Família > Comer > Comer bem

5 receitas para marmita: levem almoço para o trabalho (e para a escola!)

receitas para marmita - cuscuz

Espreitem estas receitas deliciosas e saudáveis, muito práticas para transportar.

Levar o almoço para o trabalho – ou para a escola, no caso das abobrinhas! – pode parecer uma resolução difícil, principalmente porque acondicionar a comida “à prova de acidentes” é às vezes um desafio difícil de contornar. Quem nunca virou uma caixa hermética ou sujou uma lancheira que atire a primeira pedra, não é?

No entanto, estas 5 receitas para marmita, uma para cada dia da semana, são uma ótima forma de garantir que toda a família vai fazer refeições mais saudáveis e em conta, e portanto pode fazer sentido planear as vossas refeições com alguma antecedência.

Temos uma promessa: com estas ideias cheias de sabor e as caixas herméticas certas, vão contar os minutos para a hora de almoço.

Ideias de receitas para marmita:

Segunda-feira: Lasanha (à moda do freguês)

Receita de Lasanha de legumes assados vista de cima

Lá em casa adoramos uma boa lasanha de carne, um prato italiano muito popular com as crianças (e crescidos também). É delicioso,  perfeito para comer nos dias mais frios e também muito prático para transportar. Podem fazer em grandes quantidades e dá para o menino e para a menina, para o pai e para a mãe – com sorte, até o cão petisca!

Também somos fãs de lasanhas vegetarianas, uma ótima forma de “enganar” as abobrinhas e fazê-los comer vegetais sem se aperceberem.

Terça-feira: Fusilli com molho de tomate e carne

receitas para marmita - molho de tomate com fusilli

Parece uma semana temática italiana, mas prometemos que não. Sugerir fusilli com molho de tomate e carne faz parte da estretégia de planear refeições antecipadamente: aproveitem que vão meter as mãos na massa – literalmente – e quando prepararem a lasanha contem já com molho em doses suficientes para uma segunda refeição. Vai parecer um prato completamente diferente quando, na verdade, apenas mudam o complemento e, claro, a apresentação! Mas os olhos também comem, não é?

Uma dica que aprendemos e que vale a pena partilhar é a de transportar a massa e o molho em potes diferentes, para que a massa não amoleça e perca a graça. É por isso que gostamos tanto das Tefal Masterseal Micro com duas divisórias: evitam o “tudo ao molho e fé em Deus” (basta, na escola ou no trabalho, compor depois tudo no prato) e são especiais para microondas, portanto podem aquecer ambos os compartimentos de uma vez.

Quarta-feira: Cuscuz com pimentos e salada de tomate

receitas para marmita - cuscus com atum

Cucu! O cuscuz é um prato de origem africana e uma alternativa saborosa ao arroz e à massa de cada dia! Experimentem salteá-lo com pimentos e acompanhar com uma saladinha de tomate. É de fácil e rápida preparação e uma surpresa no paladar e na marmita dos filhotes, que talvez estranhem primeiro… mas que, depois, entranham de certeza.

E com a Tefal Masterseal Micro as vantagens são óbvias: podem aquecer o cuscuz e manter os tomates fresquinhos, por estarem em 2 compartimentos diferentes.

Quinta-feira: Salada grega

receitas para marmita - salada grega

receitas para marmita salada

Alface, tomate, cebola, curgete, pimentos, azeitonas e queijo (e está feita a) feta! Esta salada de inspiração grega pode servir como refeição ou acompanhamento e é muito fresquinha, perfeita para contrabalançar outros pratos mais pesados. Basta temperar, no momento, com azeite, vinagre, uma pitada de sal e óregãos a gosto.

Se transportarem os ingredientes na Tefal Masterseal Micro separadamente, podem depois usar a própria caixa hermética como prato.

Sexta-feira: Salada fria de massa e atum com pesto de coentros

salada-de-pesto

Para acabar a semana em beleza, pensámos numa salada fria de atum e massa, com tempero de pesto de coentros. Já sabem, o segredo é rentabilizar o tempo de preparação: quando cozerem o fusilli para a refeição de terça-feira, contem já com esta marmita!

Algumas sugestões de lanchinhos que também podem combinar na Tefal Masterseal Micro:

Como é um bolo de todos os sabores?

Uma receita saudável e deliciosa para os lanches de Verão.

O abacate é um dos alimentos da moda e pode prepará-lo de formas muito diferentes.

Um delicioso lanche para os miúdos aí de casa.

Uma receita vegetariana deliciosa!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *