Receita de lasanha vegetariana com legumes assados e muito sabor - Pumpkin.pt

Receita de lasanha vegetariana com legumes assados e muito sabor

Receita de Lasanha vegetariana com legumes assados

Prepare uma lasanha de legumes assados deliciosa, ideal para os dias frios

Lá em casa gostamos muito de lasanha, um prato italiano muito popular com as crianças ( e crescidos também),  delicioso e perfeito para comer nos dias mais frios – conheçam abaixo a nossa receita de lasanha  de legumes assados. A mais conhecida lasanha é feita com carne, mas desta vez sugerimos uma variação de lasanha vegetariana recheada de vitaminas e sabor.

Dá algum trabalho preparar todos os componentes, e por isso fazemos normalmente em dose dupla e várias variações (também podem fazer lasanha de carne  ou lasanha de espinafres e requeijão para uma versão cheia de vitaminas) e congelamos para comer naqueles dias da semana que não temos tempo para preparar nada.

Numa tarde prepáramos lasanha suficiente para umas 6 refeições.

Ingredientes para a lasanha vegetariana com legumes assados no forno

Lasanha de legumes ingredientes

Para a lasanha:

  • Folhas de Lasanha – nós usámos folhas de lasanha integrais pré-cozidas (basta cozinhar no forno)
  • Queijo mozarela ralado

Para o molho de tomate:

  • 1 cebola
  • 250g de cenoura ralada
  • 1 dente de alho
  • 1200 g de tomate pelado e cortado em cubos  (nós usámos tomate em lata)
  • Sal
  • Louro
  • Manjericão
  • Estrela aniz

Para o molho bechamel:

  • 75 g de farinha
  • 500 ml de leite
  • 50 g de manteiga
  • Sal
  • Pimenta
  • Nós moscada

Para os vegetais assados no forno:

  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola cortada em gomos
  • 400g de Abóbora (nós usámos abóbora hokkaido mas podem usar outra variedade)
  • 1 Courgette
  • 1 Beringela
  • 1 Pimento amarelo ou vermelho (opcional)
  • 1 colher de sopa de Azeite
  • Orégãos
  • Sal

Preparação da lasanha vegetariana com legumes assados no forno

Para a preparação da lasanha vegetariana comece por cozinhar o molho de tomate, o molho branco (também chamado bechamel) e os legumes assados no forno. Pode fazer o molho de tomate e de carne antecipadamente, mas deve preparar o molho branco no momento de montar a lasanha, para que tenha uma consistência mais líquida.

Preparação do molho branco ou bechamel:

Modo tradicional

Numa panela em lume brando derreta a manteiga completamente e junte a farinha. Deite um pouquinho de leite e mexa bem até todo o leite ser absorvido pela farinha. Junte mais um pouco de leite e repita, com cuidado para não se formarem grumos. Continue adicionando gradualmente o leite, mexendo bem até ter uma consistência homogénea. Mexa bem e deixe o molho bechamel engrossar em lume brando, sem deixar ferver.

Modo robot de cozinha

Nós usámos a Cuisine Companion da Moulinex: colocámos a farinha, leite, sal, pimenta preta e noz-moscada na taça com o acessório batedor.

Misture na velocidade 7 durante 1 min. Junte a manteiga e programe a 90 °C na velocidade 4 durante 8 min (programa molhos).

Preparação do molho de Tomate

Modo tradicional

Refogue a cebola e o alho com azeite numa frigideira em lume brando até ficar dourado.

Junte a cenoura e deixe fritar uns minutos.

Junte o tomate pelado, uma folha de louro, uma estrela aniz,  folhas de manjericão e sal.

Deixe apurar até reduzir e engrossar para 2/3 do volume.

Retire a folha de louro e a estrela aniz e triture.

Modo robot de cozinha

Coloque a lâmina picadora na taça, o azeite, alho e cebola e refogue com velocidade 4, temperatura 100°C durante 8 minutos. Ao fim de 4 minutos junte a cenoura ralada.

Junte o tomate, uma folha de louro, uma estrela aniz,  folhas de manjericão e sal.

Deixe apurar com velocidade 4, temperatura 100°C durante cerca de 40 minutos – até ficar com a consistência mais densa.

Retire a folha de louro e a estrela aniz e triture durante 2 minutos a velocidade 12.

Preparação dos legumes assados no forno

Pré aqueça o forno a 130º.

Num tabuleiro de forno anti-aderente unte com azeite e disponha os legumes cortados em cubos: a beringela, courgette, abóbora (descascada) e pimentos, se quiserem incluir.

Tempere com sal e orégãos.

Leve ao forno durante cerca de 45 minutos, até ficar bem assado e a desfazer-se.

Dica: Nós cortámos a abóbora em cubos e assámos separadamente dos outros legumes sem descascar. Depois de bem cozida é fácil tirar a polpa com uma colher e basta juntar aos outros legumes.

Preparação da lasanha vegetariana com legumes assados no forno

Pré aqueça o forno a 180°.

Coloque as folhas de lasanha em água morna para amolecerem e absorverem alguma humidade (desta forma a lasanha fica menos seca).

Unte um tabuleiro de forno com azeite, disponha uma concha de legumes assados, uma concha de molho de tomate e coloque uma camada de folhas de lasanha já amolecidas. Deite uma concha de molho branco e espalhe até cobrir todo o tabuleiro.

Volte a cobrir o tabuleiro com uma concha de legumes assados, uma concha de molho de tomate, coloque outra camada de folhas de lasanha e novamente molho branco. Repita até chegar ao topo, cobrindo o tabuleiro com molho branco e queijo mozarela ralado.

Leve ao forno durante 30 minutos, no meio do forno. Depois coloque no topo do forno, próximo da grelha e selecione o modo grelhar até ficar gratinado no topo.

Lasanha de legumes

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<