Saibam tudo sobre a história e origem do Pão por Deus ou Dia do Bolinho em Portugal, uma tradição celebrada no dia de Todos os Santos.
O Pão por Deus em Portugal ou Dia do Bolinha é uma tradição antiga com raízes semelhante às do dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat). Conhecem também a história e os versos do Pão por Deus!
No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta, com os versos e lenga-lengas do Pão por Deus.
- Qual a História do Pão por Deus em Portugal?
- Dia do Bolinho
- Sacos do Pão por Deus
- Versos Pão por Deus
- Celebrações de Pão por Deus em Portugal
Qual a História do Pão por Deus em Portugal?
As oferendas aos mortos são comuns em diversas culturas pagãs, incluíndo a Celta, cujos homens habitaram o território que hoje conhecemos português. Acredita-se que foi com base nessas tradições, que lembram e homenageiam aqueles que partiram, que nasceu a festa do Halloween, assumindo contornos curiosos de país para país.
O peditório do Pão por Deus no nosso país está também associada a essa tradição de oferenda aos defuntos e celebra-se no Dia de Todos os Santos, ou Dia dos Fieis Defuntos. O Dia de Todos os Santos era já chamado o Dia do Pão por Deus no seculo XV e nesse dia repartiam-se alimentos pelos mais pobres.
Este hábito ganhou força um ano após o grande terramoto de 1755 que destruiu completamente parte da capital e que aconteceu justamente no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos.
Nessa época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade e reforçou a necessidade de partilha de alimentos com os mais necessitados.
Em 1756, as pessoas percorreram assim as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.
Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos para honrar os seus mortos e pedir pela sua alma.
Assim a história do Pão por Deus em Portugal, com origem no Dia de Todos os Santos!
Dia do Bolinho
Esta tradição de partilha nesta data manteve-se ao logo dos tempo, até aos dias de hoje, não só em Lisboa mas por todo o país. Em alguns zonas são feitas broas dos santos, ou bolinhos para oferecer a quem pede – por isso, este dia também é conhecido como o “Dia do Bolinho“.
Descubram como fazer sacos de Pão por Deus para as abobrinhas levarem para pedir Pão por Deus, e também, por curiosidade, as letras dos versos e canções que dão cor a este dia.
Sacos do Pão por Deus
Fazer sacos Pão por Deus é uma tradição associada à própria tradição. Normalmente estes sacos são feitos de tecido e as crianças podem decorá-los ao seu próprio gosto.
Somos fãs da ideia e este ano vamos fazer os nossos sacos Pão por Deus, inspirados nos sacos de Pão por Deus que a Patrícia Lencastre do Short Story Blog criou!
Versos ou Lenga-lengas Pão por Deus
Quando pedem o Pão por Deus, as crianças recitam versos e recebem como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.
São vários os versos para pedir o Pão por Deus:
Ó tia, dá Pão-por-Deus?
Se o não tem Dê-lho Deus!
Ou então:
Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
No vídeo, podem ver o grupo Galo Gordo a cantar uma canção do Pão por Deus. Aprendam a letra e divirtam-se em família de porta em porta!
Em Coimbra o verso do Pão por Deus é ainda mais completo:
Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós,
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados
À bela, bela cruz
Truz, Truz!
A senhora que está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de s’alevantar
Para vir dar um tostãozinho.
Se dão doces:
Esta casa cheira a broa,
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho,
Aqui mora um santinho.
Se não dão doces:
Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho.
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto
Receita das Broas dos Santos ou bolinhos dos Santinhos para o Dia do Bolinho
Em algumas povoações da Zona Centro e Estremadura chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’.
Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo feitos com base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes. São chamados “Bolinhos dos Santos, Santorinhos ou Broas dos Santos”.
É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um Santorinho aos seus afilhados.
Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, levando normalmente canela, erva doce e frutos secos, como passas e nozes.
Preparámos os Bolinhos dos Santos ou Broas dos Santos com uma receita tradicional e ficaram deliciosas! Para cozer as broas dos santos usámos a Tefal Actifry Genius que permite cozer bem os bolinhos em 8 minutos – assim preparam-se todos num instante e fica um perfume delicioso a Outono pela casa!
Espreitem que delícia a receita dos Bolinhos dos Santos:
Celebrações do Pão de Deus em Portugal
A tradição do peditório Pão por Deus em Portugal, com o passar do tempo, sofreu algumas alterações, e são hoje em dia são crianças que fazem os peditórios, batendo de porta em porta para receber bolinhos, guloseimas ou até dinheiro.
Em Barqueiros, concelho de Mesão Frio, à meia-noite do dia 1 para 2 de Novembro, arranjava-se uma mesa com castanhas para os parentes já falecidos comerem durante a noite, “não devendo depois ninguém tocar nessa comida, porque ela ficava babada dos mortos”.
Na aldeia de Vila Nova de Monsarros, as crianças faziam os “santórios”, recebiam fruta e bolos e cada criança transportava uma abóbora oca com figura de cara, com uma vela dentro.
