Gravidez > Crescimento > Semana a semana

22 semanas de gravidez: Brincar e mais brincar!

22 semanas de gravidez

Nesta semana do segundo trimestre, o bebé continua o seu desenvolvimento a todo o vapor!

22 semanas de gravidez

Às 22 semanas de gravidez, o bebé já brinca com as suas mãozinhas, descobrindo a sua face e até fazendo uma espécie de malabarismo. E, claro, continua com os seus pinotes e cambalhotas – agora começa a tornar-se mais claro para mãe.

A cada dia que passa, os ossos do pequenino ser humano que está a gerar vão ficando mais e mais fortes, estando numa fase de preparação para o desenvolvimento das cartilagens e músculos.

Desde a semana anterior, 21 semanas de gravidez, que o bebé já ouve a mãe, contudo, só agora os ossos do ouvido interno se formaram totalmente e a sua audição que ainda está evolução, escuta com nitidez as vozes do outro lado (da barriguinha), mas ainda não as reconhece.

Já o pâncreas, órgão fundamental para a produção de hormonas, continua em rápido desenvolvimento.

22 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 22 semanas correspondem a cinco meses e duas semanas de gravidez.

Sintomas

  • Aumento do peito (que começa a preparar-se para produzir o primeiro leite materno, tão importante para a primeira grande tarefa após o parto – a amamentação);
  • Falta de ar ou cansaço extra ao fazer algumas atividades do dia-a-dia que exijam mais do seu corpo;
  • Azia – o seu bebé, cada vez maior, vai ocupar o máximo espaço que puder, empurrando os outros órgãos da mãe e provocando este ardor;
  • Sensação de bexiga sempre cheia – tal como no ponto acima, visto o bebé estar a crescer a olhos vistos começa a apertar a bexiga cada vez, deixando-a “mais pequenina”;
  • Também pode sentir dores no baixo ventre, na barriga e nas costas.

Tamanho e peso do bebé

Às 22 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 20 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de um mamão, ou seja, mede cerca de 28 cm, e pesa 430 gramas aproximadamente.

22 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

Sente dor quando vai à casa de banho? Não se preocupe. É normal! Nesta altura, as mulheres podem sofrer com hemorroidas, que acontecem devido à dilatação das veias do ânus. Para facilitar a evacuação, opte por alimentos ricos em fibra e tente beber muita água.

Daqui em diante, a sua barriguita irá crescer cerca de um centímetro por semana. Para minimizar o aparecimento de estrias na gravidez ou até “apenas” para manter a pele hidratada, é recomendável que comece uma rotina de cuidados de corpo.

Uma outra consequência do crescimento da sua barriga e do seu bebé é as dores nas costas e no baixo ventre. Os ossos da pélvis estão agora a começar a alargar para deixar que o bebé encaixe (para que depois, no devido momento, se possa dar o parto). De forma a diminuir as dores nas costas é importante que faça trabalho de reforço, em atividades como pilates e yoga para grávidas, por exemplo.

Com o corpo a mudar tanto, é possível que comece a inchar e sentir as pernas mais pesadas. Não é só no final da gravidez que isto acontece. Algumas mulheres costumam sentir estes incómodo por volta dos cinco meses, sendo aconselhado exercício físico na gravidez, uma vez que são um grande aliado contra o inchaço e retenção de líquidos.

Neste segundo trimestre as hormonas estão ao rubro, razão pela qual o seu humor pode oscilar muito agora. A enorme quantidade de hormonas também poderá resultar numa maior dificuldade de concentração e organização – lá está, é como se diz: “É o cérebro de grávida”.

Qual o tamanho da barriga?

A sua barriga deve estar mais pontiaguda e já bem visível. Mas, atenção, o tamanho da barriga varia de mulher para mulher. Há mulheres que fazem barrigas muito grandes, cujas anunciam a gravidez logo muito cedo. Já outras tantas, a proeminência da barriga só se começa a notar por volta do quinto ou sexto mês de gravidez.

22 semanas de gravidez- barriga

Peso ideal para a futura mãe

Durante a gravidez, o aconselhável é que não ganhe mais do que 13 kg (mais kg menos kg), dependendo da estrutura da mulher e do seu historial clínico.

Nesta altura do campeonato, o aumento depeso costuma ser acelerado, portanto há que ter cuidado com a alimentaçãoO ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o  risco de hipertensão na gravidez e diabetes gestacional, podendo despoletar complicações durante o parto. Mas não se preocupe que o médico fará essa análise e indicar-lhe-á se estiver acima ou abaixo do peso ideal para a fase da gravidez em que se encontra.

Saúde (consultas, exames e outras informações)

Atençao: esta é a última semana para a realização da 2ª ecografia, a chamada ecografia morfológica, onde pode ver o seu bebé e o seu desenvolvimento. Nesta segunda ecografia também é expectável que o obstetra consiga já identificar a  como está o bebé a desenvolver-se, qual o seu sexo e, por fim, tentar encontrar já algumas semelhanças físicas com a família. Esta ecografia é normalmente realizada entre as 19 e as 22 semanas de gravidez.

Com o evoluir da gravidez  vai sentindo cada vez mais vontade de fazer xixi, mas é importante frisar que não é normal se sentir ardor ou dor. Pode ter que falar com o médico, pois estes sintomas podem indicar uma infeção urinária, bastante comum nesta fase da gestação.

Além disso, as pernas podem começar a inchar e ficar pesadas, dando origem às varizes. Mas não há mal que não se cure! Evite ficar muito tempo em pé ou sentada e dobrar as pernas quando se senta. Dê umas voltinhas quando se levantar para fazer circular o sangue por todo o corpo.

O apetite está em altas, mas não cá esse mito de comer por dois. Deve comer pequenas porções no máximo de três em três horas.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis (isto é válido para toda a gravidez).

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • O bebé brinca já com as mãozinhas;
  • Os ossos do seu ouvido interno formam-se completamente, e apesar da sua audição ainda estar em desenvolvimento, já perceciona vozes como a da mãe e do pai;
  • O pâncreas continua em rápido desenvolvimento;
  • Mamã, está mais do que na hora de fazer a 2ª ecografia;
  • As pernas podem começar a inchar e ficar pesadas;
  • Atenção à alimentação, exercício físico e infeções vaginais;
  • É essencial que a futura-mamã tenha cuidados redobrados com o seu corpo em geral.

Consulte a semana seguinte – 23 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *