Família > Comer > Receitas deliciosas

Bolo de Chocolate 100% vegetariano

bolo-de-chocolate-vegetariano

O bolo de chocolate tradicional, mas sem ovos e lacticínios.

Bolo de chocolate é daquelas coisas básicas que toda a gente tem de saber fazer. A Susana do Ervilhas & Cenouras partilha connosco uma variação desta receita deliciosa… sem derivados animais: um bolo de chocolate vegetariano! 

Foi o primeiro bolo que eu aprendi a fazer, receita tirada de um dos clássicos livros da Vaqueiro. Mas as receitas tradicionais estão cheias de ovos e lacticínios, portanto estava na altura de partilhar a receita de bolo de chocolate 100% vegetariano que tenho vindo a aperfeiçoar nos últimos tempos.

Comecei por experimentar a receita do livro “The Joy of Vegan Baking”, mas detectei 2 problemas: a massa é muito líquida, o que faz com que o fundo queime antes do centro estar cozinhado e é pouca quantidade para um bolo. Depois de andar para trás e para a frente na proporção entre farinha/líquido e duplicar o volume da receita ainda não estava achocolatado o suficiente e decidi juntar chocolate preto à massa.

Como levedante (e porque a receita não leva ovos) vamos usar a combinação vinagre+bicarbonato de sódio. Se nunca usaram vinagre nos bolos como levedante, não temam; depois do bolo cozinhado não sabe a vinagre de todo. O mais importante nesta receita é não deixar o vinagre em contacto com o bicarbonato muito tempo antes de levar ao forno. Portanto a preparação dos ingredientes e forma são passos chave. Pôr o forno a aquecer e forrar uma forma grande ou duas pequenas (para um bolo de camadas) com papel vegetal.

Numa taça grande, misturar:

– 400 gr. de farinha;

– 250 gr. de açúcar;

– 60 gr. de chocolate em pó;

– 1 colher de chá de sal grosso;

– 1 1/2 de chá de bicarbonato de sódio.

À parte, misturar:

– 1 1/4 de chávena de água;

– 120 gr. de óleo de côco derretido;

– 1 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho branco;

– 1 colheres de chá de extracto de baunilha;

– 1/2 colher de chá de canela.

Passo a passo:

– Derreter 100 gr. de chocolate preto.

– Depois destes 3 passos estarem completos é só misturar tudo na taça grande até todos os ingredientes estarem bem incorporados. Deitar na(s) forma(s) e levar ao forno (médio) cerca de 30 minutos, ou até um palito espetado nos centro do bolo sair seco.

– Opções para cobrir e/ou rechear o bolo: compotas (a de framboesa é a minha preferida) e ganache de chocolate.

Dependendo do objectivo da ganache (rechear, fazer trufas, etc) faz-se mais ou menos líquida mexendo na proporção de chocolate para natas.

Passo a passo da ganache:

Para uma ganache com boa consistência para cobrir e rechear basta partir 200 gramas de chocolate preto em pedaços e colocar numa tigela; aquecer (sem ferver) 200 gramas de natas vegetais (sim, medi-las em peso) e deitar por cima do chocolate. O calor das natas vai derreter o chocolate e é só bater com varas para ficar bem misturado. Deixar uns minutos no frigorífico para ficar mais consistente e barrar no bolo depois de arrefecido.

Para ganharem pontos extra podem cobrir o bolo com raspas de chocolate, morangos, chantilly, ou qualquer outra coisa que vos agrade.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *