Dia das Bruxas ou Halloween em Portugal - Pumpkin.pt

Dia das Bruxas ou Halloween em Portugal: a origem e como celebrá-lo de forma terrífica

halloween dia das bruxas

Dia das Bruxas: A noite mais assustadora do ano, o Halloween ou originalmente “Allhallow-even”, chegou! Conheçam a sua origem e tradições.

No Dia das Bruxas ou dia de Halloween, os espíritos malignos andam à solta e a diversão está garantida, com muitas atividades e festas aterrorizantes para celebrar em família. Dizemo-vos o que fazer no Halloween em Portugal, como organizar uma Festa de Halloween em casa e porque é que o celebramos!

Qual o origem de Halloween e por que o celebramos o Dia das Bruxas?

Booooh! Doçuras ou Travessuras? O dia do Halloween ou Dia das Bruxas é um dos feriados mais antigos do mundo (tem origem ainda antes do século VII, sabiam?), mas o termo “Hallowe’en” surgiu apenas no século XVII e é uma abreviatura escocesa de “Allhallow-even”, literalmente “noite de todos os santos” (“eve of all saints”).

Estamos habituados a ver esta festa retratada nos filmes americanos, mas na verdade esta é uma data que remonta a uma antiga celebração celta, o Samhain, que marcava então o fim do verão. 

Popularizado pela cultura norte-americana, o Halloween remonta a uma antiga celebração celta, o Samhain, que marcava o fim do verão. Apesar de ter sido substituído no século VII por uma festividade católica, mais de dois mil anos depois pessoas por todo o mundo continuam a celebrar a chegada do inverno da mesma forma que os antigos celtas — com uma grande festa repleta de doces e máscaras.

A tradição de celebrar o dia de Halloween em Portugal é ainda muito recente. Em muitas zonas do país, celebra-se o Pão por Deus. No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de Pão por Deus, ou dia de todos os fíeis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.

Mas e como é que se celebra o Halloween pelo mundo? E por cá, como é que o podemos viver de forma aterrorizantemente gira?

Celebrar o Dia das Bruxas fora de casa

Temos a coleção dos melhores formas de celebrar o dia do Halloween em Portugal no nosso artigo O que fazer no Halloween. Entretanto, aqui já algumas sugestões. Vamos adicionar

Destacamos a estreia do divertido Filme TROLLS 3 – Todos Juntos! e o Halloween nos Quantum Parks, Halloween em família no Museu das Comunicações, Halloween do Zoo de Lourosa e Halloween assombrado no SEA LIFE Porto.

Celebrar o Halloween em família

Disfarcem-se a rigor com as nossas sugestões de fatos de Halloween feito à mão, fatos de Halloween para bebés e pinturas de Halloween. Ou passem-no em casa, como organização de uma Festa de Halloween, com:

Todas atividades de deixar arrepiadas… até as abobrinhas mais corajosas.

Comida Halloween e Dia das Bruxas

Se forem para a rua, não se esqueçam de se vestir a rigor! Há várias lojas de máscaras onde podem encontrar os disfarces mais horripilantes para o dia do Halloween em Portugal.

Como o medo nos deixa cheios de fome, preparem um menu de susto com as nossas deliciosas receitas de Halloween! Ovos de dragão, bolachas de Halloween, cabelos de bruxa, fantasmas num mar de sangue, bolo de Halloween Verde… haja estômago para estas delícias! Não se esqueçam de fazer uma receita muita portuguesa: os famosos Bolinhos dos Santos! São ideias giríssimas para preparar em família, e assim juntos a preparação já é uma animação!

E a decoração? Até quem tem mãos de morcego vai conseguir fazer estas atividades e trabalhos manuais de Halloween: aprendam a fazer aranhas, morcegos e fantasmas de arrepiar! E claro, podem fazer as vossas próprias máscaras de Halloween.

Booooh!

Como é que se celebra o dia do Halloween ou Dia das Bruxas pelo mundo?

O Dia das Bruxas é celebrada por todo o mundo. No entanto, as celebrações do Halloween variam muito de país para país!

Por cá temos o Pão por Deus, no México e noutros países latinos é celebrado o Dia de los Muertos, e em países como a Irlanda (onde o Halloween nasceu!), o Canadá e os Estados Unidos da América, crianças e adultos celebram este dia da forma que estamos habituados a ver representada na televisão: a tradição inclui máscaras assustadoras, bater de porta em porta a pedir doces, muitas partidas e jogos.

Irlanda

Como é que é celebrado o Halloween no México? E na Irlanda?
(Foto: Irish Times)

Nas áreas rurais, os irlandeses acendem fogueiras, como no tempo dos Celtas, e um pouco por todo o país, as crianças fantasiam-se e durante a tarde batem de porta em porta para pedir doces e pegar partidas aos vizinhos.

Depois disso, a maior parte das pessoas reúne-se com amigos em pequenas festas, onde os jogos são o grande destaque. O “Snap-apple”, por exemplo, é um jogo onde uma maçã é pendurada numa porta ou numa árvore com uma corda, e os jogadores têm que tentar mordê-la. Também é costume dos pais prepararem caças ao tesouro, sendo doces a grande recompensa.

Os irlandeses também jogam às cartas: viram-nas de forma a que o símbolo fique para baixo e deixam as crianças escolher a sua preferida. Os naipes são diferentes do costume e ditam o prémio que cada menino vai receber: moedas ou doces!

Um dos pratos tradicionais no Halloween é o Barmbrack, a que nós chamamos “Bolo Inglês”: se a pessoa que está a comer encontrar um saquinho com uma guloseima árabe dentro do bolo, então diz-se que esse é um bom sinal de futuro. Se por outro lado alguém encontrar um anel, está perto de se casar!

México: Día de los Muertos

Dia dos Muertos Mexico
(Foto: Oakland North)

No México, na América Latina e em Espanha, o Dia de Todos os Santos, que acontece a 2 de Novembro, é celebrado durante três dias, tendo as festividades início na tarde de 31 de Outubro. A cerimónia é pensada para honrar os mortos que, acreditam, voltarão às suas casas terrenas durante o Halloween.

Muitas famílias constroem altares para os entes queridos que já partiram, e decoram-nos com doces, flores, fotografias, as comidas e bebidas favoritas dos familiares mortos, e água fresca. Deixam também um alguidar e uma toalha para que o espírito se possa limpar antes de dar início ao banquete.

Os latinos acendem velas e incenso de forma a ajudar os falecidos a encontrar mais facilmente o caminho para casa, e limpam as campas de forma a que, no dia 2 de Novembro, possam fazer um piquenique no cemitério, muitas vezes acompanhando a comida com tequilha e bandas mariachis.

E quem não conhece talvez um dos melhores filmes de halloween infantis: Coco!

Estados Unidos da América

Halloween Estados Unidos da América

Na segunda metade do século XIX, os Estados Unidos da América foram invadidos por imigrantes irlandeses. A chegada de um tão grande número de irlandeses a solo norte-americano ajudou a espalhar a celebração do Halloween.

Apropriando-se de uma tradição originalmente britânica e irlandesa, os norte-americanos começaram a mascarar-se e a pedir dinheiro ou comida de porta em porta, uma prática que acabou por se tornar no atual “trick or treat” (“doçura ou travessura”). Este feriado ganhou tal relevância nos EUA que a grande parte das pessoas assume que esta é uma celebração americana.

A venda de doces nos Estados Unidos durante o período do Halloween rende cerca de 2 mil milhões de dólares às lojas – é, a seguir ao Natal, o feriado mais lucrativo. 

Brasil: Dia do Saci

Brasil: Dia do Saci
(Foto: MS Notícias)

O Dia do Saci é comemorado anualmente a 31 de outubro. A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. O Dia do Saci foi instituido pela Comissão de Educação e Cultura brasileira com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas, e assim resistir à cultura norte-americana. 

O objetivo é conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do folclore brasileiro. Mas quem é o Saci-Pererê?

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio que assustava os animais e destruía plantações. Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram.

Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbó (por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna.

No Dia do Saci as pessoas podem optar por fantasias que caracterizam os seres sobrenaturais do folclore brasileiro, como o próprio Saci-Pererê, ou a Matinta Pereira, o Curupira e a Caipora.

Entre algumas das atividades interessantes para partilhar com as crianças no Dia do Saci, destaca-se contar histórias sobre as lendas brasileiras, fazer uma peça de teatro com o Saci-Pererê como personagem principal, fazer desenhos do Saci e das demais figuras mitológicas da cultura brasileira e recriar a lenda do Saci-Pererê, incentivando a criatividade das crianças.

Tudo para um Halloween assustadoramente divertido:

4 comentários em “Dia das Bruxas ou Halloween em Portugal: a origem e como celebrá-lo de forma terrífica

  1. “Pão por Deus: uma tradição muito nossa!” | Bibliotecas D. Maria II Outubro 29, 2017

    […] Portugal, temos uma tradição antiga e muito semelhante ao dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras […]

  2. DIA DO PÃO POR DEUS :UMA TRADIÇÃO BEM PORTUGUESA – TV Sintra Novembro 1, 2018

    […] Pão por Deus é uma tradição antiga e muito semelhante ao dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou […]

  3. Nuno Carvalho Outubro 17, 2022

    Gostei, fiquei interessado, e por fim adorei. Desconhecia o pão de Deus, apesar de ser um cidadão do Porto, e talvez por isso, sem ofensa, e o Saci que conhecia até então, era aquele do conto Sítio do Picapau Amarelo, de Lobato. Desconhecia o dia do Saci. Muito bem. Fiquem com a noção de que não perdi tempo. Yo. Fiquem bem, todos, PF.

  4. Manuel Freitas Outubro 26, 2023

    Resido no condomínio Vila Expo, no Parque das Nações, Lisboa. Este condomínio deve ter mais de 100 residentes.
    Desde uns 4 anos até agora, um grupo pequeno de condóminos, em conluio com a empresa de gestão do condomínio, resolveu ‘boicotar’ o Halloween , impondo restrições a todos os condóminos, usando os mais variados argumentos.
    Considero isto uma prepotência. Têm, legalmente, este direito?

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<