Fomos descobrir esta Ilha maravilhosa do arquipélago dos Açores e ficámos encantados. Descubram também em família!
Com uma natureza esplendida e um património incomparável, a Ilha Terceira é um ponto de visita obrigatório. E para que não vos escape nada durante a vossa visita em família, a Pumpkin partilha o que de melhor este paraíso no Atlântico tem para oferecer.
Da natureza à gastronomia, saibam o que fazer e o que visitar na Ilha Terceira com crianças.
Preparados para descobrir o que fazer e o que visitar na Ilha Terceira com crianças?
Património e Museus na Ilha Terceira
Angra do Heroísmo
O Centro histórico de Angra do Heroísmo, cidade mais importante da Ilha, foi reconhecido pela UNESCO em 1983 como Património Mundial da Humanidade. Vale mesmo a pena o passeio pelas ruas desta encantadora cidade.
Uma forma super gira de conhecerem a cidade é fazendo o Peddy-Paper Saber de Angra, uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo.
As propostas de itinerário que compõem este peddy-paper abrangem oito marcos de paragem representativos da história de Angra, a que correspondem outras tantas fichas de atividades a realizar em cada local, de modo a que, percorrendo ruas, praças e adros, crianças e jovens fiquem a conhecer o modo como a cidade se organizava.
Estão preparados? Estes são os documentos de apoio da atividade:
Observatório do Ambiente dos Açores/Centro de Ciência de Angra do Heroísmo
O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH) destina-se à divulgação de Ciência de um modo informal e lúdico, para todas as idades, provando que a Ciência está acessível a qualquer um e que faz parte do quotidiano de todos nós.
Apresenta diversos espaços: uma área de exposição interactiva; uma sala multimédia onde se realizam actividades temporárias, cursos, workshops, exibição de documentários; um centro de documentação e ainda um espaço de acesso gratuito à internet, para realização de cursos e demonstrações de informática.
O CCAH desenvolve uma série de actividades de divulgação de Ciência e Tecnologia (em espaços fechados e ao ar livre) que normalmente acontecem em parceria com outras entidades.
Morada: Estrada Gaspar Côrte-Real 9700-030 Angra do Heroísmo – Terceira.
Museu do Vinho dos Biscoitos
Fundado em 1990, na Casa Agrícola Francisco Maria Brum, este é um dos mais interessantes museus da ilha e do arquipélago.
Pertencente a uma família de produtores de vinho, possui uma adega que pode ser visitada, assim como o museu, e onde se conta a história do vinho e da família.
É possível acompanhar todo o processo de produção de vinho, desde o cultivo da videira até à maturação da vinha e à transformação desta em vinho ou nos seus subprodutos.
Este museu é igualmente sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, cujo objectivo é a divulgação e preservação da qualidade do verdelho, assim como dos vinhos produzidos nos Açores.
Onde: Canada do Caldeiro, 9760-051, Biscoitos.
Museu do Carnaval
Também conhecido como Museu Hélio Costa, em homenagem ao homem que escreveu grande parte das letras para as tradicionais danças e bailinhos, este Museu tem uma coleção exposta que retrata o Carnaval na Ilha Terceira.
Recorrendo a objetos, fotografias, vídeos e documentos, o Museu do Carnaval representa a história, a festa e a vida.
Onde: Rua Doutor Adriano Paim, 9760-314, Praia da Vitória.
Museu Vulcanoespeleológico
Um museu onde toda a família pode conhecer mais sobre a atividade vulcânica no Açores!
Neste espaço, onde estão representados materiais e estruturas diversas resultantes na génese vulcânica destas ilhas, é possível encontrar também a representação 3D em maqueta de 6 das 9 ilhas dos Açores, uma xiloteca, uma coleção sobre barros da Terceira, fósseis, um extenso conjunto de fotografias sobre paisagens das ilhas e a representação das áreas protegidas nos Açores.
Onde: Rua da Rocha 8, 9700-169, Angra do Heroísmo, Portugal.
Natureza e Jardins na Ilha Terceira
Miradouro da Serra do Cume
A paisagem do Miradouro da Serra do Cume vai deixar miúdos e graúdos de boca aberta.
Com uma vista soberba para a chamada Manta de Retalhos, no Miradouro da Serra do Cume podem ainda observar a baía da Praia da Vitória, a Planície das Lajes e a vasta área do interior da ilha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, esta elevação serviu de ponto de controlo militar, ocasião em que foi construído um complexo militar subterrâneo, hoje abandonado, chamado de “As Casamatas da Serra do Cume”.
Algar do Carvão
A vossa família gosta de pequenas aventuras? Então não podem deixar de visitar o Algar do Carvão – uma chaminé vulcânica classificada como Monumento Natural Regional, e que muitos consideram a gruta mais bonita de Portugal.
Povoado por uma enorme variedade de espécies vegetais, o Algar pode ser visitado durante todo o ano.
Gruta do Natal
Também conhecida por Galeria Negra ou Gruta do Cavalo, está situada no coração da ilha.
A gruta foi rebatizada como Gruta do Natal depois de lá ter sido celebrada uma missa de natal a 25 de Dezembro de 1969. Desde essa data a gruta está aberta ao público e já foi palco de várias missas de natal.
De todas as grutas existentes na ilha, esta é a que apresenta melhores condições para visitas turísticas. Recomenda-se que façam a visita em conjunto com a descida ao Algar do Carvão!
Monte Brasil
Situada na freguesia da Sé em Angra do Heroísmo, a península do Monte do Brasil nasceu após uma erupção de um vulcão submarino e que mais tarde se ligou à cidade de Angra do Heroísmo, classificada como Património Mundial pela UNESCO.
No Monte Brasil encontra-se a Fortaleza de São João Baptista, construída nos finais do séc. XVI e considerada uma das maiores construídas por Espanha em todo o mundo.
Aproveitem para fazer uma trilha na zona: a PRC04 TER tem uma extensão de 7,4km e é de dificuldade média, pelo que devem considerar se as abobrinhas estão capazes de fazer aproximadamente 2h30 de percurso a pé. No entanto, garantimos: vale muito a pena!
Furnas do Enxofre
Situadas no concelho da Praia da Vitória, as Furnas de Enxofre foram classificadas como Monumento Natural Regional.
Ao visitar as furnas, podem observar várias saídas de gases vulcânicos, vestígios da última erupção vulcânica, assim como todas as diferentes espécies naturais envolventes.
Optem por fazer o Circuito de Visitação das Furnas do Enxofre, desenhado com o objetivo de disciplinar a utilização deste monumento natural, permitindo, por um lado, o acesso em segurança de todos os que o pretendam visitar e, por outro, protegendo os respetivos habitat, mediante o uso de materiais rústicos e integrados nas características naturais de limitações aos trilhos das furnas.
O percurso pedonal resulta num circuito que passa pela zona das fumarolas e encosta norte, adaptado às veredas existentes e com acessos facilitados. O local encontra-se ainda dotado de um conjunto de painéis informativos que apoiam a interpretação dos elementos naturais presentes.
Jardim Duque da Terceira
Um agradável jardim para ótimos passeios em família.
Situado no Centro de Angra do Heroísmo, este parque urbano está repleto de espécies botânicas e tesouros históricos.
No topo, está o Alto da Memória, de onde se tem um panorama de excelência sobre a bela cidade de Angra do Heroísmo. De destacar igualmente no Jardim, para além da grande variedade de espécies botânicas, o “Filho Pródigo” (quatro painéis de azulejos datados de 1740) e o “Tanque do Preto” (um antigo tanque de rega), bem como o parque infantil, que faz as delicias das crianças.
