‘O teu bebé não bebe leite?’ ‘Nem peixe lhes dás?’ ‘Oh coitadinho, então o que é que ele come?’ – Conheçam a realidade de uma alimentação vegan.
Os bebés podem fazer uma alimentação vegetariana ou vegan? Catarina Sanches, da Aliança Animal, é mãe do Lucas, um bebé vegano, super saudável e muito feliz.
Neste texto, partilha algumas das frustrações sociais que encontra com frequência à sua volta, e explica de forma simples como proporciona uma alimentação equilibrada e completa à sua abobrinha, sem produtos de origem animal.
No final do artigo, podem encontrar um infográfico prático que ilustra várias das alternativas alimentares usadas pela Catarina!
Ser mãe é um desafio constante. Ser mãe e educar o nosso filho de forma diferente da maioria, é-o ainda mais.
‘O teu bebé não bebe leite?’ ‘Nem peixe lhes dás?’ ‘Oh coitadinho, então o que é que ele come?’. Por vezes é cansativo de se ouvir, na maioria das vezes é engraçado e, acima de tudo, é compreensível. Afinal, o diferente do normal é acima de tudo desconhecido e, por isso, é também o mais temido.
O que respondo? Que o meu bebé não aparenta ter nenhuma necessidade nutricional, que é acompanhado com regularidade por uma nutricionista e que nada nele me leva a crer que existe a real necessidade em comer produtos de origem animal. E sabem que mais? Também não me parece que seja uma preocupação dele.
Aliás, nenhuma é. São todas nossas. Dos pais, avós, tios, irmãos, adultos. Os adultos criam as preocupações, e ainda bem. Se assim não fosse, não teria procurado um acompanhamento nutricional desde cedo para me ajudar a ter segurança nas minhas escolhas, nem saberia responder às tantas questões que me são colocadas sobre a alimentação do meu bebé.
O meu bebé obtém cálcio? Sim, claro. Come tofu, brócolos, espinafres e iogurtes enriquecidos.
O meu bebé obtém proteína? Sim, claro. Come lentilhas, feijão vermelho, branco, manteiga de amendoim, grão-de-bico, tofu, seitan, soja.
O meu bebé obtém fibra? Atrevo-me a dizer que, muito provavelmente, até mais do que se não tivesse uma alimentação vegetariana.
O meu bebé é feliz? Oh se é! Afinal, quando eu era bebé ninguém me deu a escolher se queria, ou não, comer carne. Na verdade, se me tivessem dado, provavelmente teria dito que preferia não comer os meus amigos. Não é engraçado?
Se ele vai fazer as suas escolhas? Claro que vai. E, quando esse dia chegar, o meu papel será o de o guiar para que possa fazer as escolhas certas. E o certo dele poderá ser muito diferente do meu. Espero que não mas, se assim for, estará tudo certo na mesma.
Porque a maternidade é um desafio constante. E isso é uma das coisas mais bonitas que ela tem.
Podem acompanhar o trabalho da Aliança Animal no site, Facebook e Instagram.
Se quiserem receber receitas 100% vegetais e todo o apoio, inscrevam-se em https://desafiovegetariano.com -É simples, é gratis, e muito saboroso!
Também vos pode interessar:
- Sustentabilidade: ideias para um mundo mais verde
- Receitas vegetarianas para toda a família!
- À procura de uma deliciosa receita com tofu?
- Fraldas Reutilizáveis: o que são e quais as vantagens?
Este artigo foi útil para si?