Família > Passear > Passeios

O que fazer no arquipélago da Madeira com crianças

O que fazer no arquipélago da Madeira com crianças

Dicas com com os melhores locais de natureza, cultura e lazer para curtir em família

Contamos tudo sobre o que fazer no arquipélago da Madeira com crianças

Uma imensidão de cores e vida, a Madeira é o local ideal para umas férias que revigoram e conjugam a felicidade de estar entre a natureza com o contacto colorido típico da cidade. Praia, campo, cultura e lazer: na casa de Cristiano Ronaldo, há mesmo de tudo.

Natureza

A Madeira é um jardim, já diz o Bailinho que todos conhecemos. Na Ilha, podem explorar o que de melhor a natureza nos oferece – em terra ou no mar, em contacto directo com os animais, ou por entre a vegetação mais selvagem.

Floresta Laurissilva – Levadas.

levadas-madeira
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt/

Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical que possui maior expressão nas terras altas da ilha da Madeira, onde se encontra a sua maior e mais bem conservada mancha, tendo sido considerada, em 1999, pela UNESCO como Património da Humanidade, ocupando aí uma área de cerca de 15.000 hectares.

Uma das melhores formas de ficar a conhecer esta fantástica herança ambiental é caminhando nas veredas e levadas que cruzam esta mancha verde e que permite um contacto direto com as espécies. Fazer caminhadas nas Levadas da Ilha da Madeira é mesmo uma das experiências mais emocionantes que poderão ter durante a viagem, mas é necessário algum cuidado na escolha do percurso.

Descubra os percursos pedestres oficialmente  recomendados pelo Governo Regional da Madeira. Existem normas de conduta e medidas a seguir para garantir a segurança do meio ambiente e a sua, pelo que recomendamos que as respeite para desfrutar de um passeio incrível.

Rota dos Cetáceos.

cetaceos

Sempre sonhou nadar com golfinhos? Na Madeira pode viver essa experiência única, através dos serviços oferecidos pela Rota dos Cetáceos – com respeito pelos animais, sem causar stress e ansiedade. Se não forem tão corajosos, podem fazer a Observação dos Cetáceos, e guardar para sempre na memória as imagens dos golfinhos e das baleias que povoam o Oceano, o seu habitat natural.

Parque de Santa Catarina.

parque-santa-catarina

Com uma belíssima vista sobre o Funchal e a sua baía, até à Ponta do Garajau, este Parque possui um grande relvado por onde se pode passear, observando as inúmeras espécies naturais provenientes de todos os cantos do Mundo.

Os visitantes têm ainda ao seu dispor um bar-esplanada, um parque infantil e uma ludoteca.

Jardim Botânico da Madeira.

Fotografia: Hannes Grobe

O Jardim Botânico da Madeira é o local ideal para os amantes da Natureza perderem algumas horas num passeio calmo, demorado e a explorar: mais de 2 500 plantas, oriundas de todos os continentes, coexistem em harmonia nestes jardins, tal como cerca de 300 aves exóticas e 200 espécies da região. Um dos mais belos jardins da Região, com maravilhosas paisagens sobre a cidade do Funchal, está localizado numa das mais bonitas quintas da cidade, a Quinta do Bom Sucesso. O Jardim Botânico tem também um Museu de História Natural e um teleférico que o liga à Freguesia do Monte.

Jardim Tropical Monte Palace.

jardins-monte-palace
Fotografia: Fundação Berardo

O Jardim Tropical Monte Palace é casa de uma abundante colecção de plantas exóticas, provenientes dos quatro cantos do mundo, e de amorosos cisnes e patos, que povoam a lagoa central, e de pavões e galinhas, que circulam livremente nas restantes áreas do Jardim.  Apesar de actualmente poderem ser admirados em Jardins espalhados por todo o mundo, os cisnes pretos são oriundos da Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia, e os cisnes bravos (brancos) são originários da Islândia e Escandinávia.

Nos Jardins Orientais há uma tentativa de recriar a história, cultura e modo de vida da China, ligada ao Budismo, com o seu respeito pela Natureza e os seus elementos simbólicos bastante demarcados. A decoração tem por base o estilo oriental e por isso, podem ver-se vários pagodes, esculturas budistas,  lagoas e cascatas, com ilhas e pontes ornamentais.

Miradouro de Eira do Serrado.