“Em Roriz não se chama Pão por Deus, nem bolinhos, nem santoros a comezaina que se dá aos rapazes no dia de Todos os Santos ou de Finados. O que os rapazes vão pedir por portas, segundo lá dizem, é — os fíeis de Deus.”
Nos Açores, no dia de “ Pão-por-Deus”, todos os que podiam tinham nas suas casas uma boa panela de milho cozido e castanhas cozidas para dar e comer. Rebuçados e guloseimas surgiram mais tarde para alegria das crianças que ficavam felizes mesmo com os rebuçados feitos em casa, com calda de açúcar e um pouco de vinagre.
Na ilha Terceira, nos Açores dão-se “caspiadas” às crianças durante o peditório, bolos com o formato do topo de uma caveira: claramente um manjar ritual do culto dos mortos.
Ainda hoje na ilha de São Miguel, neste dia os rapazes que distribuem diariamente os jornais vêm pedir “Pão por Deus”, uma ajuda em dinheiro pelo seu trabalho.
Na ilha da Madeira o Pão por Deus também se celebra, e dão-se castanhas, nozes, figos e frutas.
Conhecem mais tradições da sua região do Pais para a celebração do Pão por Deus em Portugal? Partilhem sff connosco nos comentários!
Tudo para um Halloween assustadoramente divertido:
- Dia do Halloween em Portugal: a origem do Dia das Bruxas e como celebrá-lo de forma terrífica
- Pão por Deus em Portugal: uma tradição muito nossa!
- Experimenta a nossa Receita Broa dos Santos ou Bolinhos dos Santos!
- Receitas de Halloween fáceis e assustadoramente deliciosas para o vosso jantar de Halloween
- O que fazer no Halloween: festas para celebrarem em família
- Festa de Halloween: Como organizar em casa
- Pinturas de Halloween: ideias e truques para pinturas faciais!
- Ideias como fazer fatos de Halloween feitos à mão
- Histórias de Halloween infantil: contos muito assustadores!
- Atividades e Trabalhos Manuais de Halloween para fazer com as crianças
- Desenhos de Halloween: têm coragem de os pintar?
- Aranhas de Halloween
- Morcegos de Halloween
- Festa de Halloween: Como organizar em casa
Falta a explicação da origem desta tradição que remonta á época do grande terramoto de Lisboa. A fome era tanta que as crianças viram-se obrigadas a pedir pelas portas.
Obrigado Teresa. Vamos incluir um texto relacionado com o terramoto de Lisboa em breve!
E temos ainda o exemplo dos bolinhos e bolinhós em Coimbra!
Olá, Filipa 🙂 Não conhecemos, mas estamos a aceitar 😉
Conseguem indicar localidades onde se faça essa prática, era interessante poder lá levar os abobrinhas
Olá, Alexandra 🙂
Visto que é uma tradição cada vez mais de cariz pessoal, é difícil enumerar locais onde o façam. Mas vimos que na Lourinhã ainda têm essa tradição: http://www.cm-lourinha.pt/-O-PaoporDeus
Cresci em Coimbra e lembro-me de fazer uma boca e uns olhos numa caixa de cartão e colocar uma vela. Andava-mos de porta em porta a cantarolar.
Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós,
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados
À bela, bela cruz
Truz, Truz!
A senhora que está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de s’alevantar
Para vir dar um tostãozinho.
Se dão doces:
Esta casa cheira a broa,
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho,
Aqui mora um santinho.
Se não dão doces:
Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho.
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto
Muito obrigado Carla pela partilha! Vamos incorporar a cantarola no artigo.
Nos Açores ainda se pede pão por Deus
esqueceu-se da ilha da Madeira, onde se continua a festejar o pao por Deus, quando era criança davam-nos castanhas, nozes, figos e frutas.
As nossas escolas estão tão “viciadas” nas tradições anglo-saxónicas que esqueceram as tradições portuguesas: uma tristeza cultural, que confirma, ano após ano, a nossa estúpida e ancestral subserviência…
Olá, João. O Pão por Deus é sem dúvida uma tradição portuguesa importante 🙂
Conhecemos bastantes escolas que continuam a ensinar e a celebrá-la, mesmo que também falem sobre o Halloween.
Afinal, não é tão bom conhecer tradições e culturas diferentes da nossa?
Saudações abobrinhas 🙂
Que excelente artigo! Aprendi uma série de coisas ao lê-lo. Obrigada!
Muito obrigado Sara! Excelente Pão por Deus da Equipa Pumpkin! Pode sempre tentar a nossa receita de Broas dos Santos 🙂
na zona da Fátima – Leiria, pelas aldeias celebra-se ainda o “Dia do Bolinho”. As crianças vão de porta em porta e dizem: “Ó Tia dá bolinho, por amor ao seu santinho!” Todas as casas estão preparadas para receber as crianças, e dão bolinhos típicos deste dia (broas), rebuçados, chocolates, moedas etc.. em muitas escolas é ainda falado sobre este dia, escolhendo ainda um dia da semana próximo do dia 1 de Novembro para o fazerem com os seus alunos.
Obrigado pela partilha das tradições do Dia do Bolinho na zona de Fátima!