Massagem para bebés, um momento especial repleto de benefícios - Pumpkin.pt

Massagem para bebés, um momento especial repleto de benefícios

massagem para bebés capa

A massagem para bebés pode ter muitas vantagens para a saúde e para o bem-estar da criança. Saibam como fazê-la. 

O tempo que se dedica às crianças revela-se sempre um bom investimento, nomeadamente se for destinado a realizar massagens para bebés. Deve fazer-se regularmente massagens aos bebés, pois este momento especial gera diversos benefícios. 

Consoante a idade da criança, existem diferentes formas de proceder e vários estímulos a serem explorados. A massagem para bebés pode ainda ser uma forma de aliviar cólicas e atuar sobre determinados problemas. Fiquem a saber mais.

Massagem para bebés: do que se trata 

Existe um conjunto de técnicas de massagem que pode ser aplicado em diferentes fases da vida da criança. Os seus diversos benefícios não se cingem ao nível fisiológico. 

As massagens fortalecem o vínculo pais (cuidadores) / bebés, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, do afeto e do intelecto do bebé, construindo os alicerces para a sua vida futura.

Benefícios da massagem para bebés

O contacto e o afeto revelam-se extremamente importantes. O toque é a primeira linguagem dos bebés. Nas maternidades e nos hospitais, os recém nascidos são colocados no colo das mães, pois esse contacto de pele com pele revela-se precioso. 

A massagem também se revela importante e representa um momento especial, de maior estimulação sensorial. O toque carinhoso do cuidador, do pai ou da mãe promove mais contacto visual e estreita os laços. Este momento afetuoso contribui para o desenvolvimento mais saudável do bebé. Esta experiência permite fortalecer laços afetivos, promove o desenvolvimento feliz do bebé e contribui para que ele sinta menos ansiedade.

Os principais benefícios da massagem para bebés são:

  • Acalmar, nomeadamente em momentos de choro ou de dor;
  • Tranquilizar a respiração;
  • Melhorar o conhecimento do próprio corpo;
  • Contribuir para a melhoria da textura da pele;
  • Fortalecer o vínculo emocional;
  • Facilitar a adaptação do bebé ao sono noturno;
  • Promover um sono mais profundo;
  • Ajudar no processo digestivo;
  • Aliviar a congestão nasal;  
  • Atenuar as cólicas, agindo sobre incómodos como gases ou prisão de ventre;
  • Fortalecer o sistema imunitário;
  • Aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentes-

Para os pais e cuidadores, as massagens para os bebés também têm benefícios, a saber:

  • Aumentar a confiança no manuseio do bebé;
  • Fortalecer ainda mais o vínculo emocional com o bebé;
  • Promover um momento de paz e serenidade.

Dicas para preparar a massagem para bebés

massagem para bebés

Para que a massagem para bebés surta todos os seus benefícios, é necessário ter em consideração alguns aspetos, tais como:

  • Momento – a massagem deve ser feita quando o bebé não sentir nem fome, nem frio, como depois do banho, por exemplo;
  • Ambiente – a divisão onde fizer a massagem deve estar quente e não ter demasiado luz;
  • Música – uma música suave pode tornar o momento da massagem ainda mais relaxante;
  • Local certo – devem fazer a massagem num espaço seguro e confortável para o bebé;
  • Preparação prévia de todos os materiais necessários – reúnam antecipadamente todos os elementos precisos, como óleos, toalhas, fraldas limpas e roupas;
  • Segurança – higienizem bem as mãos e removam anéis ou outros acessórios que possam magoar o bebé;
  • Relaxamento prévio – antes de começarem a massajar o bebé devem respirar fundo e também relaxarem;
  • Capacidade de adaptação – estejam atentos às reações do bebé e percebam se há movimentos de que ele gosta mais ou menos;
  • Óleo – não poupem no uso do óleo, já que ele evita o atrito e torna a massagem mais agradável.

O que devem evitar fazer

  • Não ler o rótulo do óleo ou de outro produto, antes de o usar;
  • Aplicar óleo na pele vermelha ou irritada;
  • Continuar a massagem, após surgir alguma irritação na pele;
  • Deixar produtos da massagem, como o óleo, ao alcance do bebé.

Tipos de massagem para bebés

Massagem para recém-nascido (até 6 semanas)

A rotina de massagens pode ser realizada pouco depois do nascimento e nas semanas seguintes. O toque permite transmitir amor ao bebé e proporcionar o contacto pele com pele, logo 25 a 120 minutos após o nascimento, de modo a fortalecer o vínculo. 

Zonas de massagem: mãos (em repouso); pernas, pés, barriga (depois do cordão umbilical estar cicatrizado); costas.