Miradouro-eira-serrado
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

Uma vista de cortar a respiração! O miradouro da Eira do Serrado, situado no interior montanhoso do concelho de Câmara de Lobos, no coração da ilha, ergue-se a uma altitude de 1095 metros. Oferece uma fantástica panorâmica sobre o vale onde assenta a freguesia do Curral das Freiras (também merece a visita!) e as grandiosas montanhas do maciço central que a rodeiam.

Piscinas Naturais de Porto Moniz.

piscinas-porto-moniz
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

As Piscinas Naturais do Porto Moniz são piscinas de água salgada compostas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. O espaço dispõe também de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes. Esta praia dispõe ainda de parque de estacionamento, vestiários e balneários com cacifos para guardar os bens pessoais, snack-bar aberto no verão, primeiros-socorros, e espreguiçadeiras com chapéu.

Quinta Pedagógica dos Prazeres.

Fotografia: Facebook da Quinta Pedagógica dos Prazeres

Na Quinta Pedagógica dos Prazeres poderão ficar a conhecer um mundo ligado à natureza da forma mais pura e direta possível: através do contato com os animais. É um espaço que as crianças vão adorar explorar e que permite um passeio de descoberta em família. Vão cruzar-se e conhecer várias espécies animais, e também da fauna e flora da Madeira.

Cultura

Parque Temático da Madeira.

parque-tematico-madeira

No Parque Temático da Madeira o visitante fará uma viagem que atravessa a fronteira da memória e da tradição, sobrevoa a natureza e termina onde a sua imaginação o levar. Aqui, há muito para aprender e conhecer! Pode e deve explorar os jardins, tirar fotografias junto das emblemáticas Casas de Santana e divertir-se nos quatro pavilhões multimédia que permitem conhecer a história da ilha da Madeira.

Museu da Baleia.

museu-baleia-madeira
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt/

Baleias e golfinhos em tamanho real, filmes em 3D, utensílios e documentos que contam as vivências passadas: o Museu da Baleia dá a conhecer aos visitantes, de forma rigorosa e inovadora, a história da baleação ocorrida na Madeira ao longo do século XX. Podem descobrir mais sobre a Caça da Baleia mas também sobre a sua preservação – verbos aparentemente contraditórios, mas que encaixam neste Museu.

Centro de Ciência Viva do Porto Moniz.

Centro de Ciência Viva de Porto Moniz - Jogos
Fonte de Imagem: Centro de Ciência Viva de Porto Moniz

O Centro de Ciência Viva do Porto Moniz é o local ideal para passar um dia de forma diferente e surpreendente, enquanto as crianças se divertem e ficam a saber mais sobre Ciência! Preparem-se para encontrar exposições com jogos interativos e outras ações de divulgação científica que vão encantar as abobrinhas.

Aquário do Porto Moniz.

aquario-madeira
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

O Aquário da Madeira é constituído por 12 tanques de exposição, nos quais se encontram representados os vários “habitats” do mundo marinho madeirense. O tanque mais imponente contém cerca de 500 00 litros de água salgada. O Aquário da Madeira, numa parceria com uma empresa local Turtle Diving Center, permite também a realização de mergulho para conhecer “in loco” a realidade que retratam nos seus tanques. Imperdível!

Mercado dos Lavradores.

mercado-lavradores
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

Quando queremos conhecer a realidade de um local, devemos mergulhar no seu dia-a-dia. No Mercado dos Lavradores, ambiente onde se misturam cores, sons, cheiros e gentes diversas, podem descobrir a rotina dos madeirenses, deliciar-se com fruta fresquinha, comprar o vosso almoço e viver uma experiência gastronómica e social inesquecível!

Madeira Story Centre.

Madeira Story Centre

O Madeira Story Centre é um espetacular museu interativo e o local ideal para iniciar a sua visita pela Ilha da Madeira, pois proporciona uma visão panorâmica sobre a História e a Cultura do Arquipélago. Cuidadosamente desenhado para proporcionar uma experiência única e fascinante, a História do Arquipélago é contada utilizando os 5 sentidos do visitante, através de quadros interactivos, cheiros, sons, imagens e desafios, que certamente captarão a sua atenção. Acabarão a visita de 45 minutos a sentir-se parte da Madeira e do seu passado, presente e futuro.

Museu do Brinquedo da Madeira.

museu-brinquedo-madeira
Fotografia: http://cultura.madeira-edu.pt/

Bonecas, soldadinhos, miniaturas automóveis e jogos, brinquedos antigos que encantaram as crianças dos finais do século XIX e brinquedos dos dias de hoje – no Museu do Brinquedo da Madeira podem encontrar mais de 20 mil peças oriundas de Inglaterra, França, Portugal e Alemanha.

