Conheça o nosso roteiro para se deslumbrar e divertir na “Ilha Azul”.
A Ilha do Faial é a terceira mais habitada do Arquipélago dos Açores e oferece muitas experiências diferentes àqueles que a escolherem para explorar solo açoreano.
Se procura estar em contacto com a natureza, em terra e em mar, aproveite as maravilhas que o Faial oferece e crie memórias que os seus filhos vão agradecer para sempre.
Natureza na Ilha do Faial:
Miradouro do Cabeço Gordo e Cratera da Caldeira
Do ponto mais elevado da ilha podem observar o terreno deslizar suavemente até ao oceano, onde um outro “mar”, este de hortênsias, traz consigo para terra os tons azuis que dão nome à Ilha.
Com uma altitude de 1043 metros, é neste miradouro que se abre a imensa Cratera da Caldeira.
Considerado o melhor miradouro da ilha, proporciona uma vista panorâmica de beleza única, que alcança o vale dos Flamengos, as duas baías da cidade da Horta, e a Ilha do Pico, ao fundo.
Em dias de bom tempo e horizontes límpidos, o olhar pode atingir todas as ilhas do triângulo (Pico e São Jorge) e a Graciosa.
A Caldeira espanta pela imensidão e pelo revestimento de flores, plantas e árvores.
As paredes desta depressão vulcânica estão cobertas por faias, louros, cedros-do-mato, musgos e fetos, entre outras espécies que pintam de verde a região. Antes de a visitar, passem pela Casa do Cantoneiro.
Parque Natural do Faial
Muitos dos locais citados neste guia pertencem ao Parque Natural do Faial.
Ainda assim, queremos destacar o Parque como um todo, pelas infinitas possibilidades de passeios, trilhos e contacto com a natureza que proporciona.
Adequados a diferentes níveis físicos, os trilhos apresentam vários níveis de dificuldade, mas muitos deles podem ser percorridos com crianças, desde que tomados os cuidados devidos.
Levem bastante água e mantimentos para dar energia, calçado confortável, e animação!
Partam à descoberta do percurso da Levada, por exemplo, com uma extensão de 3km e dificuldade reduzida.
Antes de se iniciar o trilho, já de si belíssimo, é sugerida a passagem pelo Cabeço dos Trinta, um antigo cone vulcânico basáltico.
Para além de podermos percorrer esta estrutura geológica, é possível entrar nela através de um túnel e visitar o centro da cratera deste antigo vulcão, hoje em dia revestido de vegetação. Uau!
Vulcão dos Capelinhos
O Vulcão dos Capelinhosergue-se majestoso, como testemunho da última erupção vulcânica que ocorreu nos Açores e que acrescentou nova terra à Ilha do Faial. Visitar esta área é como ir à lua: cinzento por todo o lado!
Ainda assim, as cinzas que contam a histórias das erupções vividas entre 1957 e 1958 começam a desaparecer, apagadas pelo verde que surge com o passar do tempo.
Um local imperdível!
Miradouro da Espalamaca
Daqui também é possível avistar-se as outras ilhas do grupo central.
Por muitos considerado o melhor miradouro do Faial, desde a Espalamaca vão poder apreciar uma excelente panorâmica sobre a cidade, a marina, a praia do Almoxarife e o Farol da Ribeirinha.
Para os mais devotos, outro ponto de interesse: ergue-se aqui um monumento em honra de Nossa Senhora da Conceição, com mais de 30 metros de altura.
Monte da Guia
Mesmo às portas da cidade da Horta, este “monte” é na prática um cone vulcânico com 145 metros de altura e com origem submarina.
Para se chegar ao cimo do monte basta seguir um caminho que desde a entrada do Porto da Horta conduz à crista do monte, local de onde se obtêm uma vista excelente a cidade da horta, a Ilha do Pico, a ilha de São Jorge e a ilha Graciosa, além de um imenso mar que enche o horizonte.
No cimo do monte podem também ver a capela dedicada a Nossa Senhora da Guia.
Praia de Porto Pim
Esta é a praia mais frequentada da ilha do Faial, localizando-se dentro da cidade, num recanto do Monte da Guia.
É uma zona balnear de excelência e permite desfrutarem de uma maravilhosa vista enquanto se banham nas águas do Atlântico e se divertem e relaxam em família.
Jardim Botânico do Faial
Neste belíssimo Jardim Botânico do Faial poderá conhecer as mais raras plantas dos Açores!
Aqui encontram-se culturas agrícolas históricas, um orquidário extraordinário, uma coleção muito interessante de plantas medicinais e aromáticas, e também as principais plantas invasoras.
Cultura e Lazer na Ilha do Faial
Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos explica, com um conjunto de exposições didácticas, como é que aconteceu a erupção do Vulcão dos Capelinhos, e como é que se deu a formação do arquipélago dos Açores.
De uma forma diferente e muito interessante, vai poder aprender com as suas abobrinhas e saber mais sobre os diversos tipos de atividade vulcânica no mundo e a história dos faróis açorianos.
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos encontra-se soterrado, para não interferir com a paisagem, e foi nomeado pelo European Museum Forum para Melhor Museu da Europa em 2012.
No final da visita, subam ao Farol e tenham uma visão diferente da área cinzenta que abraça o Vulcão dos Capelinhos.
