O que visitar na Ilha de São Miguel com crianças (e uma promoção especial!) - Pumpkin.pt

Patrocinado por

O que visitar na Ilha de São Miguel com crianças (e uma promoção especial!)

o que fazer e visitar em são miguel com crianças

Preparámos um roteiro com dicas imperdíveis para conhecer uma Ilha que vai superar todas as suas expectativas e partilhamos uma promoção para os miúdos!

São Miguel é a maior ilha do Arquipélago dos Açores e, talvez por isso, a escolha mais óbvia quando pensamos em visitar este maravilhoso arquipélago: descubram o que visitar e fazer em São Miguel com crianças!

Não se arrependerão: um misto de cultura efervescente e tradição passada, paisagens naturais de arrebatar e intensa vida urbana, São Miguel oferece à vossa família muitos programas interessantes e divertidos que as abobrinhas vão adorar.

A cereja em cima do bolo (ou o ananás em cima da queijada da vila) é a promoção especial da TAP Air Portugal!

Se comprarem os vossos bilhetes de 14 a 27 de março, para voos entre os dias 14 de março até 30 de junho (último regresso)*, a tarifa das crianças é grátis!

Esta promoção é válida para voos diretos, operados pela TAP, entre:

  • Lisboa/Porto** e Ponta Delgada/Terceira;
  • Lisboa/Porto** e Funchal/Porto Santo.

*excepto para viagens entre 1 e 17 de abril.

**as viagens com partida do Porto podem fazer escala em Lisboa.

Espreitem todas as condições para umas férias em família de sonho, nos nossos arquipélagos:

  • Promoção aplicável apenas para viagens de ida e volta.
  • Partida disponível desde as Ilhas ou o Continente.
  • 1 bebé (até 23 meses) e 1 criança (de 24 meses até 11 anos) usufruem de tarifa grátis, por adulto pagante.
  • As taxas aeroportuárias aplicam-se a crianças.
  • Esta campanha não acumula com outras promoções.

Preparados para conhecer São Miguel?

Património e Museus em São Miguel

ExpoLab – Centro Ciência Viva

No ExpoLab – Centro Ciência Viva entramos num mundo virtual diferente.

Imaginem que estão num local onde é possível explorar vários temas e encontrar resposta para as várias questões que vão surgindo, desde a biologia à física.

Neste local podem conhecer novas aplicações de tecnologia e realizar experiências em laboratórios verdadeiros.

O complexo é constituído por três laboratórios, duas salas de exposições, uma sala de módulos interativos e vários espaços polivalentes.

As crianças vão adorar!

Morada: Avenida da Ciência – Beta, nº8, Rosário, 9560-421 Lagoa.

Moinho do Parque da Ribeira dos Caldeirões

Este moinho de água representa uma época em que a moagem dos cereais para fazer o pão se revestia de grande importância em todo o concelho de Nordeste, havendo registos de terem existido várias dezenas, construídos ao longo das ribeiras com maior caudal.

Podem visitar o moinho e ver como funcionava através dos painéis informativos que estão disponíveis no interior.

Ainda é visível a levada que conduz a água até ao moinho e os engenhos de moagem no seu interior.

Dentro do parque, para jusante da ribeira, podem ser visitados outros moinhos com informação interpretativa do parque. Aliás, o Parque da Ribeira dos Caldeirões é dos locais mais procurados no Nordeste pela sumptuosa cascata e pelo extenso jardim, que merecem muito uma visita demorada.

Morada: Parque da Ribeira dos Caldeirões, Estrada Regional, Achada.

Casa João de Melo

Esta casa pertenceu aos pais do escritor João de Melo e foi adaptada para funcionar como um espaço dedicado à atividade cultural. Aqui encontram-se conteúdos de divulgação histórica e etnográfica do concelho e da freguesia da Achadinha, com destaque para as casas e cozinhas tradicionais.

Tem uma agradável sala de leitura, complementada com um pequeno espaço expositivo, onde se encontra a coleção bibliográfica doada por João de Melo e todas as obras publicadas pelo escritor.

