Família > Passear > Passeios

Viagens que Inspiram pela História de Portugal

Viagens que Inspiram pela História de Portugal

Portugal é um país cheio de História(s) para contar. Como as explicar às crianças?

A Família Pumpkin adora explorar, conhecer e descobrir, e, por isso, lançou-se à aventura… e à estrada. O desafio teve tanto de inspirador quanto de divertido: 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural, e, por isso, cruzámos Portugal na intenção de criar roteiros incríveis para famílias. Querem vir connosco nestas Viagens que Inspiram? A primeira é pela História e Monumentos do nosso país.

“Viagens que Inspiram” tem o apoio Renault Grand Scénic, o automóvel para a família da nova geração. Com 7 lugares, permite alargar a diversão às viagens e ampliar o conceito familiar – no Grand Scénic há espaço para os pais e os filhos, os primos e os avós, e as suas funcionalidades foram pensadas para que todos, dos 8 aos 80 anos, possam aproveitar a viagem – que é a vida – juntos.

Renault Familias que nos inspiram

Viagens que Inspiram

Portugal é um país cheio de História(s) para contar. Era uma vez um Rei… que bateu na mãe, mas talvez possamos omitir essa parte. Como explicar, então, Portugal às crianças? Levendo-as a ver, permitindo-lhes explorar e incentivando-as a descobrir os locais que, em tempos, marcaram os primeiros passos deste nosso cantinho à beira-mar plantado.

E porque para falar sobre o passado é necessário percorrer muitos séculos de História, começámos a nossa Viagem que Inspira… pela Era antes dela: na Pré-História!

Querem vir connosco nestas Viagens que Inspiram Pequenos Historiadores?

 

Dino Parque – Lourinhã

dino parque lourinhã

Há apaixonados por dinossauros aí em casa? Se sim, então têm que agendar uma viagem à Lourinhã, porque eles estão de volta! O Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã é o maior museu ao ar livre de Portugal (e um dos maiores parques temáticos da Europa) e retrata quatro diferentes períodos.

Com 120 modelos de dinossauros à escala real, o Dino Parque proporciona uma verdadeira viagem de milhões de anos à descoberta de outros mundos.

Podem também emergir na História através das atividades para famílias: recuperação e pesquisa de fósseis, caça ao tesouro, modelagem dino, parede tátil, escavações de dinossauros, pesquisa em Geodes de Cristal e pintura de dinossauros são algumas das atividades que estão à disposição dos visitantes.

Os miúdos vão adorar ser mini-paleontólogos por um dia!

Saibam mais sobre o Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã.

Vila Histórica de Óbidos

óbidos

Entrar em Óbidos é fazer, literalmente, uma viagem à época medieval: estar envoltos nas suas muralhas transporta-nos na sensação de que estamos lá muito atrás, noutro tempo que não o presente.

Os pontos de interesse são muitos, em qualquer altura do ano: percam-se pelas ruas e vielas da Vila das Rainhas, com as suas casas típicas e tão bonitas, partindo à descoberta sem mapas. Ou, se preferirem, apontem as nossas sugestões de locais a não perder, entre os quais destacamos o Castelo de Óbidos, a Igreja de Santa Maria e a Livraria/Igreja de Santiago.

Descubram o que visitar em Óbidos com crianças.

Lisboa Story Centre

lisboa story centre

No Terreiro do Paço, onde em tempos viveram os Reis de Portugal, podem encontrar o Lisboa Story Centre – um Museu Interativo espetacular que permite aos miúdos, e graúdos, descobrirem a História de Lisboa pelas próprias mãos.

Erguida sobre as colinas banhadas pelo Tejo, e de olhos postos no Oceano Atlântico, Lisboa é um fascinante mosaico de memórias, História e influências.

Através do uso da multimédia e de experiências sensoriais, podem mergulhar nos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar.

E até vão poder sentir, na própria pele, o impacto do Terramoto de 1755…

Saibam mais sobre o Lisboa Story Centre.

Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga

conimbriga
Fotografia: http://cm-condeixa.pt

A Romanização da Península Ibérica aconteceu no século XIX a.C., mas a influência dos Romanos em Portugal ainda hoje se sente: foram muitas as marcas que nos deixaram na Cultura, na alimentação, no Direito e até na Língua – o Português que hoje falamos deriva do Latim.

Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas: pelas ruas e através dos edifícios que resistem ao passar do tempo, cria-se a memória colectiva de um tempo há muito distante.

Não se esqueçam de passar também pelo Museu, onde, através dos objectos e utensílios descobertos e restaurados, podem descobrir mais sobre a vida quotidiana no Forum.

Saibam mais sobre as Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga.

À Descoberta do Novo Mundo

museu dos descobrimentos

Visitar o O Museu dos Descobrimentos/Centro de Interpretação À Descoberta do Novo Mundo, em Belmonte, é como fazer uma viagem com mais de 500 anos: é um aproximar à História dos Descobrimentos e do Brasil.

O DNM é um Museu Interativo que nos permite recuperar os passos dados – ou, melhor dizendo, os nós navegados – por Pedro Álvares Cabral na sua jornada até ao Brasil. Neste espaço de sensações e emoções podemos compreender, respeitar, sonhar e viajar pelo Tempo como nunca antes pudemos fazer.

Saibam mais sobre o Museu dos Descobrimentos.

Se estão por Belmonte, partam também à Descoberta de Mundos Antigos: que tal um passeio pelas Aldeias Históricas?

World of Discoveries

O World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático para toda a família. Localizado no Porto, reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Este espaço trata pois do encontro de culturas e do alcance das ambições, ideias, esforços e inovações que os tornaram possíveis. Lance-se à aventura que mudou o mundo, através das nossas vinte grandes áreas temáticas permanentes.

Saibam mais sobre o World of Discoveries.

Casa da Memória

casa da memória

A Casa da Memória é um Centro de Interpretação e Conhecimento que expõe, interpreta e comunica testemunhos que contribuem para um melhor conhecimento da cultura, território e história de Guimarães e das pessoas de diferentes origens e mentalidades que a fizeram e fazem.

A Casa da Memória é também um lugar de encontro da comunidade com o exterior e da comunidade consigo própria, que propõe uma visão múltipla, diversa e não linear do passado, presente e futuro de Guimarães, aqui e no mundo. A Casa da Memória orienta-se pelos valores da aprendizagem, conhecimento, pertença, tolerância e diversidade e é um espaço incrível para as famílias explorarem, conhecendo mais sobre a cidade em que se edificou Portugal… e sobre si mesmos!

Será que são mais altos ou mais baixos do que D. Afonso Henriques? Aqui, podem descobri-lo!

Saibam mais sobre a Casa da Memória de Guimarães e descubram o que visitar em Guimarães com crianças.

Paço dos Duques de Bragança

paço dos duques de bragança

Gostavam de saber como, e onde, viviam os Duques, os Condes e os restantes membros da Nobreza? Então, não podem deixar de visitar o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. O edifício foi mandado construir no século XV por D. Afonso, o 1º Duque de Bragança e 8º Conde de Barcelos, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha.

Entre 1937 e 1959 realizou-se uma ampla e complexa intervenção de reconstrução, executada a partir de um projeto do arquiteto Rogério de Azevedo. Paralelamente, procedeu-se à aquisição do recheio atual, composto por peças de arte datadas, essencialmente, dos séculos XVII e XVIII. Foi elevado a Monumento Nacional desde 1910, ainda antes da sua reconstrução.

Saibam mais sobre o Paço dos Duques de Bragança – e, já que estão por Guimarães, não podem deixar de conhecer o Castelo de Guimarães e de descobrir o que visitar em Guimarães com crianças.

“Viagens que Inspiram” tem o apoio Renault.

Renault Familias que nos inspiram

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *