Família > Passear > Passeios

Flores e Corvo: guia imperdível para conhecer as duas ilhas

faja-grande

Da natureza à cultura, listámos aquilo que não deve mesmo perder nestas duas ilhas açoreanas.

A Ilha das Flores é a ilha mais ocidental da Europa e também considerada uma das mais bonitas, e românticas, do Arquipélago dos Açores. Logo ali ao lado, à distância de 75 minutos de barco, está a mais pequena de todas elas – o Corvo. Conheça as nossas escolhas para descobrir os segredos mais bem guardados destas ilhas tão bonitas.

Natureza.

Poço do Bacalhau.

poço do bacalhau

Queda de água fantástica a uma altura impressionante. Este é sem dúvida um local de visita obrigatória na ilha das Flores. É de fácil acesso – durante o percurso podem contemplar 3 antigos moinhos de água – e muito bem sinalizada. Numa tarde quente de Verão, podem refrescar-se no pequeno poço.

Poço da Alagoinha.

poço-alagoinha

Mais uma magnífica queda de água para contemplar em admiração. Este poço é formado pela água de várias cascatas. Não é possível mergulhar, mas não faz mal – a vista compensa. Para lá chegar, há um trilho de 800 metros, a subir, que o levará a este autêntico paraíso.

Piscinas Naturais de Santa Cruz das Flores.

piscinas-flores

As piscinas naturais de Santa Cruz das Flores são um conjunto de piscinas naturais nas quais é possível nadar na companhia de alguns peixinhos. São um dos locais mais importantes para uso balnear no concelho de Santa Cruz das Flores.

Praia da Fajã Grande.

Praia da Fajã Grande

O porto da Fajã Grande, antigamente uma das principais entradas na ilha, encontra-se hoje “reduzido” a uma zona balnear. As aspas justificam-se porque toda a zona que rodeia o porto, e a enorme praia de calhau rolado que se prolonga até à Ponta, são hoje uma das mais apreciadas estâncias de lazer da ilha, atraindo banhistas e surfistas de toda a ilha. A praia é linda

Cascata da Ribeira Grande.

cascata-ribeira-grande
http://www.ribeiragrande.pt

Mais uma cascata de fazer prender a respiração, mais uma zona balnear imperdível.

Caldeirão – Corvo.

corvo-caldeirao
http://www.corvovirtual.pt

A Lagoa do Caldeirão localiza-se no chamado Caldeirão do Corvo e é uma lagoa formada no interior da cratera do vulcão que deu origem à ilha. Toda a área está abrangida pela Zona de Protecção Especial da Costa e Caldeirão da Ilha do Corvo e é impressionante. No interior diz-se que estão desenhadas na paisagem as ilhas açorianas

Património e Museus.

Museu das Flores.

museu-flores

Um edifício moderno e atrativo que convida a uma visita: o museu é bastante recente, com muitos vídeos, fotografias e objetos que explicam a evolução de Santa Cruz das Flores, o papel dos franceses e muitos outros aspetos interessantes sobre a ilha.

Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão.

museu-baleia
http://aldeiadacuada.com

A caça à baleia na ilha das Flores durou até 1981 e este Museu é uma excelente lição de história e biologia, pois regressa a esses tempos dos baleeiros. Os vídeos/filmes são muito interessantes e pertinentes para perceber como era feita a caça da baleia e qual o trabalho realizado após a sua captura.

Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo.

centro-interpretaçao-corvo
http://www.visitazores.com/

Neste Centro encontra um museu com exposições temporárias sobre a ilha, e uma exposição da flora e fauna local, bem como uma maquete da ilha. Muito úteis são os folhetos explicativos sobre as espécies que poderá observar ao longo dos trilhos e da visita ao Caldeirão.

Lazer.

Passeios de barco.

viagem-corvo
http://viagemailhadocorvo.blogspot.pt/

A costa da Ilha das Flores é perfeita para um passeio de barco, já que é repleta de grutas, fendas, cavernas e cascatas. É também muito frequente o avistamento de espécies marinhas como golfinhos e baleias. Aproveite um 2 em 1 e façam a viagem entre a Ilha das Flores e o Corvo, um passeio lindíssimo que vale cada minuto.

Tudo sobre férias em família

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Aventura, natureza, paz, cultura, descoberta e renovação: nos Açores há tudo!

Roteiro com dicas imperdíveis para conhecer uma Ilha que vai superar todas as suas expectativas.

Conheça a Ilha do Sol!

Conheça a segunda maior ilha dos Açores!

Fomos descobrir esta ilha maravilhosa do arquipélago dos Açores e ficámos encantados!

Conhecida como "a Ilha das Fajãs", tem muito mais a oferecer!

Conheça o nosso roteiro para se deslumbrar e divertir na "Ilha Azul".

Mergulhe à descoberta da Graciosa, nos Açores.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *