Usar fraldas descartáveis ou fraldas reutilizáveis é uma questão que cada vez mais famílias estão a colocar hoje em dia.
Usar fraldas descartáveis ou fraldas reutilizáveis é uma questão que cada vez mais famílias estão a colocar hoje em dia. Há 40 anos a utilização das fraldas descartáveis pareceu ser a solução para a pesada rotina das mães e dos pais. No entanto, a verdade é que hoje em dia se levantam uma série de questões relativamente à sua utilização.
Nos últimos anos, várias marcas, modelos e materiais de fraldas foram surgindo em resposta a essa crescente procura. Mas a pergunta mantêm-se: porquê usar fraldas reutilizáveis?
As razões podem resumir-se em três categorias: por questões económicas, por questões de saúde e por questões ambientais, explica-nos a Rebento.
Questões económicas
Do ponto de vista económico, cada fralda ecológica de qualidade e com a manutenção recomendada poderá ser utilizada por 2 bebés (cerca de 2,5 anos cada).
Assim, um stock de fraldas reutilizáveis, aliado à utilização de eletrodomésticos de alta eficiência energética e à secagem preferencial ao sol proporcionará uma poupança até ao desfralde em comparação com a utilização de fraldas descartáveis.
Um estudo da Quercus aponta para uma poupança de 500€ por bebé, valor esse que será ainda maior num segundo filho.
Questões de saúde
A utilização de fraldas reutilizáveis permite eliminar o contacto da pele e sistema respiratório do bebé com uma série de produtos químicos. São muitos os componentes químicos que estão presentes nas fraldas descartáveis. Muitos desses produtos químicos estão relacionados com o aparecimento de vários problemas.
Alergias, dermatites e outros tipos de doenças a longo prazo como respiratórias, hepáticas e até cancerígenas, são alguns exemplos. Estão ainda estudadas as consequências do aquecimento da zona genital provocada pelas fraldas descartáveis, que afeta particularmente os rapazes.
Questões ambientais
O planeta em que vivemos é só um e é dever de todos preservá-lo. Uma criança de dois anos e meio já utilizou 7300 fraldas descartáveis (uma média de 8 por dia). É por isso “responsável” pelo consumo dos recursos utilizados na produção das fraldas, maioritariamente plástico e celulose.
Para além desse consumo de recursos, as fraldas são também responsáveis por um aumento do lixo em aterro.
A previsão para a decomposição das fraldas é de 450 anos. Basta pensarmos que todas as fraldas descartáveis usadas até hoje no mundo continuam em aterros a decompor-se, e por lá vão continuar por algumas centenas de anos ainda.
Dados da Quercus estimam que a utilização de fraldas reutilizáveis levaria a uma diminuição de 40 mil toneladas de lixo por ano só em Portugal.
Mas afinal, o que são fraldas reutilizáveis?
Fraldas reutilizáveis ou ecológicas são as fraldas de pano da era moderna. É comum associarmos a ideia de usar fraldas de pano a esfregar pedaços de algodão no tanque ou a alfinetes-de-ama que teimavam em picar mães e bebés. Mas a realidade atual não podia estar mais distante!
A oferta de fraldas ecológicas hoje em dia é enorme e continua a crescer. Existem fraldas que funcionam de formas diferentes, com materiais diferentes e com preços diferentes. Ou seja, há fraldas para todas as famílias e para todas as rotinas.
Saibam como escolher entre os diferentes tipos de fraldas reutilizáveis!
Este artigo foi útil para si?