Para o Halloween e Outono, sugerimos uma receita de compota de abóbora muito fácil de preparar com apenas 4 ingredientes e sem açúcar!
Este mês, a querida Ana Castro, da Aliança Animal, traz-nos uma receita de compota de abóbora ou de bruxa aconchegante e deliciosa, perfeita para saborear num pequeno almoço em família para o Halloween e Dia das Bruxas.
Aproxima-se o tão esperado dia das bruxas (cá em casa estamos no mês dessas enigmáticas criaturas:))e não resistimos em sugerir esta doce compota de abóbora, com apenas 4 ingredientes e.. sem açúcar!
Sim, leram bem: uma compota de abóbora doce e sem açúcar!!
Esta receita de compota de abóbora é muito fácil e é ideal para barrar pão/tostas, para rechear bolos e bolachas (como por exemplo as bolachas de Halloween) e até para adoçar iogurtes ou papas de aveia.
As quantidades da receita do compota das bruxas servem para 2 frascos deliciosos de compota de abóbora e podem guardar até 1 semana.
E sim, esta receita de compota de abóbora, para espanto das crianças, não leva uma infindável lista de ingredientes estranhos, pegajosos e assustadores de imaginar e/ou pronunciar.. É que as bruxas também gostam de receitas simples e saudáveis 🙂 E esta é perfeita para honrar alimentos típicos desta altura do ano.. Vamos experimentar?!
Compota de bruxa (de abóbora)
Esta receita de compota de abóbora com poucos ingredientes é muito fácil e é ideal para barrar pão/tostas, para rechear bolos e bolachas (como por exemplo as bolachas de Halloween) e até para adoçar iogurtes ou papas de aveia.
Ingredientes
- 1 laranja, cortada em rodelas finas e com casca
- 6 tâmaras, cortadas em pedaços
- 500 g de abóbora, cortada em pedaços pequenos
- 1 pitada de canela em pó
- Água (esta não conta como ingrediente ?)
Passos
- Num tacho, juntar as rodelas de laranja, as tâmaras, a canela e um pouco de água
- deixar cozinhar uns 15 minutos, mexendo de vez em quando. O ideal será tapar o tacho, para facilitar o processo de “calda”.
- Juntar os pedaços de abóbora e deixar cozinhar mais 15 minutos. Se for necessário, adicionar mais um pouco de água.
- Triturar com varinha mágica ou liquidificadora, deixando alguns pedaços de casca de laranja.
- Deixar arrefecer e guardar em frascos, até uma semana.
Por uma vida melhor!
Sabiam que…
Podem adoçar tudo e mais alguma coisa com tâmaras, o único “açúcar” que não faz mal a ninguém?
E que os alimentos da época podem ajudar a satisfazer necessidades (também sazonais) do nosso organismo? Nos meses mais frios, precisamos mais de vitamina C, ou seja, de laraaanjas?!!
E que são, também, mais económicos e causam menos impacto para o ambiente? Por serem cultivados (idealmente) localmente e estarem disponíveis no mercado em maior quantidade, os alimentos da estação estão, normalmente, a um preço mais acessível e não exigem longas viagens até chegarem a nós.
E sabiam que a abóbora é um fruto injustamente pouco explorado e tão imensamente benéfico para a saúde? Por ser isenta de gordura e conter uma elevada densidade de nutrientes protetores, como os carotenoides e outros antioxidantes, esta riqueza da natureza devia estar mais presente nos nossos cardápios!
Podem acompanhar o trabalho da Aliança Animal no site, Facebook e Instagram.
Se quiserem receber receitas 100% vegetais e todo o apoio, inscrevam-se em https://desafiovegetariano.com – É simples, é gratis, e muito saboroso!
Também vos podem interessar as seguintes receitas vegetarianas:
- Receitas vegetarianas para toda a família!
- Bebés e Alimentação Vegan: é saudável?
- À procura de uma deliciosa receita com tofu?
- Receita de nutella saudável (e vegana!)
- Receitas com legumes que vão agradar até os miúdos mais esquisitos
Este artigo foi útil para si?