O que visitar em Ponta Delgada com crianças - Pumpkin.pt

O que visitar em Ponta Delgada com crianças

O que visitar em Ponta Delgada com crianças

Descubram o que fazer e visitar em Ponta Delgada com crianças e conheçam a capital da ilha de São Miguel e da Região Autónoma dos Açores em família.

Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, é a capital da Região Autónoma dos Açores e também a cidade mais moderna e cosmopolita do Arquipélago, cheia de atividades para se divertirem em família. Preparámos um guia com os nossos locais favoritos e sugestões muito divertidas e interessantes para que a vossa estadia pelos Açores se torne inesquecível! Descubram o que fazer e o que visitar em Ponta Delgada com crianças.

Preparados para saber o que visitar em Ponta Delgada com as crianças?

Património e Museus em Ponta Delgada

Como diria o poeta, “Pequena Vila, a que agora é Grande, Rica, Forte e tão Afamada Cidade”.

Portas da Cidade e Centro Histórico de Ponta Delgada

Chegar a Ponta Delgada sem passar pelas muito conhecidas Portas da Cidade, que foram desde há muitos séculos a entrada da mesma e ainda hoje nos dão as boas vindas, é impossível.

Inicialmente, no século XVIII (1783) estavam localizadas no extinto cais. Mais tarde, em 1952, foram transferidas para a Praça Gonçalo Velho Cabral onde permanecem até à data. Formam, com a Igreja Matriz, um conjunto arquitetónico típico da cidade: o contraste do basalto com a cal branca das construções.

Podem partir das Portas para percorrer as pitorescas ruas de Ponta Delgada, passar pela Catedral e percorrer a Marginal. Toda a zona envolvente está repleta de comércio tradicional e lojas de souvenirs e lembranças dos Açores.

Mercado de Ponta Delgada

O Mercado da Graça é o local ideal para sentir as cores, os cheiros e os sabores de Ponta Delgada.

Foi construído em 1848 devido à necessidade que havia em afastar da Praça do Município todos os comerciantes agrícolas, já que até ao século XIX não havia locais próprios para venda de produtos agrícolas nem de gado. 

O espaço continua a oferecer uma grande variedade de produtos regionais frescos e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Morada: R. do Mercado 15, Ponta Delgada.

Forte de São Brás

Nos Açores não existem castelos, mas sim fortes e fortalezas, uma vez que os castelos são do período medieval, antes da descoberta das ilhas.

Na cidade de Ponta Delgada existiam vários fortes – o de São Pedro, o do Açougue e o de São Cristóvão – que desapareceram com os arranjos da orla marítima. O único sobrevivente é o forte militar de São Brás, o que só por si já exige uma visita. É neste espaço que podem atualmente conhecer também o Museu Militar dos Açores.

Junto ao Forte de São Brás, a poente, encontra-se esta bela peça de Teófilo Braga, investigador, escritor e Presidente da República, natural de São Miguel.

Morada: R. Eng. Abel Ferin Coutinho 10, 9500-768 Ponta Delgada.

Museu Carlos Machado

O Museu Carlos Machado, aberto ao público em 1880, tem como missão conservar, preservar e divulgar um vasto e riquíssimo património, alicerce e expressão da identidade de um povo de Ilha e de mar largo. 

Também conhecido como “Museu Açoreano”, por contar de forma transversal a história do arquipélago, tem tantas coleções que vos vai permitir mergulhar de cabeça na cultura dos Açores: da Arte ao Brinquedo, dos Trajes aos Instrumentos Musicais, dos Transportes à Fotografia e História Natural. Está dividido em três núcleos:

Núcleo de Santo André: O núcleo de Santo André está instalado no antigo Convento de Santo André, um dos mais belos exemplares de arquitetura conventual de Ponta Delgada. Além do circuito de Memória do Convento, neste núcleo encontra-se o circuito de História Natural.  

Núcleo de Arte Sacra: Este núcleo encontra-se instalado na antiga igreja do Colégio. Do acervo artístico, mantido na igreja desde o tempo dos Jesuítas, estão em exposição, na nave e sacristia, pinturas e esculturas dos séculos XVII e XVIII, com destaque para a Coroação da Virgem, de Vasco Pereira Lusitano, pintada em Sevilha no ano de 1604, e quadros que representam passos da vida de S. Francisco Xavier, atribuídos a Bento Coelho da Silveira.

Núcleo de Santa Bárbara: Atualmente, o antigo Recolhimento de Santa Bárbara, reabilitado pelo Governo dos Açores, assume funções museológicas, apresentando-se como um lugar de memória, habitado pela cultura.

Centro de Interpretação da Cultura do Ananás

Na “capital do ananás dos Açores” podemos aprender tudo sobre esta deliciosa fruta!

No Centro de Interpretação da Cultura do Ananás conta-se, com muito sumo, a história da cultura do ananás. Assim, de forma atrativa e divertida, toda a família vai descobrir como é que se produz, de facto, o “melhor ananás do mundo”.

Descubram as fases do ciclo produtivo do ananás, saibam mais sobre o tecido empresarial que caracterizou a sua economia, e conheçam as personalidades históricas e da gastronomia açoreana.

Morada: Rua Direita 124, Fajã de Baixo, 9500-448 Ponta Delgada.

Oficina Museu das Capelas

A Oficina-Museu das Capelas é um autêntico compêndio ilustrado em 3D onde podemos regressar ao passado mais ou menos longínquo, com a vantagem de recebermos uma belíssima lição de história da vida de então, contada pelos simpáticos anfitriões do espaço.

Aqui foi recriada uma antiga povoação micaelense onde encontramos as antigas profissões, nomeadamente as escolas, mercearias, barbearia…

Esta Oficina-Museu tem uma das maiores coleções privadas de instrumentos em risco de desaparecimento, além de peças que sofreram grandes alterações ao longo dos tempos e que representam as mais variadas atividades empreendedoras dos Açores durante os séculos XIX e XX. 

Morada: Rua do Loural, nº 56, 9545-137 Capelas.

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Livros e mais livros, atividades divertidas para as crianças e a possibilidade de absorver cultura em qualquer parte do mundo: é este o encanto das Bibliotecas e esta de Ponta Delgada encarna o espírito na perfeição.

A sala infantojuvenil, em sistema de livre acesso, disponibiliza mais de 15 mil títulos das mais variadas temáticas e para as mais variadas idades de leitores, assim como livros sobre os Açores ou de autores açorianos, a pensar nas abobrinhas.

Há também livros para os mais pequenos – dos 0 aos 6 – num espaço separado de bébeteca, onde encontram também uma área de jogos de tabuleiro para grupos.

Se apanharem um dia menos bonito, ou se vos apetecer simplesmente descansar, passem pela Biblioteca e aproveitem o conhecimento local para aprenderem mais sobre a cidade, ou simplesmente para descobrir um novo livro.

Além do mais, o espaço onde fica a Biblioteca é lindíssimo e merece, por si só, uma visita demorada.

Morada: Av. Gaspar Frutuoso, 9500-054 Ponta Delgada.

Natureza e Jardins em Ponta Delgada

Lagoa das Sete Cidades

O mais emblemático postal do arquipélago açoreano, a Lagoa das Sete Cidades está rodeada de verde, numa vista de perder a respiração, e é sem dúvida o exemplo maior da beleza das nossas ilhas no Atlântico.

Este é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul) que aqui promovem um cenário de beleza extrema e indescritível.

Recomendamos que, antes de partir à descoberta, visitem a Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades, onde poderão obter diversas informações sobre as áreas protegidas que constituem o Parque Natural de São Miguel, incluindo trilhos pedestres, geologia, flora, fauna, recursos hídricos, património classificado, entre outros.

Aproveitem o passeio para contar às abobrinhas a Lenda da Lagoa das Sete Cidades, representada no livro Açores, Lendas e Outras Histórias, de Ângela Furtado-Brum.

“Os reis desta terra encantada tinham uma filha que não gostava de se sentir presa entre as muralhas do castelo e saía todos os dias para os campos.

Durante um dos seus passeios pelos campos conheceu um pastor, filho de gente simples do campo, que vinha do trabalho com os seus rebanhos. Conversaram quase toda a tarde sobre as coisas da vida, e viram que gostavam das mesmas coisas. Dessa conversa demorada veio a nascer o amor e passaram a encontrar-se todos os dias, jurando amores eternos.

No entanto a princesa já com o destino traçado pelos seus pais, tinha o casamento marcado com um príncipe de um reino vizinho. E quando o seu pai soube desses encontros com o pastor, tratou de os proibir, concedendo-lhe no entanto um encontro derradeiro para a despedida.

Quando os dois apaixonados se encontraram pela última vez, choraram tanto que junto aos seus pés aos poucos foram crescendo duas lagoas. Uma das lagoas, com águas de cor azul, nasceu das lágrimas derramadas pelos olhos também azuis da princesa. A outras, de cor verde, nasceu das lágrimas derramadas dos olhos também verdes do pastor.

Para o futuro ficou, reza a lenda, que se os dois apaixonados não puderam viver juntos para sempre, pelo menos as lagoas nascidas das suas lágrimas ficaram juntas para sempre, jamais se separaram”.

Gruta do Carvão

Visitar uma gruta é sempre divertido, interessante e um bocadinho assustador, mas conhecer a Gruta do Carvão é mais ainda… estamos a falar de uma cavidade vulcânica, um fenómeno geológico pouco comum!

A gruta do Carvão é uma das cavidades vulcanológicas mais importantes da ilha de São Miguel. Foi classificado como Monumento Regional Natural, pelo Governo Regional dos Açores, em maio de 2005, e tem uma profundidade máxima de 1912 metros.

Na visita à gruta é realizado um breafing aos visitantes na casa-de-apoio, onde é passado um vídeo que aborda o tema das cavidades vulcânicas dos Açores. Não se esqueçam de fazer a vossa marcação.

Terão que escolher entre a visita num pequeno troço, de fácil acesso, ou a visita estendida, num troço maior e que requer alguma preparação física. Nem todas as famílias poderão usufruir desta experiência, já que 10 anos é a idade mínima exigida para a visita estendida.

No entanto, podem sempre optar pela visita de fácil acesso, de certeza que as abobrinhas vão adorar!

Morada: R. do Paim, 9500-230 Ponta Delgada.

Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz

O Pinhal da Paz é uma Reserva Florestal de Recreio, também conhecida por Mata das Criações.

Neste parque podem encontrar um Centro de Divulgação Florestal com muita informação sobre a vegetação que vos rodeia, colecções botânicas temáticas, um circuito de manutenção física para quem não dispensa o exercício, e um miradouro com vistas panorâmicas de perder a respiração sobre o Pico do Cascalho e a cidade de Ponta Delgada.

A Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz tem também uma zona para piqueniques com mesas, bancos e grelhadores, e parques infantis para as abobrinhas se divertirem em comunhão com a natureza.

Morada: R. do Contador 23, 9500-050 Ponta Delgada.

Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra, a 45 minutos do centro de Ponta Delgada, é rodeado por caldeiras e nascentes de águas que emergem do solo.

É um dos locais imperdíveis nas Furnas, principalmente para os apaixonados pela natureza e pela botânica. São centenas as espécies endémicas com que no podemos maravilhar em passeio pelo Parque Terra Nostra, mas as Camélias têm especial destaque, já que esta é uma das maiores colecções do mundo desta espécie.

O jardim botânico é muito, muito bonito, e proporciona um passeio relaxante – ao mesmo tempo, o espaço é amplo e permite que as crianças corram e brinquem em liberdade.

Já o Tanque de Água Termal do Parque Terra Nostra é sem dúvida um ex-líbris dos Açores: a nascente de água termal que alimenta o tanque, a uma temperatura entre os 35 e 40 graus celsius, proporciona uma sensação de repouso e relaxamento como poucos sítios no Mundo.

Os preços de entrada no Parque variam, mas os hóspedes do hotel adjacente ao Parque têm entrada gratuita.

Morada: Largo Marquês da Praia e Monfort, 9675-061 Furnas.

Plantação de Ananás dos Açores

Embarquem numa viagem pela tradição centenária do Ananás dos Açores! Com mais de 150 anos de história, o Ananás dos Açores é um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido exclusivamente na Ilha de São Miguel.

Na Plantação de Ananás dos Açores, um delicioso recanto localizado a poucos minutos do centro de Ponta Delgada, os visitantes são levados a embarcar numa viagem pela história e cultura da produção centenária do ananás dos Açores: podem visitar as estufas de ananases e provar os melhores produtos regionais e inúmeras iguarias confeccionadas tendo como principal ingrediente o fruto-rei.

A visita às estufas é gratuita e feita de forma autónoma, através de um circuito com placas informativas e QRCodes.

Morada: R. das Laranjeiras, 9500-317 Ponta Delgada.

Jardim Botânico António Borges

É um jardim muito bonito, com uma vasta biodiversidade, bastante amplo e no coração de Ponta Delgada. Com lagos, árvores centenárias, grutas, patos, temos a certeza de que a natureza está diante dos nossos olhos.

Este parque tem espécies arbóreas de várias partes do mundo, formando um jardim de rara beleza, com um conjunto de grutas e de recantos, bem como a existência de dois belos mirantes, um simples e outro cisterna mirante, ambos recuperados pela Câmara de Ponta Delgada. 

Um local relaxante e onde se pode respirar ar puro. Há também um parque infantil. A entrada é gratuita.

Morada: R. de São Joaquim 22, 9500-180 Ponta Delgada.

Ilhéu de São Roque

O Ilhéu de São Roque também é conhecido por Ilhéu Rosto de Cão, porque a sua forma se assemelha muito ao focinho do melhor amigo do homem!

É muito divertido comparar as formas que a natureza cria com as realidades que conhecemos – e as crianças vão ficar espantadas, certamente!

Podem observar o Ilhéu através do Miradouro.

Morada: R. das Maricas 13B, São Roque.

Quinta do Agricultor

A Quinta do Agricultor é um espaço muito especial, onde a natureza descansa sobre o manto verde tão típico das ilhas dos Açores.

Lá, as abobrinhas podem contactar com os animais, brincar, dar-lhes comida e aprender sobre eles e sobre a vida no campo.

Nesta quinta também se organizam eventos para famílias, como a apanha do milho, a desfolhada, o dia da abóbora e a caça aos ovos da Páscoa.

Acompanhem aqui a página de Facebook da Quinta do Agricultor para saber todas as novidades. Podem entrar em contacto através do e-mail [email protected].

Morada: R. Nossa Sra. da Vitória, 9500-676 Relva.

Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel

No Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel a preocupação principal é apenas uma: a da conservação da natureza. Estes profissionais apaixonados promovem o resgate de aves selvagens feridas, debilitadas ou em estado de risco, e trabalham para a sua adequada reabilitação, tendo como objetivo final a devolução das aves tratadas ao seu habitat natural.

Ao mesmo tempo que salvam os animais, os técnicos do Centro de Reabilitação trabalham diretamente com a população, nomeadamente as abobrinhas, para divulgar o trabalho desenvolvido e contribuir para a sensibilização ambiental.

Levem os vossos filhos a descobrir mais sobre estas aves e quem sabe poderão até ajudar a tratar de alguma! 

Morada: Quinta de São Gonçalo, 9500-343 Ponta Delgada.

Praias em Ponta Delgada

A Praia do Pópulo, atualmente conhecida como Praia Pequena, é normalmente distinguida com a Bandeira Azul e conta também com um bar/esplanada. Como todas na ilha, a sua areia escura é de origem vulcânica.

Nos areais próximos, podem conhecer também a Praia das Milícias – a Praia Grande – e a Praia de São Roque.

Piscinas Naturais das Portas do Mar

Inserida no Complexo das Portas do Mar, a Piscina Natural das Portas do Mar é uma piscina natural bastante frequentada ao longo do ano. Também conhecida como “Piscinas do Pesqueiro”, tem espaços de apoio e vigia durante o ano inteiro.

Um pouco mais afastadas do centro de Ponta Delgada, mas a merecer um mergulho, estão as Piscinas Naturais dos Mosteiros, de água cristalina resultantes da atividade vulcânica da ilha.

Na Hora da Diversão em Ponta Delgada

A Lagarta

O comboio turístico “Lagarta” vai levar-vos a conhecer o melhor da cidade, percorrendo as suas ruas para descobrir a história e cultura de Ponta Delgada.

Podem optar por entre vários circuitos:

  • Circuito Histórico: o mais popular, e ideal para todas as idades, onde podem conhecer os pontos mais emblemáticos e históricos de Ponta Delgada.
  • Circuito Jardins: uma visita a muitos dos mais belos jardins da cidade.
  • Circuito Histórico + Plantação de Ananases: este percurso percorre muitos dos pontos emblemáticos da cidade e inclui uma visita guiada a uma plantação de ananás
  • Circuito Praias: um passeio relaxante pela costa sul de Ponta Delgada.
  • Circuito Histórico + Menu Degustação: inclui uma pequena degustação de produtos regionais no Hotel Gaivota.

Todos os circuitos iniciam e terminam no Quiosque Lagarta, situado ao longo da avenida marginal, junto ao Campo de São Francisco, em frente ao forte histórico de São Brás.

Piscinas de São Pedro

Inseridas na Marina de Ponta Delgada, as Piscinas de São Pedro dispõem de uma piscina olímpica, de uma para saltos e uma para crianças. Com o vasto oceano como pano de fundo, constituem o relaxante natural para as vossas férias.

As Piscinas de São Pedro estão munidas de infraestruturas de apoio e vigia. Abre apenas em época balnear.

Morada: Avenida Infante Dom Henrique, 9500-150, Ponta Delgada.

Whalewatching

Não sabemos quem vai gostar mais, se as abobrinhas se os pais!

É inevitável, indispensável e único: visitar os Açores e não fazer observação de baleias é como ir a Roma e não ver o Papa! São várias as empresas que disponibilizam tours, proporcionando assim uma experiência inesquecível aos muitos e ávidos apreciadores desta espécie.

Aconselhamos que façam uma pesquisa sobre as empresas, de forma a garantir que estes passeios promovem o respeito pelo ambiente marítimo. Algumas das mais bem avaliadas, e certificadas como responsáveis, são as seguintes:

Restaurantes em Ponta Delgada

Descuram os nossos restaurantes para famílias favoritos em Ponta Delgada! Estas são sugestões tendo em conta diversas gastronomias e também um intervalo variável de preço:

Hóteis em Ponta Delgada

Os utilizadores do TripAdvisor consideram estes os cinco melhores hóteis em Ponta Delgada quanto à qualidade-preço dos seus serviços. São hóteis direccionados para famílias e que têm em consideração as crianças, as suas necessidades e gostos.

Saiba tudo para Férias nos Açores com crianças

2 comentários em “O que visitar em Ponta Delgada com crianças

  1. Carolina Silva Fevereiro 7, 2022

    Olá Filipa,

    Gostaria de acrescentar uma sugestão para uma visita a São Miguel, tivemos lá a semana passada e fomos a uma quinta espetacular que os miúdos adoraram e procurei bastante até conseguir encontrar. Quinta do Agricultor é espetacular e todos adoramos deixo o link em baixo:

    https://pt-br.facebook.com/quintadoagricultor/

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Fevereiro 9, 2022

      Olá, Carolina.

      Muito obrigada pela sugestão! Que bom terem desfrutado de uma experiência tão gira em família.
      Vamos averiguar e acrescentar ao artigo 🙂

      Beijinhos abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<