De onde vem o peixe que damos aos miúdos? - Pumpkin.pt

Patrocinado por

De onde vem o peixe que damos aos miúdos?

Se comem peixe, aprendam a escolhê-lo da melhor forma! Afinal, as escolhas que fazemos impactam diretamente a nossa saúde e a do planeta.

Peixe cozido, grelhado, em filetes… Faz parte da alimentação de muitas famílias, mas a verdade é que precisamos de ter alguns cuidados na seleção do peixe que comemos. Será que sabemos mesmo de onde vem? Existe alguma forma de comer peixe com menos impacto ambiental?

Com o apoio da Iglo, explicamo-vos em que consiste a pesca sustentável e como podemos tê-la em mente para fazer escolhas melhores. Contamo-vos também tudo sobre o livro “Os Peixes Que Fugiram da História“, uma obra que ensina aos mais novos sobre a pesca excessiva e o consumo sustentável de peixe.

Prontos para aprender a fazer melhor?

O que é a pesca sustentável?

A pesca excessiva é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Ao pescar mais do que aquilo que os mares são capazes de produzir, a saúde das populações de peixes e dos ecossistemas marinhos é afetada.

O que é que isto faz? Prejudica o meio ambiente e contribui para a extinção das espécies, constituindo uma grande ameaça à biodiversidade. Além disso, faz com que o peixe que chega aos nossos pratos seja de qualidade inferior, podendo até ser de uma espécie em vias de extinção ou ter sido apanhado pequeno demais, impedindo a sua reprodução.

Qual é, então, a solução? A pesca sustentável! Significa pescar sem “sobrepescar”, respeitando os ecossistemas, os habitats e as espécies ameaçadas e protegidas e deixando no mar peixes suficientes para que a população possa reproduzir-se adequadamente.

Enquanto consumidores, podemos ajudar a proteger a vida marinha e o planeta através das nossas escolhas! Ao comprar peixe, devemos procurar sempre aquele que é proveniente da pesca sustentável. Podemos identificá-lo através do símbolo azul da certificação da MSC (Marine Stewardship Council) presente nas embalagens.

A Iglo já assumiu este compromisso: atualmente, todos os produtos da linha Capitão Iglo respeitam a pesca sustentável e possuem o selo da MSC. Até 2022, serão todos os produtos da marca!

Assim, a Iglo contribui para que as famílias possam fazer escolhas alimentares saudáveis e amigas do ambiente e para que exista mais peixe sustentável disponível por toda a Europa. Palavra do Capitão Iglo – quem se lembra?

Além disso, é importante diversificar a escolha de peixe, evitando o sobreconsumo de espécies específicas, e verificar que os peixes que compramos são adultos, pois terão tido tempo para se reproduzir. Evitem também comprar peixes que estão fora da sua época.

Nadando para além dos produtos, a promessa ambiental da Iglo resultou até num livro dedicado a explicar a pesca sustentável aos abobrinhas!

Explicar a pesca sustentável às crianças

Porque as crianças são o futuro, é importante semear nelas os ideais e os conhecimentos para que continuem a construir um mundo melhor, também a nível das escolhas alimentares.

Por isso, a Iglo juntou-se à MSC e à editora Pato Lógico numa campanha de sensibilização para o problema da pesca excessiva e para o consumo responsável de peixe. Desta parceria, resultou um livro muito especial!

Livro “Os Peixes Que Fugiram da História”

Da autoria de Maria João Freitas e Mariana Rio, esta é uma história contada pelo João, de 11 anos, que vive na vila A-Ver-O-Mar e que herdou do seu avô um grande amor pelo mar.

Um dia, os adultos das vila repararam que os peixes tinham fugido, e que só conseguiam pescar peixinhos pequeninos, e a vida como conheciam vira-se ao contrário… Para onde terão ido os peixes?

Mais do que uma história infantil, “Os Peixes Que Fugiram da História” é uma ferramenta acessível e completa para explicar a pesca sustentável às crianças (e aos adultos também!).

Chama a atenção para os problemas ambientais, explica conceitos essenciais e apresenta soluções que todos devemos implementar para prevenir um futuro sem peixes – e outras espécies. As ilustrações são belíssimas, e existem gráficos simples que vão deslumbrar os mais novos com aprendizagens!

Podem encontrar este livro no site da Pato Lógico e em outros pontos de venda.

É, sem dúvida, uma leitura obrigatória para sensibilizar miúdos e graúdos para um objetivo comum: devolver os peixes a esta e a todas as histórias.

E aí em casa, que preocupações têm com a comida que colocam na mesa? Contem-nos tudo nos comentários!

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<