Podem ainda encontrar informação sobre a vida e a obra de João de Melo, bem como um espaço internet, uma sala de exposições e uma sala de trabalho de um artesão local.

Morada: Rua Direita, n.º98, Achadinha.

Natureza e Jardins em São Miguel

Furnas de São Miguel

Basta uma pesquisa rápida para perceber que as Furnas de São Miguel são conhecidas mundialmente. Na imprensa estrangeira faz-se menção ao tradicional mas ainda assim não menos pitoresco uso do calor vulcânico para cozinhar, mas as termas e a beleza das paisagens não ficam esquecidas nas palavras, que, em inglês, espanhol, italiano ou qualquer outra língua, apresentam mais um tesouro de Portugal ao mundo.

Se estão a planear uma visita a São Miguel, não podem deixar de colocar as Furnas no topo da sua lista de locais a conhecer.

Descubram tintim por tintim o que fazer nas Furnas de São Miguel: desde provar o famoso Cozido a onde tomar banho nestas águas quentes de cheiro característico.

Lagoa das Sete Cidades

O mais emblemático postal do arquipélago açoreano, a Lagoa das Sete Cidades está rodeada de verde, numa vista de perder a respiração, e é sem dúvida o exemplo maior da beleza das nossas ilhas no Atlântico.

Este é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul) que aqui promovem um cenário de beleza extrema e indescritível.

Recomendamos que, antes de partir à descoberta, visitem a Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades, onde poderão obter diversas informações sobre as áreas protegidas que constituem o Parque Natural de São Miguel, incluindo trilhos pedestres, geologia, flora, fauna, recursos hídricos, património classificado, entre outros.

Aproveitem o passeio para contar às abobrinhas a Lenda da Lagoa das Sete Cidades, representada no livro Açores, Lendas e Outras Histórias, de Ângela Furtado-Brum.

“Os reis desta terra encantada tinham uma filha que não gostava de se sentir presa entre as muralhas do castelo e saía todos os dias para os campos.

Durante um dos seus passeios pelos campos conheceu um pastor, filho de gente simples do campo, que vinha do trabalho com os seus rebanhos. Conversaram quase toda a tarde sobre as coisas da vida, e viram que gostavam das mesmas coisas. Dessa conversa demorada veio a nascer o amor e passaram a encontrar-se todos os dias, jurando amores eternos.

No entanto a princesa já com o destino traçado pelos seus pais, tinha o casamento marcado com um príncipe de um reino vizinho. E quando o seu pai soube desses encontros com o pastor, tratou de os proibir, concedendo-lhe no entanto um encontro derradeiro para a despedida.

Quando os dois apaixonados se encontraram pela última vez, choraram tanto que junto aos seus pés aos poucos foram crescendo duas lagoas. Uma das lagoas, com águas de cor azul, nasceu das lágrimas derramadas pelos olhos também azuis da princesa. A outras, de cor verde, nasceu das lágrimas derramadas dos olhos também verdes do pastor.

Para o futuro ficou, reza a lenda, que se os dois apaixonados não puderam viver juntos para sempre, pelo menos as lagoas nascidas das suas lágrimas ficaram juntas para sempre, jamais se separaram”.

Lagoa do Fogo

A descida à Lagoa do Fogo é um passeio imperdível para todos os apaixonados pela natureza, pela descoberta e por viagens.

O percurso é relativamente fácil e rápido, mas proporciona vistas lindíssimas a cada passo, e o espanto e encanto fazem eco no silêncio com que se é recebido na Lagoa do Fogo – um local isolado, selvagem e primitivo,  protegido da presença humana em massa.

Se preferem contemplar desde as alturas, nada melhor do que ir até ao Miradouro do Pico da Barrosa, a a 947 metros de altitude da altura do mar. Daqui, a Lagoa do Fogo parecerá muito pequena (ainda assim, deslumbrante, integrada numa vista panorâmica incrível), e as nuvens parecerão muito próximas. Tentem tocá-las!

A Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa da ilha e foi eleita uma das sete maravilhas de Portugal na categoria de praia selvagem. 

Miradouro da Grota do Inferno

É por muitos considerado o miradouro mais bonito de São Miguel e conseguimos entender porquê. 