Museu CR7.

museu-cr7

Cristiano Ronaldo é a maior bandeira viva da Madeira e o Museu que o honra é de visita obrigatória para fãs e não tão fãs de futebol! Quatro vezes o melhor marcador da Europa, as botas de ouro estão no Museu CR7 para a posteridade, tal como as quatro Bolas de Ouro, o maior troféu individual que um profissional de futebol pode receber. Podem ver todos os troféus ganhos por Cristiano nos clubes por onde passou, incluíndo as três UEFA Champions League, e com a timeline interativa podem viajar pela carreira de Cristiano, vendo os momentos mais importantes e os seus melhores golos. No fim da visita, com a realidade aumentada, podem tirar fotografias com o craque… ou quase! 😉

Praça do Mar – Estátua de Cristiano Ronaldo.

estátua-cr7
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

Se não ficar satisfeito com a fotografia tirada com o craque no Museu, experimente uma lado a lado com a enorme estátua em sua homenagem. O escultor Ricardo Veloza, também ele madeirense, é o artista responsável pela obra.

Lazer

Carreiros do Monte.

carreiros-monte
Foto: RTP

“Um dos mais fantásticos trajetos do mundo”, segundo a CNN, é também uma atracção turística ímpar e muito diferente. Os “Carreiros” são os homens vestidos de branco que conduzem o meio de transporte mais pitoresco da Ilha da Madeira: um cesto, onde as famílias podem sentar-se para desfrutar de um passeio único… e com alguma adrenalina!

Teleférico da Madeira.

teleférico-madeira

Do teleférico, pairando sobre a cidade em que os edifícios convivem de forma harmoniosa com os jardins e as hortas, desfrutem da vista sob o anfiteatro e a baía do Funchal, num cenário de azuis, verdes e laranjas. À medida que for subindo o ambiente evoluirá e a malha urbana será substituída por encostas verdejantes, montes e vales, numa viagem com a cidade e o mar em pano de fundo. O percurso termina no Monte, localidade com uma paisagem e envolvência românticas, onde podem ser visitados o Jardim Tropical Monte Palace, a Igreja da Nossa Senhora do Monte, o Fontenário de Nossa Senhora do Monte e o Parque Municipal do Monte. E para descer? Os Carreiros, lá está!

Praia de Porto Santo.

porto-santo-praia
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

Esta praia de 9 quilómetros, com um extenso e contínuo areal de areias finas e douradas, é imagem de marca da Ilha da Madeira e um dos seus ícones. Com as suas águas cristalinas e amornadas, de um azul-turquesa irreproduzível, esta praia torna-se num legado único no nosso país e raro no mundo, tendo sido eleita a melhor “praia de dunas” no âmbito do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Um refúgio imperdível para muito descanso e diversão.

Complexo Balnear Praia Formosa.

praias-madeira
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

A Praia Formosa é a maior praia pública da região e é constituído por quatro praias de areia e calhau rolado, conhecidas por Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. A sua segurança na época balnear é assegurada por uma equipa de nadadores-salvadores. Aqui encontram infraestruturas de apoio como estacionamento, balneários, WC, posto de socorro, um parque infantil, um polidesportivo, um campo de futebol, restaurantes e bares.

Complexo Balnear do Caniçal.

piscina-caniçal
Fotografia: http://www.visitmadeira.pt

O Complexo Balnear do Caniçal é uma pequena mas atrativa praia, que tem duas piscinas de água salgada, uma para adultos e outra para crianças, e duas escadas de acesso ao mar. Este complexo conta com um snack-bar com um terraço a partir de onde pode vislumbrar uma magnífica paisagem sobre o Atlântico, balneários, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. A entrada neste complexo é paga.

Aquaparque de Santa Cruz.

aquaparque-santacruz
Fotografia: http://parquesaquaticos.pt

Calor, água e diversão! O que mais podemos pedir para umas férias em família? No Aquaparque de Santa Cruz encontrarão várias piscinas lúdicas, três “water-slides”, quatro pistas rápidas, um rio rápido, um “black-hole”, um rio “hole”, um rio lento, uma piscina de lazer e uma aqualândia infantil.

Tudo sobre férias em família

Explore as sugestões da Pumpkin do que fazer nas férias em família, de Norte a Sul

Espreite nossas dicas para viajar em família sem stress

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.