Menu
Gravidez > Nascimento > Parto

Grávidas: contar os movimentos fetais

Grávidas: contar movimentos fetais

Existem várias maneiras de percebermos se o bebé está bem, dentro do útero materno. Saiba quais as melhores formas explicadas pela autora do blog Café, Canela e Chocolate.

O médico pode fazer uma ecografia ou um CTG (cardiotocografia), dependendo da idade gestacional, mas uma boa maneira de a própria grávida controlar o bem-estar do feto é através da contagem dos movimentos do bebé.
A contagem dos movimentos fetais é um teste simples, realizado no 3º trimestre de gravidez. Permite à grávida conhecer o seu bebé e perceber quando há alterações no padrão dos movimentos – este pode ser um sinal de alerta e levar a uma intervenção e prevenção de potenciais problemas.

Sabemos que cada feto tem o seu próprio padrão de movimentos, em relação a comportamentos espontâneos e em resposta a estímulos.Por isso, é importante que cada grávida conheça o seu bebé.

Quando é que se começa a fazer contagem dos movimentos fetais?

Numa gravidez de baixo risco, às 35 semanas ( e se repararem, o livrinho da grávida tem lá o local para o registo).

Numa gravidez de alto risco, às 28 semanas.

Como é que a grávida deve avaliar os movimentos fetais:

  • deitar-se de lado, de preferência para o lado esquerdo e notar os movimentos do feto

  • é uma boa ideia fazer a contagem 1 vez por dia, na mesma altura do dia em que o bebé geralmente está activo, como por exemplo após as refeições, ou à noite

  • anotar a hora do 1º e do 10º movimentos ( a maioria dos bebés demora menos de 30 minutos)

  • atenção que o bebé pode estar a dormir (ou seja num ciclo de sono); neste caso, deve-se repetir a contagem

A maioria dos bebés saudáveis demora menos de 2 horas para realizar os 10 movimentos. Mas atenção que cada bebé é diferente e daí a importância da grávida conhecer o padrão de movimentos do seu bebé.

E o que fazer se houver diminuição dos movimentos fetais?

Deve-se recorrer à Urgência da Maternidade ou Hospital, ou contactar de imediato o Médico Assistente. Provavelmente será necessário avaliar o feto com uma ecografia e CTG.