido!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<