Neste local único e de beleza inexplicável, a 730 metros de altitude, é possível ver a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a Lagoa do Canário, a Serra Devassa e as pequenas habitações de Sete Cidades.

O mar casa com as montanhas e as lagoas num cenário de filme – mas real.

O Miradouro da Grota do Inferno encontra-se no Parque Florestal da Mata do Canário e é um dos segredos mais bem escondidos dos Açores.

O passeio é lindo e o impacto final vale muito a pena. Desfrutem da natureza e da paz que aqui se sente.

Poça da Dona Beija

Também conhecida como “Poça da Juventude”, “Água do Poço”, ou “Poça do Paraíso”, a Poça da Dona Beija é uma Piscina Termal num cenário natural de ímpar beleza e encanto.

Aqui encontram 5 diferentes áreas termais onde podem ir a banhos em família.

Ribeira: Zona de lazer com quase um metro de profundidade, regulada por uma comporta amovível que proporciona uma mistura de água termal com água da ribeira que chega a atingir os 28°C. Este espaço dá resposta aos visitantes mais calorentos que procuram um banho ameno.

Serena: Zona termal de baixa profundidade, ideal para crianças, com duas entradas de água em cascata. As entradas de água estão posicionadas sobre estruturas em pedra que permitem ao visitante desfrutar sentado de uma massagem termal dentro de água.

Mística: Esta área termal possui um espaço por detrás de uma cortina de água onde os visitantes poderão experimentar uma sauna ao ar livre. Se preferirem, podem optar por desfrutar de uma massagem suave, bastando para isso inclinar-se um pouco para fora. O som do vento a brincar com a água termal, que cai formando a suave cortina, enche este espaço de uma musicalidade especial.

Convívio Thermae: Espaço criado de forma a propiciar o convívio entre amigos e familiares. Permite a escolha de duas profundidades diferentes (30 ou 60 cm) para relaxar confortavelmente nas águas termais férreas. Esta particularidade torna esta zona de lazer um recanto acolhedor para todos, desde miúdos a graúdos. A localização num nível mais elevado da Poça permite uma visão panorâmica sobre a ribeira.

Meditação: Área termal da Poça com maior profundidade, possui duas entradas de água sob a forma de cascata com elevado caudal que permitem uma massagem natural revigorante devido à pressão de água e à gravidade.

Água quentinha e descanso… querem melhor?

Monumento Natural da Caldeira Velha

A Caldeira Velha é uma cascata de água quente férrea, que desagua numa piscina natural onde se pode tomar banho.

Localizada na encosta da Serra de Água de Pau, na Ribeira Grande, e ladeada de fumarolas – sempre a recordar-nos as manifestações vulcânicas da ilha! – a Caldeira Velha é um cenário idílico que podem desfrutar em família.

Não deixem de passar também pelo Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, vocacionado para a promoção do património natural da área.

Concentrado num espaço envolvido por uma paisagem natural, o edifício destaca-se como um “objeto colocado na paisagem” que se adapta à vegetação e pedras existentes, conferindo-lhe uma imagem orgânica, mas coerente com o lugar.

A exposição vai conduzir-vos numa viagem pela origem vulcânica das ilhas, com destaque para a formação do Vulcão do Fogo.

Ferraria

Localizada no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel, nos Ginetes, a Ponta da Ferraria é um local de paragem obrigatória para quem visita a região.

Assim como toda a ilha tem origem em fenómenos geológicos vulcânicos, também as nascentes de águas termais, que contribuíram para a construção de termas e espaços para banhos no mar, transformaram a Ponta da Ferraria numa ótima opção para quem gosta de relaxar e descansar. As piscinas naturais de água quente chegam até uma temperatura acima dos 30º graus!

Ainda para mais, as qualidades terapêuticas das águas termais da Ferraria levaram a que esta se tornasse um local quase de culto, e podem aproveitar para fazer vários tratamentos.

Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel

No Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel a preocupação principal é apenas uma: a da conservação da natureza. Estes profissionais apaixonados promovem o resgate de aves selvagens feridas, debilitadas ou em estado de risco, e trabalham para a sua adequada reabilitação, tendo como objetivo final a devolução das aves tratadas ao seu habitat natural.

Ao mesmo tempo que salvam os animais, os técnicos do Centro de Reabilitação trabalham diretamente com a população, nomeadamente as abobrinhas, para divulgar o trabalho desenvolvido e contribuir para a sensibilização ambiental.

Levem os vossos filhos a descobrir mais sobre estas aves e quem sabe poderão até ajudar a tratar de alguma! 

Morada: Quinta de São Gonçalo, 9500-343 Ponta Delgada.

Na Hora da Diversão em São Miguel

Centro de Interpretação da Cultura do Ananás

Na “capital do ananás dos Açores” podemos aprender tudo sobre esta deliciosa fruta!

No Centro de Interpretação da Cultura do Ananás conta-se, com muito sumo, a história da cultura do ananás. Assim, de forma atrativa e divertida, toda a família vai descobrir como é que se produz, de facto, o “melhor ananás do mundo”.

Descubram as fases do ciclo produtivo do ananás, saibam mais sobre o tecido empresarial que caracterizou a sua economia, e conheçam as personalidades históricas e da gastronomia açoreana.

Morada: Rua Direita 124, Fajã de Baixo, 9500-448 Ponta Delgada.

Plantação de Ananás dos Açores

Depois da teoria, a prática!

Embarquem numa viagem pela tradição centenária do Ananás dos Açores! Com mais de 150 anos de história, o Ananás dos Açores é um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido exclusivamente na Ilha de São Miguel.

Na Plantação de Ananás dos Açores, um delicioso recanto localizado a poucos minutos do centro de Ponta Delgada, os visitantes são levados a embarcar numa viagem pela história e cultura da produção centenária do ananás dos Açores: podem visitar as estufas de ananases e provar os melhores produtos regionais e inúmeras iguarias confeccionadas tendo como principal ingrediente o fruto-rei.

A visita às estufas é gratuita e feita de forma autónoma, através de um circuito com placas informativas e QRCodes.

Morada: R. das Laranjeiras, 9500-317 Ponta Delgada.

Praias em São Miguel

As praias vulcânicas de São Miguel possuem, na sua maioria, um areal com coloração escura, e são verdadeiros paraísos naturais que vale a pena visitar.

Reunimos uma lista das nossas favoritas:

  • Praia dos Mosteiros (Mosteiros)
  • Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande)
  • Praia do Fogo (Ribeira Grande)
  • Praia dos Moinhos (Ribeira Grande)
  • Praia do Lombo Gordo (Nordeste)
  • Praia das Milícias (Ponta Delgada)
  • Praia do Pópulo (Ponta Delgada)
  • Praia de São Roque (Ponta Delgada)
  • Praia da Vinha D’Areia (Vila Franca do Campo)
  • Praia de Água D´Alto (Vila Franca do Campo)
  • Praia da Amora (Vila Franca do Campo)
  • Praia da Caloura (Lagoa)

Piscinas em São Miguel

As Piscinas Naturais da Lagoa são uma zona balnear de referência na Ilha de S. Miguel. Situado na freguesia do Rosário, este complexo oferece inúmeras hipóteses para quem gosta do mar. Possui piscinas naturais, uma piscina artificial semiolímpica, piscinas para crianças e excelentes infraestruturas de apoio com bar, esplanada, vestiários, sanitários e parque de estacionamento. No bar da piscina, é possível saborear de alguns petiscos, refeições ligeiras e/ou gelados.

Já o Complexo de Piscinas Municipais das Poças está localizado na cidade da Ribeira Grande, na freguesia de Matriz, virado a norte e banhado pelo oceano Atlântico. É uma zona balnear mista pois para além das três piscinas possui ainda uma zona de praia com areia natural.

A piscina maior tem 25 metros de comprimento, 20 de largura e uma profundidade que varia entre os 1,2 e 2 metros. Para além desta, existe uma de saltos, uma para crianças e outra para bebés (a única com água doce).

