Aprender a ler (e a escrever) acontece por fases ou etapas e podemos ajudar as abobrinhas em todas elas. Querem saber quais as fases da leitura?
A leitura e a escrita são competências, e, como acontece com todas as outras, adquiri-las é um processo que passa por diferentes fases: a do contacto inicial e posterior introdução, a da aprendizagem propriamente dita (já partilhámos 5 dicas para ajudar as crianças a aprender a ler), e a da consolidação, onde as abobrinhas podem enfim fazer uso as fases da leitura e das ferramentas que ganharam para, pela primeira vez sozinhos, explorar as histórias dos seus livros favoritos.
No entanto, o processo de alfabetização, ao contrário de outras aprendizagens que fazemos, é contínuo ao longo do tempo – apesar de, com a prática, ler se tornar algo natural, a verdade é que não somos igualmente alfabetizados em todos os temas, daí termos mais dificuldades em ler determinados textos do que outros e de estarmos, por isso, em aprendizagem constante.
Ainda assim, a maioria dos especialistas considera existirem cinco fases de desenvolvimento das competências de leitura. Querem conhecê-las?
Fase de leitura: histórias contadas
Ainda antes de aprenderem a ler as crianças aprendem a gostar de histórias – e a querer ouvi-las. Para incentivar as crianças a ler é importante envolvê-las com os livros ainda antes da idade escolar; quanto mais cedo, melhor!
Se as abobrinhas estiverem familiarizadas com as letras, o seu processo de aprendizagem futuro será bastante mais fácil. Por isso, contem-lhes histórias, mostrem-lhes como se escrevem palavras simples e deixem-nas explorar, mesmo que sozinhas e sem compreensão total, os livros infantis que têm em casa.
Nós somos fãs da coleção do Bolinha, uma das mais míticas e clássicas séries dedicadas ao mini-público. O seu sucesso ao longo de várias gerações é prova maior do quão divertidos e educativos são todos os livros sobre este cãozinho amoroso!
Também adoramos “O Monstro das Cores”, uma ótima ferramenta para ajuda as crianças a identificar e a lidar com as emoções de uma forma positiva.
Etapa da leitura de decodificação
Ler é uma atividade complexa que reflete dois processos psicológicos que ocorrem em simultâneo: primeiro, o do reconhecimento das palavras, e, depois, o da compreensão do seu significado.
Na fase de decodificação as abobrinhas, leitoras iniciantes, começam por conseguir ler as palavras, ainda que com alguma dificuldade, mas reconhecem os signos do alfabeto e a formação de sílabas simples e complexas. No entanto, não têm a maturidade nem a capacidade para construir sentidos acerca do que leram.
Nesta fase, as crianças leem palavras, mas não são capazes de as juntar em frases e muito menos em textos, pelo que não podemos falar exatamente em “leitura” no seu significado total. Aqui, as imagens ainda devem predominar sobre o texto e a leitura pode e deve ser acompanhada pelos pais!
Sugerimos os livros “Aquela nuvem e outras”, de Eugénio de Andrade, e “A menina que detestava livros”, duas obras que fazem parte do Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade, e que são giras mas giras!
Fase da leitura da compreensão superficial
Nesta fase, que por norma acontece entre os 8 e os 10 anos, as crianças já têm alguma autonomia na interpretação do código, ou seja, juntam as letras facilmente, mas a sua leitura é ainda superficial, presa aos sentidos mais básicos das palavras e dos textos.
As crianças que estão na fase da compreensão superficial da leitura não têm experiência para interpretar os textos de forma proficiente, mas conseguem dominar com facilidade o processo de leitura em si. Por isso, devem optar por livros onde a presença das imagens entra em diálogo com o texto.
No Plano Nacional de Leitura, como sugestão de leitura autónoma para o 4º ano, encontrámos o amoroso “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, e “Uma Aventura no Porto”, das incontornáveis Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, livros que vão fazer as delícias dos miúdos nesta fase!
Fase das inferências
Quando as crianças chegam à fase das inferências (a partir dos 10, 11 anos) são já alunos capazes de ler de forma independente e de relacionar o texto lido a outros com o mesmo contexto ou tema. São leitores fluentes e estão a consolidar a compreensão dos mundos retratados nos livros.
Nesta fase, os leitores conseguem criar relações intertextuais e interpretar de forma bastante clara o sentido das palavras, por vezes além do literal, mas ainda não se questionam sobre o significado daquilo que leem e apreendem.
Fase da leitura crítica
Na fase da leitura crítica (deve acontecer entre os 11 e os 13 anos) as crianças não só são capazes de ler de forma autónoma e de relacionar textos sobre assuntos semelhantes, como conseguem também posicionar-se criticamente e dar a sua opinião sobre a qualidade, beleza ou valor factual do texto.
Por isso, é nesta fase de leitor crítico que começam a desenvolver também a capacidade de argumentar contra ou a favor do que leram.
As crianças tornam-se assim leitores proficientes, ou seja, leitores totalmente capazes de ler sozinhos, podendo avaliar se um texto está bem ou mal escrito, se gostam ou não da sua história, e se estão ou não de acordo com as ideias apresentadas.
“O gato Malhado e a andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, e “O Diário de Anne Frank” são sugestões de leitura do PNL para o 8º ano, e livros muito importantes para o desenvolvimento pessoal – e da capacidade de leitura – de qualquer jovem!
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