Família > Passear > Sitios a visitar

O que visitar na Ilha de Santa Maria com crianças

Ilha de São Miguel com crianças Açores

Conheça a Ilha do Sol!

A Ilha de Santa Maria, que pertence ao Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores, não ocupa mais do que 16,6 km de comprimento e 9,1 km de largura, mas oferece ainda assim várias atrações e um contacto único com a natureza. Preparem-se para explorar Santa Maria com o nosso guia… ela que foi a primeira ilha açoreana a ser descoberta, em 1427. Agora, os navegadores somos nós. 🙂

Cultura:

Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/Casa dos Fósseis

dalberto-pombo

O Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo é o ponto de partida para conhecer Santa Maria e explorar os seus trilhos e a natureza circundante. É que neste espaço podem ficar a perceber a priori aquilo que vão, depois, ver quando percorrerem a ilha.

Este Centro alberga o espólio do naturalista Dalberto Pombo, pioneiro no estudo da diversidade geológica e biológica da ilha, e tem como principal objetivo promover o conhecimento do património natural, de uma forma dinâmica e interativa, com carácter educativo e científico.

No Centro, o visitante tem a oportunidade de estabelecer contato direto com animais reconstituídos, como borboletas e escaravelhos dos Açores e do mundo, aves migratórias com rotas pela ilha, e conhecer a viagem da tartaruga-boba.

Para dar a conhecer os fósseis marinhos, de importância internacional e únicos no contexto açoriano, foi criada uma nova ala no Centro, a Casa dos Fósseis.

Casa dos Fósseis proporciona uma viagem em 3D pela formação geológica da ilha, do passado ao presente, focando a importância da sua riqueza paleontológica no contexto internacional. Os visitantes poderão ainda conhecer alguns investigadores de prestígio mundial com destaque nas áreas da geologia, paleontologia, biogeografia e estratigrafia.

O jogo interativo disponível nesta ala permite aos visitantes a experiência de serem paleontólogos. As abobrinhas vão adorar!

Cooperativa de Artesanato de Santa Maria

cooperativa-artesanato

A tecelagem é uma das primeiras e mais antigas indústrias tradicionais do arquipélago. A arte do tear, tanto em lã como em linho ou algodão, é minuciosa, morosa e exigente, mas as belas colchas, mantas, trajes regionais, cobertores ou napperons com desenhos geométricos são típica decoração tradicional e espelham toda a mestria e arte das tecedeiras açorianas.

Foi na ilha de Santa Maria que as mantas de retalhos deram corpo ao caráter rural e popular da tecelagem, e pode saber mais sobre esta arte, e apreciar o processo ao vivo, na Cooperativa de Artesanato de Santa Maria.

Com sorte, pode apanhar as teceleiras a preparar também… biscoitos, provando assim uma iguaria saborosa e igualmente típica. O 2 em 1 perfeito!

Capela de Nossa Senhora dos Anjos

ermida-anjos

Apesar de ser uma ilha pequena, existem mais de 30 igrejas ou ermidas em Santa Maria. No entanto, tendo que escolher uma, ficamo-nos pela Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Esta Capela, exemplar de arquitatura religiosa, é considerada a mais antiga da ilha e do arquipélago açoriano. Aqui rezou Cristóvão Colombo na viagem de retorno da América, e, por isso, podemos também encontrar uma estátua em homenagem ao navegador. No interior existe um painel de azulejos e um altar tríptico, que terão pertencido a Gonçalo Velho Cabral, povoador da Ilha de Santa Maria.

Museu de Santa Maria

museu-santa-maria

O Museu de Santa Maria é um museu de costumes antigos e rústicos, e guarda peças de etnografia, com especial enfoque nas de cerâmica de produção local, utilizadas nas lojas e cozinhas das casas, e nas atividades agrícolas, mas tem também peças nas ilhas vizinhas, Portugal Continental e alguns países europeus. As coleções remontam aos séculos XIX e XX; podem por isso ver peças muito antigas em excelente estado e perceber como se vivia em Santa Maria!

Na exposição permanente “O Barro, a Cerâmica e a Vida Quotidiana” podem saber tudo sobre as atividades económicas da ilha, como a agricultura e a tecelagem, percebendo melhor como se desenrola a vida quotidiana da população da ilha.

Natureza:

Barreiro da Faneca

barreiro-faneca

Nos Açores podemos encontrar tudo. Até um “Deserto Vermelho”. Esta paisagem diferente e surpreendente é, na verdade, uma paisagem semidesértica árida e argilosa de cor avermelhada, classificada como Área de Paisagem Protegida. Imperdível!

Pico Alto

pico-alto-santa-maria

É o ponto mais alto de Santa Maria. Do cimo deste pico, e se tiverem sorte com a meteorologia, é possível ter uma vista panorâmica sobre toda a ilha. Deslumbrante!

Baía de São Lourenço

baia_sao_lourenco

Em forma de anfiteatro, rodeada com vinhas cultivadas em socalcos que transformam a paisagem, e com praia e piscinas naturais muito concorridas na época balnear, a Baía de São Lourenço oferece uma vista impactante e lindíssima sobre o Oceano Atlântico. É fácil perceber pela observação as dinâmicas tranquilas e silenciosas da ilha, e perceber como se constrói o dia-a-dia da povoação.

No extremo sul situa-se o Ilhéu do Romeiro, embelezado por uma curiosa gruta com estalactites e estalagmites, acessível de barco e com cais interior natural onde se pode admirar o único mamífero endémico dos Açores: o morcego Nyctalus azoreum.

Baía da Maia

Fotografia: http://www.exploresantamaria.eu

A Baía da Maia encontra-se ladeada de falésias que a protegem do vento e por encostas preenchidas por plantações de vinha, protegidas por “quartéis” em pedra basáltica. É dominada, no alto de uma escarpa em uma das suas extremidades, pelo farol de Gonçalo Velho. Das plantações de vinha, jazem tradições familiares de cultivo: as uvas eram transportadas pela encosta até à baía e posteriormente até ao centro de Santo Espírito.

Na extremidade Este desta área localiza-se uma das maiores quedas de água do país – a Cascata do Aveiro.

Miradouros: Pedra Rija e Ponta do Castelo

miradouro-pedra-rija
Fotografia: Guia da Cidade

No Miradouro da Pedra Rija a vista estende-se por montes e vales profundos, sempre cobertos do tão característico verde Açoriano, pleno de campos de pasto e cultivo,  já no Miradouro da Ponta do Castelo podem ficar deslumbrados pela beleza incrível do Oceano Atlântico.

Praia Formosa

praia-formosa-santa-maria

Uma das praias mais concorridas no Verão, até porque é nela que se realiza o festival Maré de Agosto. Esta estância balnear é curiosa também por ser das poucas com areia branca nos Açores. A água é morna e por isso muito convidativa!

Para a sua defesa, e junto à ribeira que nela deságua, foi erguido no século XV o Forte de São João Baptista da Praia Formosa, também denominado como Castelo da Praia, possívelmente o mais antigo do arquipélago.

Cascata do Aveiro

Cascata-do-Aveiro
Fotografia: http://www.exploresantamaria.eu/

Conseguem chegar a esta cascata utiizando o carro, percorrendo toda a localidade de Maia até ao final, ou fazendo um dos trilhos pedestres que percorrem a ilha de Santa Maria. É um local de beleza impressionante, e o mar está a dois passos. Respira-se paz e sossego, podem fazer um picnic e passar excelentes momentos em família e entre amigos.

Ribeira do Maloás

ribeira_maloas

O acesso não é muito fácil, principalmente por estar pouco sinalizado, mas garantimos que o esforço vale a pena. Sugerimos que percorram os trilhos pedestres assinalados, já que facilita a chegada à Ribeira do Maloás, e também a outros pontos de beleza ímpar e pura no seu estado mais selvagem: aqui, a parede parece esculpida pelo homem mas é resultante do contacto do mar com uma escoada lávica. A queda de água é impressionante.

Tudo sobre férias em família

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Aventura, natureza, paz, cultura, descoberta e renovação: nos Açores há tudo!

Roteiro com dicas imperdíveis para conhecer uma Ilha que vai superar todas as suas expectativas.

Fomos descobrir esta ilha maravilhosa do arquipélago dos Açores e ficámos encantados!

Conheça a segunda maior ilha dos Açores!

Conheça o nosso roteiro para se deslumbrar e divertir na "Ilha Azul".

Conhecida como "a Ilha das Fajãs", tem muito mais a oferecer!

Mergulhe à descoberta da Graciosa, nos Açores.

Da natureza à cultura, listámos aquilo que não deve mesmo perder nestas duas ilhas açoreanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *