Fraldas reutilizáveis: o que são e como escolher? - Pumpkin.pt

Fraldas reutilizáveis: o que são e como escolher?

fraldas reutilizáveis

Existe uma grande variedade de fraldas reutilizáveis: conheçam os diferentes tipos, vantagens e desvantagens da sua utilização.

Numa altura em que o ritmo alucinante do quotidiano parece contrastar com uma maior necessidade de proximidade com a natureza e preocupação com o planeta, as fraldas reutilizáveis são um assunto cada vez mais falado e discutido no mundo da puericultura.

As fraldas reutilizáveis são as fraldas de pano da era moderna. Se em tempos a logística da mudança das fraldas de pano, com os seus alfinentes perigosos e dobras difíceis, era complicada hoje a realidade é bastante diferente.

Para além das vantagens inegáveis das fraldas reutilizáveis, este tipo de fraldas também se adapta muito mais facilmente a cada bebé e a cada família.

Existe uma grande variedade de fraldas reutilizáveis, no que diz respeito aos seus tipos e materiais. Cada bebé e cada pai terá as suas próprias necessidades, sendo importante consultar as vantagens e desvantagens dos diferentes sistemas e escolher a melhor fralda reutilizável consoante a sua realidade, explica-nos a Rebento.

Mudar a fralda nunca foi um gesto… tão verde!

Os diferentes tipos de fraldas reutilizáveis:

Existem dois grandes sistemas de fraldas reutilizáveis: as de 1 passo e as de 2 passos. Ambos os sistemas têm duas estruturas em comum: uma parte absorvente e uma parte impermeável. O esquema seguinte ilustra esta divisão:

fraldas reutilizáveis- arvore rebento

Fraldas Reutilizáveis: sistema de 1 passo

No primeiro sistema as fraldas encontram-se prontas a usar, tal e qual como as fraldas descartáveis, estando a parte absorvente e impermeável unidas (daí só requererem 1 passo). São as fraldas de bolso, as fraldas tudo-em-um (ou AIO, de all-in-one) e as fraldas tudo-em-dois (ou AI2, de all-in-two).

São compostas por uma capa impermeável e por um tecido interior que se manterá em contacto com a pele do bebé e ainda pelos absorventes respetivos que irão acumular o xixi.

Nas fraldas de bolso, os absorventes podem ser retirados para facilitar a lavagem e secagem, enquanto que nas tudo-em-1 os absorventes encontram-se cosidos à fralda, podendo ser utilizados dentro ou fora do bolso, consoante o material de que sejam feitos, facilitando assim a utilização.

Nas fraldas tudo-em-2, os absorventes estão normalmente presos à fralda através de molas ou velcro, o que permite que se comportem tanto como fraldas tudo-em-um como de bolso, conforme as preferências ou necessidades.

  • São fraldas mais caras que as de 2 passos.
  • Exigem uma montagem prévia à utilização (maior nas fraldas de bolso que nas tudo-em-um).

Fraldas Reutilizáveis: sistema de 2 passos

Nas fraldas do sistema de 2 passos é sempre necessário adicionar uma capa de forma a garantir a camada impermeável às fraldas utilizadas.

Podem ser utilizadas as tradicionais fraldas de pano ou musselinas ou ainda as fraldas pré-dobradas. Estas últimas são fraldas de pano que já se encontram reforçadas com várias camadas nas zonas de maior contacto com a urina do bebé, facilitando também a sua colocação.

Em ambos os casos, as fraldas são presas com snappies. Os snappis são o substituto moderno dos alfinetes-de-ama. Permitem segurar a fralda junto ao bebé de forma a evitar fugas.

Existem também as fraldas de contorno ou ajustadas. Estas são fraldas inteiramente feitas por material absorvente e que se moldam ao corpo do bebé. No caso das ajustadas, são presas ainda com molas ou velcro. Pelas suas características, estas fraldas apresentam um maior poder de absorção. São assim mais recomendadas para a noite ou para sestas mais prolongadas.

