Celebrem o Pão por Deus com os bolinhos dos santos – experimentem as nossas broas dos Santos!
As broas dos Santos são pequenos bolinhos que são oferecidos às crianças na celebração do Pão por Deus em Portugal, uma tradição muito nossa. São também conhecidos como Bolinhos dos Santinhos ou Santorinhos.
No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta.
Em algumas povoações da Zona Centro e Estremadura chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’
Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, levando normalmente canela, erva doce e frutos secos, como passas e nozes.
Preparámos as Broas de Santos com uma receita tradicional e ficaram deliciosas! Para cozer as broas dos santos usámos a Tefal Actifry Genius que permite cozer bem os bolinhos em 8 minutos – assim preparam-se todos num instante e fica um perfume delicioso a Outono pela casa!
Espreitem que delícia:
Tradições antigas que sabem tão bem
As receitas das broas dos Santos variam de aldeia em aldeia e até de família em família. Podem levar batata, batata doce ou abóbora, leite ou azeite, com ou sem ovos: cada receita pode ser diferente, mas são todas muito saborosas.
Ainda hoje se junta toda a família à volta de um enorme alguidar e fazem-se centenas de bolinhos dos Santos (imaginem misturar 4 kgs de farinha, 2kg de açúcar, 1 litro de azeite….). São feitos em enormes quantidades e cozidos em forno de lenha, a tempo para o Dia de Todos os Santos.
Agora preparem-se para pôr mãos na massa! Espreitem a receita e aprendam a fazer as broas de Santos, passo a passo.

Receita de Broas dos Santos
As broas de santos são bolinhos deliciosos com aroma a erva doce e canela. Fizemos a receita com farinha, açucar, ovos e manteiga e fizemos uma versão com leite e outra com azeite – ambas resultam lindamente. Levam também frutos secos, e claro, erva doce e canela para perfumar.
Ingredientes
- 1300 g de farinha
- 500 g de açúcar
- 250 ml de leite ou azeite
- 100 g de manteiga
- 4 ovos batidos
- 100 ml de água morna
- Raspa de 1 limão
- 1 saqueta de fermento de padeiro (ou 1 colher de chá de fermento químico)
- 2 colheres de chá de canela
- 2 colheres de chá de erva doce
- 1 pitada de sal
- 200g de mistura de frutos secos a gosto (nozes, amendoas, passas de uva)
- 1 ovo batido para pincelar no final
Passos
- Numa taça grande colocar no fundo a farinha e o açúcar.
- Misturar o fermento levedura com a água morna.
- Na taça formar um buraco no meio do monte de farinha e açúcar, onde se coloca a canela, a erva doce, a raspa de limão, o sal os ovos, o leite ou azeite, a manteiga e finalmente o fermento misturado na água.
- Misturam-se bem todos os ingredientes, amassando até ter uma consistência homogenea.
- Deixa-se repousar cerca de 1 hora – a massa não cresce muito.
- Mistura-se então os frutos secos, amassa-se e formam-se bolinhos com forma redonda, com 5 a 7 cm de diâmetro.
- Pincela-se com o ovo e pode colocar-se açúcar por cima ou colocar uma noz ou amêndoa para decorar.
- Leva-se ao forno – nós usámos a Tefal Actifry Genius a 220ºC durante 8 minutos, que com o efeito de ar quente circulante cozinha de forma uniforme os alimentos. Num forno tradicional a 180ºC levará cerca de 15-20 minutos.
Ingredientes para a Receita de Broas dos Santos
Existem diferentes receitas para as broas dos Santos, que variam de uma aldeia para a outra e até, numa aldeia, entre diferentes famílias. Podem levar batata, batata doce ou abóbora, leite ou azeite, com ou sem ovos.
A receita que preparámos leva farinha, açúcar, ovos, manteiga e fermento, frutos secos, erva doce e canela. Experimentámos ainda duas versões, uma usando azeite, da zona de Ourém, e outra levando leite, da zona de Fátima. Ficaram ambas deliciosas e nem conseguimos escolher uma preferida.

Broas dos santos: os bolinhos dos santinhos passo a passo
Numa taça grande colocar no fundo a farinha e o açúcar.
Misturar o fermento levedura com a água morna.
Formar um buraco no meio, onde se coloca a canela, a erva doce, a raspa de limão, o sal os ovos, o azeite, a margarina a água morna e o fermento
Desfazem-se todos os ingredientes colocados no buraco e vai-se amassando com a farinha até ter uma consistência homogénea. Pode acrescentar-se um pouco mais de farinha ou água, conforme acharmos se estiver muito mole, ou muito dura.
Deixa-se repousar cerca de 1 hora.

A massa não cresce muito mas fica fofa.

Depois volta-se a amassar, juntando os frutos secos. Com a massa formam-se bolinhos com forma redonda, com 5 a 7 cm de diâmetro.
Pincela-se com o ovo e pode colocar-se açúcar por cima ou colocar uma noz ou amêndoa para decorar.

Leva-se ao forno – nós usámos a Tefal Actifry Genius a 220ºC durante 8 minutos, que com o efeito de ar quente circulante cozinha de forma uniforme os alimentos.
Num forno tradicional a 180ºC levará cerca de 15-20 minutos.

O resultado são este bolinhos apetitosos que deixam um perfume delicioso por toda a casa e vão fazer a alegria das crianças no Dia de Todos os Santos.
Tudo para um Halloween assustadoramente divertido:
- Dia do Halloween em Portugal: a origem do Dia das Bruxas e como celebrá-lo de forma terrífica
- Pão por Deus em Portugal: uma tradição muito nossa!
- Experimenta a nossa Receita Broa dos Santos ou Bolinhos dos Santos!
- Receitas de Halloween fáceis e assustadoramente deliciosas para o vosso jantar de Halloween
- O que fazer no Halloween: festas para celebrarem em família
- Festa de Halloween: Como organizar em casa
- Pinturas de Halloween: ideias e truques para pinturas faciais!
- Ideias como fazer fatos de Halloween feitos à mão
- Histórias de Halloween infantil: contos muito assustadores!
- Atividades e Trabalhos Manuais de Halloween para fazer com as crianças
- Desenhos de Halloween: têm coragem de os pintar?
- Aranhas de Halloween
- Morcegos de Halloween
- Festa de Halloween: Como organizar em casa
Muito bom aspecto, vou fazer!
Boa, diga-nos como correu! Nos fazemos todos os anos para o Pão por Deus!