Família > Crescer > Aprender

Estou preocupado que o meu filho possa estar com dificuldades na aprendizagem. E agora?

dificuldades aprendizagem

Questiona-se se o seu filho está com dificuldades na aprendizagem? Se sim, então não é o único. As dificuldades na aprendizagem ocorrem em todas os alunos. Podem é ser mais ou menos frequentes, graves, persistentes ou funcionais. “Mas, e o que devo esperar?” Que todos, incluindo o seu filho, revelem e se esforcem por melhorias no seu desempenho, que evoluam na aprendizagem.

O DIG – Núcleo Educativo e Desenvolvimento Infantil partilha alguns passos que pode seguir para saber se o seu filho está com dificuldades na aprendizagem e o que fazer.

1. Para começar, saiba quais são as aprendizagens essenciais

A leitura, a escrita e o cálculo são aprendizagens essenciais, pois é através delas que o seu filho tem acesso a todas as futuras aprendizagens escolares. Consulte os documentos de orientação curricular para um melhor conhecimento das aprendizagens essenciais.

2. Procure saber quais são os objetivos para o ano de escolaridade do seu filho

Saiba o que pode esperar do seu filho em relação ao ano de escolaridade que frequenta, nos domínios da leitura, escrita e cálculo. Este conhecimento pode ajudá-lo a ter uma ideia mais clara sobre os seus níveis de desempenho. Procure conhecer os objetivos mais detalhadamente nos documentos curriculares existentes.

3. Anote o que o preocupa

Tome atenção aos pontos fortes do seu filho. Estes são factores de motivação e podem ajudar o seu filho a progredir. Observe também o que o preocupa. Por exemplo, se a leitura, a escrita e o cálculo são áreas fracas. Anote numa lista os pontos fortes e os pontos fracos do seu filho.

4. Fale com o professor do seu filho

Fale com o professor do seu filho para saber o que ele observa do ponto de vista individual, do grupo e do ano de escolaridade. “Como é que o meu filho está a progredir? O meu filho está a acompanhar o grupo? O meu filho está a atingir os objetivos para o seu ano de escolaridade?” Faça uma checklist com as perguntas que gostaria de colocar ao professor do seu filho.

5. Fale com um especialista em aprendizagem

Reuna as suas anotações e questões e discuta-as com um especialista em aprendizagem. Ele pode sugerir-lhe algumas formas de estimulação ou compensação, que recorra a uma avaliação simples que o possa informar sobre desempenho e evolução do seu filho, a uma avaliação compreensiva, ou ainda a apoios ou consultas especializadas.

Perante uma dificuldade, é ao seu filho que cabe em primeira mão desenvolver esforços para superá-la e superar-se a si mesmo. Mesmo que isso seja difícil para ele, incentive-o a lidar com as dificuldades de forma positiva e construtiva. Vencer dificuldades fortalece o seu filho para dificuldades futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *