Planear refeições: saiba como preparar a ementa familiar em 6 passos! - Pumpkin.pt

Planear refeições: saiba como preparar a ementa familiar em 6 passos!

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Já diria o outro: organizem-se!

Desengane-se quem pensa que planear refeições é uma tarefa apenas ao alcance dos predestinados: a capacidade de organização não nos é a todos inata – cá em casa somos moderamente organizados no nosso caos – mas com alguns truques é possível poupar tempo e dinheiro, alimentar melhor toda a família e fazer pratos mais saudáveis que vão agradar até às abobrinhas (ou papás) mais picuinhas.

Ao planear refeições com antecedência poupam também no stress e nos dilemas em frente ao fogão depois de um longo dia de trabalho, quando o cansaço só pede um sofá e o mimo dos filhos.

Espreitem por isso as nossas dicas para planear refeições saudáveis, simples e variadas!

1. Semana a semana enche a galinha o papo

Receita de Lasanha de legumes assados vista de cima

Almejar a conseguirem organizar-se para mais do que uma semana de refeições preparadas é como ir a Roma e ver o Papa olhos nos olhos – idílico, mas praticamente impossível (exceto se for um chefe de estado). Planeiem por isso as refeições semanalmente; podem fazê-lo apenas pensando nos 5 dias úteis da semana ou incluir o fim-de-semana na preparação antecipada das refeições.

A matemática é simples: são 10 ou 14 refeições principais, multiplicadas pelo número de membros da família. Agora faz mais sentido ir a Roma e visitar só o Vaticano, não é?

O planeamento semanal passa por duas etapas. A primeira, mais divertida e criativa, a de definir o menu. A segunda, a de olhar para o frigorífico e para a despensa e perceber quais os ingredientes e quantidades a incluir na lista de compras. Isto é fundamental se quiser conseguir fazer mesmo render a preparação – não pode contar com 8 porções de lasanha de legumes assados se a preparar com os ingredientes de uma única refeição.

2. Simplificar!

Bolinhos de todos os sabores

Somos suspeitos, mas temos um fraquinho por receitas deliciosas e fáceis de preparar, uma ajuda imprescindível no momento de definir os vossos menus semanais. Comer é uma necessidade mas também um prazer, por isso inclua ideias de toda a família, ou desafie os miúdos a escolher o menu completo de um dia específico da semana.

Pode ser o dia da asneira, porque não? O equilíbrio mental é tão importante quanto o físico e uma pizza ao jantar à 4ª feira nunca fez mal a ninguém. Pelo contrário!

Espreitem também livros de receitas e procurem incluir refeições o mais variadas possível na vossa ementa, ainda que utilizando sempre elementos comuns. Além do dia da asneira, podem ter também o dia vegetariano, por exemplo – ou o dia da sobremesa que pode também servir de lanche (saudável!) para levar na marmita, como estes bolinhos de todos os sabores!

3. Ingredientes Maria vai com todas

Receita de Arroz de Peixe Moulinex Masterchef multicooker

Que é como quem diz, prepare bases com ingredientes versáteis, que possa utilizar em várias receitas e que possa também congelar.

Exemplos simples e concretos: molho de tomate para fazer uma lasanha e um incrível esparguete à bolonhesa, feijão para uma feijoada de legumes e para comer com arroz e uma proteína, legumes cozidos para a tal feijoada, para acompanhar o esparguete à bolonhesa e para o arroz com feijão.

Cruzam-se todos e a ideia é mesmo essa.

Ah, podem também aproveitar sobras de algumas refeições para fazer quiches, até a própria lasanha, ou aquele “arroz tudo” de que os miúdos tanto gostam sabe Deus como (mas ainda bem). Uma opção que adoramos? Aproveitar o que sobra de outra refeição para preparar um arroz de peixe cheio de sabor.

4. Torne o processo de preparação o menos moroso possível

Ninguém merece perder três horas na cozinha, mas é como diz o ditado, mais vale três horas na mão do que as refeições a voar. Poderá aproveitar depois, com as crianças, e compensar durante a semana com mais tempo de descanso e brincadeira.

Escolham um dia da semana para cozinhar tudo, idealmente num dia em que estejam com a cabeça mais limpa, procurem uma playlist com música animada e divertida, e envolvam os miúdos na dança, quer dizer, na preparação das refeições. Qualquer que seja a idade deles, há sempre tarefas que lhes pode delegar: quem não descasca legumes pode pelo menos tirar as batatas do saco. São um par de mãos extra que não estão, durante o tempo que passa na cozinha, a riscar as paredes da sala. Só vantagens.

Ah, muito importante: vão lavando a louça à medida que os alimentos cozinham e não precisam mais dela. Não deixe os pratos e utensílios sujos para o fim, a não ser que já se tenha interrogado sobre como ficaria a Torre de Pisa a decorar a sua cozinha e queira ver em primeira mão.

5. Encarne a Elsa do filme Frozen

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As vozes mais sábias dizem-nos que congelar os alimentos cozinha-os e salga-os. Portanto, a dica do dia é: quando cozinhar vegetais, por exemplo, para congelar, tenha atenção ao tempo de cozedura. Deixe-os al dente, para que no momento de comer estejam no ponto. E já sabem, mão levezinha com o sal.

Muito importante também é utilizar os utensílios adequados para congelar a comida nas melhores condições e garantir que não perdem nutrientes. Nós utilizamos as caixas Masterseal Vidro da Tefal: 100% herméticas, permitem preparar, cozinhar, servir, acondicionar e transportar de forma segura, mantendo a frescura dos alimentos.

São, mesmo as mais úteis e práticas de sempre! As refeições podem ser preparadas, congeladas e aquecidas no microondas (no trabalho, por exemplo) sempre no mesmo recipiente. Pronto, lá se vai o trabalho a mais: a Torre de Pisa ruiu.

6. Popeye nasceu na China, la la la

sopa de agrião com ovo cozido

Um panelão de sopa: fácil, prático, barato e dá milhões. Para ter à mão um jantar nutritivo e prático então, depois de um dia exaustivo de trabalho e de escola, melhor é mesmo impossível (principalmente agora que o inverno se aproxima e o estômago pede conforto).

Os miúdos reclamam? A história do Popeye e dos espinafres não cola? A da cenoura e dos olhos bonitos também não? Pronto, apresentem-lhes uma tigela de sopa de beterraba ou de sopa de agrião com ovo cozido e é trigo limpo, farinha amparo.

Ideias de receitas deliciosas

2 comentários em “Planear refeições: saiba como preparar a ementa familiar em 6 passos!

  1. Maria Abril 29, 2020

    Muito boas dicas, parece tudo maravilhoso 🙏🙏

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 29, 2020

      Agradecemos as palavras, Maria 🙂

      Saudações abobrinhas!

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