Na Hora da Diversão na Ilha Terceira
Piscinas Naturais dos Biscoitos
Um local onde a diversão e a natureza se cruzam, estas piscinas situam-se a nordeste da ilha, na freguesia dos Biscoitos.
Enquadradas por rochas, fruto de antigas erupções vulcânicas, e banhadas pelo Oceano Atlântico, as Piscinas dos Biscoitos foram totalmente adaptadas para serem um fantástico local de lazer.
Zona Balnear da Silveira
Localizada próximo do centro histórico de Angra do Heroísmo, a Zona Balnear da Silveira está equipada com uma série de infra-estruturas que, em conjunto com a belíssima vista, a tornam num agradável local de lazer.
Os utilizadores que procuram este espaço, contam com duas zonas de solário, uma com acesso ao mar por escada (o cais) e a outra por rampa.
Prainha
Não acreditem se vos disserem que as praias da Ilha Terceira não têm areia!
Na verdade, a Prainha é a excepção: situada em Angra do Heroísmo, esta praia é a única da baía da cidade com areia.
Com a água limpa, bons acessos e com Bandeira Azul, a Prainha é um sítio muito procurado pelos habitantes locais e turistas.
Passeios de observação de baleias e golfinhos
Mesmo que já tenham a viagem preenchida com muitas atividades, têm de arranjar tempo para esta.
Graças à sua localização, no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago dos Açores encontra-se na rota de migração de muitas espécies de baleias e golfinhos, o que o torna um dos melhores locais do mundo para a atividade de observação.
Os miúdos vão delirar!
Operadoras certificadas na Ilha Terceira:
Queijo Vaquinha
A Fábrica de Queijos Vaquinha é sem dúvida um sítio a não perder. Os miúdos vão adorar aprender como se fabricam os queijos Vaquinha – o mais antigo queijo curado da ilha – os iogurtes e, sobretudo, os gelados!
Durante a visita os clientes são convidados a provar os produtos da fábrica e no final podem passar na loja e levar o vosso produto preferido.
Quinta do Galo
Aqui, todos são convidados para se divertirem entre os animais, natureza e agricultura.
A Quinta do Galo oferece um conjunto de atividades como visitas guiadas, passeios de charrete ou de pónei, jogos tradicionais, Parque Aventura e muito mais, para que tenham uma manhã ou uma tarde muito bem passada.
Onde: Fonte Faneca, 75, 9700-684, Angra do Heroísmo.
Restaurantes na Ilha Terceira
Conhecida pela sua natureza e magnífico património edificado, a Ilha Terceira também é um ótimo local para os amantes de gastronomia. A Alcatra, as Sopas de Espírito Santo, as Cornucópias, as Donas Amélias e as Caretas são alguns dos pratos típicos da região. Uma coisa podemos garantir: são de comer e chorar por mais.
Reunimos algumas sugestões de restaurantes para conhecerem quando visitarem a Terceira com as crianças:
- Taberna Roberto: o mais bem cotado restaurante na ilha.
- Ti Choa: gastronomia tradicional.
- Mercatto di Osteria: Itália nos Açores.
- Quinta dos Açores: comida de conforto.
- Birou Bar: para provar o bife de Alcatra.
Saiba tudo para Férias nos Açores com crianças
- Saltem para as ilhas: o que visitar nos Açores?
- Dicas imperdíveis para visitar na Ilha de São Miguel com crianças
- Um guia com os nossos locais favoritos para visitar em Ponta Delgada com crianças
- Férias em Família: o que fazer na Ilha Terceira com crianças
- Não deixem de saber o que visitar na Madeira e Porto Santo com crianças
- Férias em Família: as melhores dicas e sugestões
- Férias com crianças em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
O que visitar nos Açores com crianças
Aventura, natureza, paz, cultura, descoberta e renovação: nos Açores há tudo! Descubram que visitar nos Açores com crianças!
Este artigo foi útil para si?