Fábrica da Baleia de Porto Pim
Baleias! Baleias por todo o lado (algumas delas gigantes e a pender do tecto!).
Aqui pode conhecer-se todo o processo de transformação e aproveitamento dos cetáceos, desde o desmanche até à recolha do âmbar, óleo e ensacamento da farinha.
É visível toda a maquinaria utilizada em todo este processo , num Museu que conta a história e estórias da baleação da ilha do Faial até aos anos 80.
Na Fábrica da Baleia de Porto Pim está também instalado o Centro Virtual de Interpretação Marinha, que nos permite fazer uma viagem virtual até 3000m de profundidade, rumo aos diferentes ambientes costeiros e oceânicos dos Açores.
Forte de Santa Cruz
O Forte de Santa Cruz da Horta, também conhecido como Castelo de Santa Cruz, foi erguido junto ao cais de desembarque da cidade, tornando-se na principal fortificação da ilha.
Perdeu o seu carácter militar, com o passar dos anos, mas não a utilidade: abriu as suas portas e tornou-se a Pousada Forte da Horta – uma boa opção de alojamento, juntando História e conforto!
Peter Café Sport
E agora para algo completamente diferente! Se há na família fãs de Vela, então é provável que já tenham ouvido falar deste espaço, inaugurado em 1918: é considerado o melhor bar para velejistas do mundo.
Senão, merece ainda assim a visita: é o ponto de encontro cosmopolita que viu passar ao longo da sua história todo o tipo de gente, desde baleeiros, funcionários das companhias telefónicas, agentes secretos a navegadores.
Depois de uma deliciosa refeição neste espaço cheio de mística, mais um atractivo: o Museu de Scrimshaw do “Peter” nasceu em 1986 e constitui hoje um local de visita obrigatória para todos os que visitam o Faial.
A sua importância é por todos reconhecida na medida em que lá se preserva, através das peças em exposição, o testemunho e a memória dessa grande aventura que foi a caça à baleia, principalmente nas ilhas do Faial e Pico.
E com a caça à baleia veio também o “Scrimshaw”. Goi a bordo dos navios baleeiros que o “artesanato de bordo” se desenvolveu.
À excitação da caça e da captura da baleia sucediam-se rapidamente grandes períodos de rotina e monotonia a bordo.
Este artesanato em osso e dentes de baleia é uma forma de arte muito própria que aqui tem a sua maior expressão.
Casa dos Dabney
Os Dabney instalaram-se no Faial em 1806 e cujo legado é ainda hoje visível no Faial. A contribuição cultural, histórica e científica desta família norte-americana pode ser comprovada na Casa dos Dabney, um dia sua habitação e agora uma espécie de Museu muito interessante.
Além de descobrirem como era a vida de um Cônsul, neste complexo residencial podem visitar a casa com cisterna, o cais e abrigo para dois botes, um miradouro com uma vista lindíssima, uma pequena área de vinhas que se estende pela encosta em direção à baía de Porto Pim, e uma adega.
Aquário do Porto Pim – Estação de Peixes Vivos
Neste momento, o aquário do Porto Pim é temporariamente encerrado.
Este Aquário encontra-se num edifício cheio de história, espaço onde no antigamente os homens se dedicavam a lavores como a seca do bacalhau e a primeira fábrica de óleo de baleia.
A promoção do conhecimento sobre a biodiversidade do mar dos Açores, a par da sensibilização ambiental e recuperação de animais marinhos sensíveis, é o objectivo do Parque Natural do Faial, que gere também o Aquário.
O Aquário do Porto Pim – Estação de Peixes Vivos é um local fantástico para se aprender sobre a biodiversidade e sobre as espécies marítimas nos Açores: inclui um tanque central e dois conjuntos de tanques com as espécies costeiras mais comuns dos Açores, tal como uma exposição sobre o mar profundo.
É interessante e informativo, tanto para os mais pequenos como para os pais, e um local a não perder na ilha do Faial.
Saiba tudo para Férias nos Açores com crianças
- Saltem para as ilhas: o que visitar nos Açores?
- O que visitar na Ilha do Faial com crianças
- Saibam o que visitar na ilha do Pico com crianças!
- Apontem já tudo o que visitar na Ilha Terceira com crianças.
- Tomem nota das nossas ideias o que visitar na ilha de São Jorge com crianças?
- Não sabem o que visitar na Graciosa com crianças?
- Dicas imperdíveis para visitar na Ilha de São Miguel com crianças
- Um guia com os nossos locais favoritos para visitar em Ponta Delgada com crianças
- Não deixem de saber o que visitar na Madeira e Porto Santo com crianças
- Férias em Família: as melhores dicas e sugestões
- Férias com crianças em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
O que visitar nos Açores com crianças
Aventura, natureza, paz, cultura, descoberta e renovação: nos Açores há tudo! Descubram que visitar nos Açores com crianças!
O que visitar na Ilha de São Miguel com crianças
Preparámos um roteiro com dicas imperdíveis para conhecer uma Ilha que vai superar todas as suas expectativas e partilhamos uma promoção para os miúdos!
O que visitar na Ilha de Santa Maria com crianças
O que visitar na Ilha do Pico com crianças
Descubram o que visitar na Ilha Terceira com crianças
Fomos descobrir esta Ilha maravilhosa do arquipélago dos Açores e ficámos encantados. Descubram também em família!
Este artigo foi útil para si?