Massagem para bebés com mais de 6 semanas

Nesta fase, o bebé encontra-se mais desenvolvido e interativo. Assim, ele está preparado para uma massagem mais completa, mais comunicativa, mais divertida! 

Com este tipo de massagem, pode ficar a conhecer melhor a forma como o seu bebé comunica. Esta massagem faz-se com o bebé, não para o bebé. Por isso a comunicação é essencial.

Zonas de massagem: barriga; peito; mãos; rosto, costas.

Massagem para bebés com mais de 6 meses

O bebé já tem outro domínio de si mesmo, encontrando-se mais ativo e movendo-se com outra facilidade. É uma massagem mais criativa e que deve procurar ser mais divertida. 

Este tipo de massagem deve promover a autoconfiança e diferentes capacidades do bebé, nomeadamente a de se relacionar com os outros, de coordenar movimentos, entre outras.

Zonas de massagem: pernas; costas; braços.

Notas: Por vezes, pode ser necessário recorrer a um brinquedo para tranquilizar o bebé ou cantar (devendo o ritmo da canção ser calmo), permitindo que o bebé participe do momento, cantando também. Conclua a massagem com um momento de amor, um beijo ou um abraço, sinal de afeto que simboliza o fim da massagem. 

Massagem para bebés com uma função terapêutica

Existem massagens que devem ser realizadas perante a manifestação de um desconforto ou de problemas, como cólicas, gases ou obstipação. O bem-estar do bebé pode ser assegurado através de massagens adequadas. 

A massagem abdominal, por exemplo, consiste em movimentos realizados no sentido do trânsito intestinal, de forma lenta e ritmada, de modo a permitir a tonificação dos músculos. Ela promove o trânsito/eliminação intestinal e reduz a distensão abdominal, atuando sobre o desconforto e aliviando a dor. Faça esta massagem duas a três vezes por dia ou sempre que seja necessário para aliviar as cólicas do bebé.

Massagem para bebés com cólicas: passo a passo

  1. Comece por deslizar a palma das mãos, uma depois da outra, de cima para baixo e da direita para a esquerda. Repita o movimento três vezes, no mínimo.
  2. Depois, prenda as pernas do bebé pelos tornozelos e pressione suavemente os joelhos (juntos) do bebé contra a barriga. Mantenha a pressão criada por 5 segundos, aproximadamente. Depois, alivie a pressão exercida, esticando as pernas. Repita o procedimento várias vezes.
  3. Posteriormente, segure os tornozelos do bebé, dobre um joelho sobre o abdómen do bebé e endireite-lhe a perna. Depois, com a outra perna, repita o movimento. Será como se o bebé estivesse a andar de bicicleta de forma lenta e ritmada.
  4. A seguir, sem levantar a mão da barriga do bebé, desenhe com a mão esquerda, à volta do umbigo, um círculo completo (no sentido dos ponteiros do relógio). Depois, a mão direita deve desenhar um semicírculo (das 9h às 6h) na mesma direção. Repita muitas vezes este movimento.
  5. Finalmente, faça novamente o movimento de dobrar as pernas.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Massagem para Bebés

Evento expirado
Massagem para Bebés

Hara's Lap | Massagem para Bebés. Tema de Janeiro: Reflexologia.

Encontros de Massagem | Hara’s Lap
Quartas-feiras às 14h

Vamos (re)iniciar as aulas de Massagem para Bebés na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro com o tema “Reflexologia”.

Hara, palavra de origem japonesa que designa a zona do abdómen, o nosso centro energético, o centro da energia da vida de onde viemos e onde geramos vida.

Estas sessões são destinadas a bebés e seus cuidadores, principalmente às mães que precisam ser cuidadas mais do que nunca. Dar colo e amor a todos os “haras” presentes, este é o propósito de todas as sessões. (Re)Encontros de conexão profunda, de toques nutridos, com presença, para que em família, o amor, segurança e serenidade sejam sentidos e transmitidos, fortalecendo o vínculo seguro.

Encontros

Estes encontros semanais funcionam como aulas de massagem para bebés, onde serão transmitidas algumas técnicas (Shantala, Reflexologia Podal e Massagem de Desenvolvimento Infantil de Peter Walker), onde os cuidadores terão oportunidade de aprender e praticar na aula dando continuidade em casa.

As mães e/ou cuidadores, serão cuidados através de algumas práticas de Shiatsu, respiração consciente meditação e relaxamento, sendo estas práticas essenciais não só na aula como no dia-a-dia.

Encontros de Massagem | Hara’s Lap – Quartas-feiras às 14h

As inscrições estão abertas!

Inscrições: [email protected] | 928 069 391 | www.formigasnospes.pt

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<