Conheçam os prós e contras destes dois tipos de fralda!
A nova tendência para a ecologia tem motivado muitos pais a preferirem fraldas em tecido, questionando-se os benefícios e desvantagens do uso (massivo, como sabemos) das fraldas descartáveis.
Fóruns de discussão sobre maternidade levantam muitas vezes a questão sobre o tipo de fralda mais indicado para o bebé e o meio ambiente, sendo que as fraldas de pano são frequentemente apontadas como uma opção mais natural e responsável para com a criança e o planeta.
Ainda que o uso de fraldas descartáveis se tenha banalizado e massificado, o facto é que, cada vez mais, as problemáticas relacionadas com a sua utilização motivam as mamãs a escolher métodos mais tradicionais, como as fraldas em tecido.
Às questões ecológicas, claro, juntam-se outras motivações: como a da higiene ou mesmo a financeira, já que os gastos com fraldas e toalhetes, ao longo da primeira infância, podem ser significativos.
Sabendo como a discussão entre a fralda descartável e a fralda de pano é comum, apresentamos, hoje, uma breve análise, que avalia os benefícios e desvantagens de ambos os tipos de fralda. Venham conhecê-los.
Descartáveis: prós e contras destas fraldas
Apenas há algumas décadas se banalizou o uso das fraldas descartáveis, sendo que uma sociedade cada vez mais imediatista intuiu que estas não deveriam ater-se a “eventos especiais”, mas ter um uso quotidiano.
Várias marcas apoiaram esta tendência, com anúncios diversos e até uma apresentação de gamas variadas e que cativam os compradores. O resultado foi visível: desde os anos 90 e até hoje, este é o tipo de fralda mais utilizado.
Existem, de facto, vantagens inequívocas sobre o uso das fraldas descartáveis. Entre estes, o facto de haver uma grande diversidade de modelos e tamanhos, de apresentarem uma forma simples de colocar e descartar, de estarem sempre à mão e de não precisarem de nenhum cuidado especial, integrando-se no famoso tipo “usar e deitar fora”.
Contra o seu uso, no entanto, existem vários argumentos válidos. O primeiro, relacionado com o bebé, prende-se com o maior risco de alergias e assaduras por troca insuficiente.
Soma-se a esta questão o facto de ser um produto dispendioso e de uso continuado, altamente poluente e que integra elementos prejudiciais para a ecologia, incluindo celulose, plástico e polietileno.
Pano: Prós e contras destas fraldas
Se, antes, era a única opção, a verdade é que o uso de uma fralda de pano se tornou mais raro com o tempo e que só agora se está a dar o retorno a esta tendência.
As fraldas em tecido, assim como as fraldas descartáveis de tecido orgânico biodegradável (também conhecidas como fraldas ecológicas) têm vindo a ganhar popularidade pelo conforto que oferecem ao bebé e por serem mais adequadas para o meio ambiente.
Prevenindo alergias e sendo bastante mais económicas a longo prazo, as fraldas em tecido não deixam, no entanto, de apresentar também alguns constrangimentos, sendo que o principal é o facto de terem de ser lavadas, o que consome algum tempo extra às mamãs e papás.
Assim, como podem ver, cada tipo de fralda oferece benefícios e desvantagens, sejam de tecido ou descartáveis. O ideal será que avaliem a situação de acordo com a vossa preferência e, quem sabe, até fazer um “mix” entre ambas as opções.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os bebés este fim de semana
- Concertos para bebés: os mais giros em todo o país
- As melhores peças de teatro para crianças e bebés
Este artigo foi útil para si?