Por sua vez, a Piscina Natural da Boca de Ribeira situa-se muito próximo da vila do Nordeste. Com as suas águas límpidas e com um espaço bem recuperado, é seguramente uma boa opção para bons mergulhos.

Ponta Delgada

Ponta Delgada é a capital da Região Autónoma dos Açores e também a cidade mais moderna e cosmopolita do Arquipélago, cheia de atividades para se divertirem em família – algumas das que aqui sugerimos pode encontrá-las precisamente nesta cidade.

Mas se a quiserem conhecer ao pormenor, consultem o nosso roteiro e saibam o que fazer em Ponta Delgada com crianças. Visitem o Parque Terra Nostra, a Oficina Museu das Capelas, façam observação de baleias, andem na Lagarta e… divirtam-se!

Ribeira Grande

No Norte de São Miguel, a bonita cidade da Ribeira Grande também merece uma visita.

Aqui, sugerimos que passeiem sem rumo pelas ruas, apreciando as fachadas dos edifícios, das igrejas e a mítica Ponte dos 8 Arcos.

Imperdível é a visita à Fábrica de Chá Gorreana, a mais antiga, e atualmente única, plantação de chá da Europa.

Visitada anualmente por milhares de pessoas, a Gorreana é reconhecida como paragem obrigatória na visita à ilha de São Miguel. Os visitantes poderão visitar livremente as plantações, bem como assistir a todo o processo do chá, desde a apanha ao seu empacotamento.

As principais máquinas onde todo o chá Gorreana é produzido são de origem britânica, datadas do século XIX, fator que tem atraído vários visitantes à fábrica.

Tendo tempo, passem também pelo Museu da Emigração Açoriana e pela à Fábrica de Licores Mulher de Capote.

Roteiro de arte urbana

Graças à iniciativa “Circuito de Arte Pública”, no âmbito do festival Walk&Talk, as ruas de São Miguel foram transformadas num palco de arte urbana. Desde 2011, são muitos os artistas que deixaram a sua marca e deram nova vida a uma parede da ilha com intervenções fantásticas.

Preparámos um roteiro de arte urbana para não perderem os 20 graffitis mais originais e bonitos dos Açores.

Agarrem os mapas e partam à descoberta de São Miguel de uma forma diferente e curiosa!

Whalewatching

Não sabemos quem vai gostar mais, se as abobrinhas se os pais!

É inevitável, indispensável e único: visitar os Açores e não fazer observação de baleias é como ir a Roma e não ver o Papa! São várias as empresas que disponibilizam tours, proporcionando assim uma experiência inesquecível aos muitos e ávidos apreciadores desta espécie.

Aconselhamos que façam uma pesquisa sobre as empresas, de forma a garantir que estes passeios promovem o respeito pelo ambiente marítimo. Algumas das mais bem avaliadas, e certificadas como responsáveis, são as seguintes:

Restaurantes em São Miguel

Restaurantes para todas as carteiras e para todos os gostos, por toda a Ilha. O difícil vai ser escolher…

Ponta Delgada:

Rabo de Peixe:

Lagoa:

Furnas:

Ansiosos por conhecer São Miguel?

Até 27 de março, para voos entre os dias 14 de março até 30 de junho (último regresso)*, a tarifa das crianças é grátis!

Esta promoção é válida para voos diretos, operados pela TAP, entre:

  • Lisboa/Porto** e Ponta Delgada/Terceira;
  • Lisboa/Porto** e Funchal/Porto Santo.

*excepto para viagens entre 1 e 17 de abril.

**as viagens com partida do Porto podem fazer escala em Lisboa.

Saiba tudo para Férias nos Açores com crianças

2 comentários em “O que visitar na Ilha de São Miguel com crianças (e uma promoção especial!)

  1. Anhelina Bykova Maio 24, 2019

    Boa tarde!
    Em Ponta Delgada será bom visitar com as crianças Parque Século XXI ou Parque Urbano (junto Quinta Dos Açores). Na Povoação também é muito aconselhável o Parque da cidade. De um modo geral parques nos Açores são muito agradáveis para uma visita em família.

    1. Mariana Junho 14, 2019

      Muito obrigada pela sugestão! 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<