Família > Passear > Passeios

Graciosa: A “Ilha Branca” com muita natureza para explorar

santa-cruz-graciosa

Mergulhe à descoberta da Graciosa, nos Açores.

A “Ilha Branca”, como lhe chamou Raul Brandão, é, na verdade, uma imensidão de verde e azul. Conheça as nossas escolhas, desde paisagens de perder a respiração a atividades culturais para melhor conhecer a região.

Natureza.

Farol Ponte da Barca e Ilhéu da Baleia.

ponte-barca

O Farol Ponte da Barca é a torre mais alta dos Açores, imponente nos seus 23 metros. É também na zona do Farol que podem ter uma vista privilegiada para o famoso Ilhéu da Baleia – parece mesmo, mesmo!, que uma linda e gigante baleia se aproxima da costa. Os miúdos vão ficar impressionados… e os papás também.

ilheu-baleia

Caldeira da Graciosa e Furna do Enxofre.

furnas do enxofre

Na Furna do Enxofre podem viver uma experiência incomum, neste lugar que se crava na nossa memória ao presenciarmos um fenómeno vulcânico: descendo por uma escadaria em caracol, chega-se a uma abóbada vulcânica, onde existe uma lagoa com 130 m de diâmetro e 100 m profundidade, com água sulfurosa. É aconselhável visitar entre as 11 e 14 horas, altura em que existe maior incidência da luz solar. Aproveitem para conhecer também o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre.

furna-enxofre-lagoa

Ilhéu da Praia.

ilheu-praia

O acesso é condicionado – o ser humano pode incomodar a variada e distinta fauna inquilina deste pequeno ilhéu – mas a vista desde a Vila da Praia já vale muito a pena! O Ilhéu da Praia é um excelente exemplo de um santuário para as aves marinhas do Oceano Atlântico.

Praia de São Mateus.

praia são mateus
https://www.guiadacidade.pt

A Praia de São Mateus é a única praia da Ilha Graciosa e só por isso já merece a visita! É muito procurada para banhos tanto pelos habitantes da Ilha, como pelos turistas. As águas são claras e límpidas e oferecem também boas condições para quem quer mergulhar! Se estão à procura de uma experiência diferente, neste recanto do Oceano Atlântico  vão encontrar exóticas paisagens submersas.

Esta praia dispõem de sanitários e duches, serviços de bar e vigilância, além de bons acessos, nomeadamente a pessoas com dificuldades motoras.

Monte da Nossa Senhora da Ajuda.

ermida-monte-senhora-ajuda

Esta elevação – 129 metros acima do mar – é um miradouro panorâmico natural que oferece uma vista lindíssima de toda a vila de Santa Cruz da Graciosa, mas também do interior da ilha. A encimar este monte existem três ermidas: a Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, que dá o nome ao Monte, a Ermida de São Salvador, e a Ermida de São João.

Património e Museus.

Museu da Graciosa.

museu-graciosa

O Museu da Graciosa está instalado no edifício do antigo granel, local antigamente utilizado para armazenar os cereais e o vinho produzidos na ilha. O seu acervo recria aspectos históricos, da etnografia e das manifestações culturais da ilha, particularmente aquelas mais ligadas diretamente à vida quotidiana do povo.

A arquitatura do Museu reproduz uma casa típica da ilha. O Museu tem ainda um jardim onde se encontram expostas diversas peças de artilharia oriundas das diversas fortificações que defenderam a ilha, dispostas em pontos estratégicos da costa, em sua maioria hoje desaparecidas.

Torre de São Francisco.

torre-sao-francisco
http://www.visitazores.com

Triste, só e abandonada? Mais ou menos! Esta Torre, muito curiosa por parecer deslocada de algum edifício circundante, pertencia à igreja de Nossa Senhora dos Anjos, que fez parte do antigo Convento Franciscano de Santa Cruz da Graciosa. Os frades Franciscanos, os originais donos do convento, abandonaram a ilha em 1834, na sequência das políticas liberais de Portugal, e em 1946 o edifício foi demolido. Ainda assim, a Torre permaneceu, como recordação.

Igreja da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.

igreja-misericordia-graciosa

Lembra-se do Padre António Vieira e do seu Sermão aos Peixes? Pode seguir-lhe agora os passos – é que o religioso pregou na Igreja da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, mandada construir em 1600, depois de ser largado no Porto da Barra após o naufrágio da sua embarcação.

Moinhos de vento.

moinhos_vento-graciosa
http://www.visitazores.com

As cúpulas vermelhas são de inspiração flamenga e há cerca de 20 moinhos que testemunham a abundante produção de cereais que ao longo dos tempos foram produzidos na Graciosa – e que valeram à ilha o título de “Celeiro dos Açores”.

Lazer.

Termas do Carapacho.

termas_carapacho
http://www.visitazores.com

Ideal para relaxar! Esta estância termal construída no século XIX está situada mesmo junto ao mar, e as suas águas sulfurosas quentes, entre os 36ºC e os 40ºC, são utilizadas para o tratamento de várias doenças, mas também para passar bons momentos em família é uma área muito procurada pelas suas piscinas naturais. A água apresenta o típico tom vulcânico escuro porque estas rochas formaram-se da solidificação da lava incandescente do mar.

Piscina Municipal.

piscina-municipal-graciosa

A Piscina Municipal da Graciosa é uma das zonas balneares mais frequentadas pelos graciosenses e pelos turistas. Com água vinda diretamente do mar e com um sistema de renovação de água constante, este é um espaço de que qualquer banhista poderá desfrutar, trazendo a sua família.  Com capacidade para 406 pessoas, possuí duches interiores e exteriores, bem como sanitários, para além de zona de solário e relvado.  O valor do bilhete de entrada é de 0,50€ e as crianças até aos 10 anos não pagam. 

Ecoteca.

Ecoteca-da-Graciosa
http://www.visitazores.com

A ecoteca promove e divulga uma série de atividades que vão desde o ecocinema, às sessões de formação ambiental. A Horta Pedagógica e jardinagem são atividades muito concorridas. O espaço disponibiliza acesso a uma biblioteca e a um laboratório.

Praça de Touros.

Praça de touros Graciosa

Uma Praça de Touros na cratera de um vulcão? Sim! É provavelmente a Praça de Touros mais “natural” do mundo. Aqui são organizadas Touradas de Praça, especialmente nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Tudo sobre férias em família

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Aventura, natureza, paz, cultura, descoberta e renovação: nos Açores há tudo!

Roteiro com dicas imperdíveis para conhecer uma Ilha que vai superar todas as suas expectativas.

Conheça a Ilha do Sol!

Conheça a segunda maior ilha dos Açores!

Fomos descobrir esta ilha maravilhosa do arquipélago dos Açores e ficámos encantados!

Conhecida como "a Ilha das Fajãs", tem muito mais a oferecer!

Conheça o nosso roteiro para se deslumbrar e divertir na "Ilha Azul".

Da natureza à cultura, listámos aquilo que não deve mesmo perder nestas duas ilhas açoreanas.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.