  • São normalmente mais baratas que as de 1 passo, e por isso também aconselhadas para o stock de recém-nascidos.
  • As capas podem ter mais que uma utilização seguida. Muda-se apenas o interior, desde que este tenha apenas pequenas quantidades de xixi.
  • As musselinas e as pré-dobradas são de lavagem mais fácil.Podem ser a melhor alternativa às fraldas descartáveis em férias ou viagens.
  • São ainda de secagem mais rápida, pelo que são ideais climas muito húmidos.
  • Para além da sua utilização normal como fralda, podem ainda ser usadas como reforço das fraldas de bolso ou tudo-em-1.
  • São de colocação mais difícil, o que pode ser ainda mais complicado em bebés mais velhos.
  • As fraldas ajustadas são de secagem mais prolongada devido ao seu elevado poder de absorção.

Não existe um sistema ideal. Cada família, com as suas rotinas próprias, e cada bebé, com as suas características singulares, tem um tipo de fraldas que mais se adequam às suas necessidades.

Para que a escolha seja o mais acertada possível, é importante conhecer bem a oferta disponível e os prós e contras de cada tipo de fralda.

Quais são as vantagens na utilização de fraldas reutilizáveis?

As razões para utilizar fraldas reutilizáveis podem encaixar-se em três categorias: por questões económicas, por questões de saúde e por questões ambientais.

fraldas reutilizáveis

Questões económicas

Do ponto de vista económico, cada fralda ecológica de qualidade e com a manutenção recomendada poderá ser utilizada por 2 bebés (cerca de 2,5 anos cada).

Assim, um stock de fraldas reutilizáveis, aliado à utilização de eletrodomésticos de alta eficiência energética e à secagem preferencial ao sol proporcionará uma poupança até ao desfralde em comparação com a utilização de fraldas descartáveis.

Um estudo da Quercus aponta para uma poupança de 500€ por bebé, valor esse que será ainda maior num segundo filho.

Questões de saúde

A utilização de fraldas reutilizáveis permite eliminar o contacto da pele e sistema respiratório do bebé com uma série de produtos químicos. São muitos os componentes químicos que estão presentes nas fraldas descartáveis. Muitos desses produtos químicos estão relacionados com o aparecimento de vários problemas.

Alergias, dermatites e outros tipos de doenças a longo prazo como respiratórias, hepáticas e até cancerígenas, são alguns exemplos. Estão ainda estudadas as consequências do aquecimento da zona genital provocada pelas fraldas descartáveis, que afeta particularmente os rapazes.

Questões ambientais

O planeta em que vivemos é só um e é dever de todos preservá-lo. Uma criança de dois anos e meio já utilizou 7300 fraldas descartáveis (uma média de 8 por dia). É por isso “responsável” pelo consumo dos recursos utilizados na produção das fraldas, maioritariamente plástico e celulose.

Para além desse consumo de recursos, as fraldas são também responsáveis por um aumento do lixo em aterro.

A previsão para a decomposição das fraldas é de 450 anos. Basta pensarmos que todas as fraldas descartáveis usadas até hoje no mundo continuam em aterros a decompor-se, e por lá vão continuar por algumas centenas de anos ainda.

Dados da Quercus estimam que a utilização de fraldas reutilizáveis levaria a uma diminuição de 40 mil toneladas de lixo por ano só em Portugal.

Também vos pode interessar:

5 comentários em “Fraldas reutilizáveis: o que são e como escolher?

  1. Sara Tomé Outubro 2, 2019

    Existe alguma solução tipo fralda cueca para a fase de desfralde? Obrigada

  2. Marta Felgueiras Outubro 23, 2019

    Bom dia! Existem fraldas/cuecas de treino. Conheço por exemplo da bambino mio mas há mais marcas com certeza

    1. Equipa Pumpkin Novembro 13, 2019

      Obrigado Marta, vamos incluir a sua sugestão no nosso artigo!
      Saudações abobrinhas da Equipa Pumpkin!

  3. Amanda Souza Março 4, 2022

    Olá, muito interessante seu artigo, voltarei mais vezes ao
    seu site para mais conteúdos de valor como este.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 8, 2022

      Agradecemos o seu comentário, Amanda 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<