Família > Passear > Passeios

O que visitar em Viseu com crianças

o que fazer em viseu com crianças

Vamos lá! Lancem-se a aventura, Viseu está à vossa espera! 

Viseu é uma cidade rica em património cultural que aliado as magnificas paisagens torna esta cidade um lugar de visita obrigatória. Mas o que visitar em Viseu com crianças?

Temos muitas ideias! Percam-se de amores por esta cidade e não deixem de visitar o Caramulinho. Os miúdos vão adorar subir o pico mais elevado da serra e admirar as vistas panorâmicas sobre a distante Serra da Estrela.

Alguma sugestão de lugares encantadores em Viseu não hesitem, partilhem connosco.

Património e Museus

Centro Histórico de Viseu

centro histórico de viseu

O Adro da Sé, o Rossio, os Paços do Concelho, a Igreja dos Terceiros, o Painel de Azulejos, o Jardim das Mães…

O Adro da Sé é uma das mais belas praças de Portugal com quatro majestosas edificações: a Varanda dos Cónegos e Torre de Menagem, a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco (antigo Paço dos Três Escalões) e a Igreja da Misericórdia.

O Rossio (Praça da República) ampla praça no centro da cidade, é um ponto de encontro, sombreado de tílias. Os Paços do Concelho são um edifício da segunda metade do século XIX, a Igreja dos Terceiros, no seu estilo Barroco, é dedicada a S. Francisco de Assis, e o Painel de Azulejos estende-se ao longo do muro do Jardim das Mães.

A cidade possui um dos mais belos conjuntos do País, de casas, portais e janelas dos estilos gótico – manuelino, espalhadas um pouco por todo o centro histórico. Da muralha, que na época medieval protegia a cidade com sete portas, apenas se conservam duas – a Porta do Soar ou Arco dos Melos e a Porta dos Cavaleiros e vestígios de outra na Rua da Árvore.  A Praça D. Duarte com a estátua do Rei de Portugal (1391-1438) e ao meio da rua com o mesmo nome uma casa de pedra onde se pode ver a Janela geminada Manuelina mais bonita da cidade.

Onde: Centro da cidade

Mais Informações: Câmara Municipal de Viseu

Catedral de Viseu

catedral de viseu
Fotografia: Viseu Novo

A catedral revela uma variedade de estilos arquitetónicos que refletem o tempo que demorou a sua construção e o facto de a fachada de estilo manuelino ter sido parcialmente destruída por um forte temporal, em 1635, que apenas manteve intacta a Torre do Relógio, de estilo românico-gótico.  Na atual fachada encontram se as imagens de S. Marcos e S. Lucas, S. João e S. Mateus, S. Teotónio e, no alto, Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Sé.

A estrutura da igreja, de origem românico-gótica, remonta aos séculos XIII e XIV, os pilares são góticos e a abóbada manuelina – a chamada abóbada dos nós que cobre as três naves (a sua construção iniciou-se no princípio do séc. XVI). O claustro renascentista, edificado pelo italiano Francesco da Cremona, prima pela sua elegância.

Onde: Catedral de Viseu, Adro da Sé, 3500-195 Viseu

Mais Informações: Câmara Municipal de Viseu

Casa de Lavoura e Oficina do Linho 

Casa de Lavoura e Oficina do Linho

Situado em Calde, uma das poucas aldeias da região de Viseu em que se trabalha o linho, este museu está instalado numa antiga habitação senhorial recentemente requalificada.

É um espaço lúdico-pedagógico que congrega todo o património relacionado com o ciclo do linho e outros aspetos da cultura tradicional que se encontravam dispersos pela aldeia _ utensílios ligados à lavoura, aos ofícios artesanais que lhe estão associados e ao cultivo e trabalho do linho desde a sementeira até ao tecido e confeção.

Onde: Calçada do Eiró, 18, Várzea – Calde, 3015-758 Viseu

Mais Informações: Câmara Municipal de Viseu

Museu Grão Vasco

Museu Grão Vasco

Instalado no antigo Paço Episcopal, totalmente renovado pela mão do arquiteto Souto Moura, o Museu Grão Vasco é hoje um museu de visita obrigatória não só pela coleção de pintura quinhentista da autoria de Vasco Fernandes, o Grão Vasco (c.1475-1542) e da sua oficina, como pela pintura portuguesa dos sécs. XIX e XX, os exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário, e um conjunto de objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco).

Onde: Paço dos Três Escalões, Adro da Sé, 3500–195 Viseu

Mais Informações: Câmara Municipal de Viseu

Estátua e Cava de Viriato

Estátua e Cava de Viriato
Fotografia: Visit Viseu

Na Cava de Viriato terá possivelmente existido um acampamento militar romano situado num ponto de confluência de várias vias de comunicação. De acordo com investigações recentes o local poderá ter sido posteriormente utilizado pelos muçulmanos como “cidade – acampamento” durante a época de Al-Mansur. No local foi erigido um monumento a Viriato, chefe da resistência dos povos peninsulares aos invasores romanos.

Onde: Av. Bélgica 5, Viseu

Mais Informações: Câmara Municipal de Viseu

Parques e Jardins

Serra do Caramulo

Fotografia: Holidays Portugal

Pode-se apreciar os campos verdes e a beleza das árvores junto à água cristalina dos ribeiros que a atravessa por todos os lados e desfrutar da deslumbrante paisagem enquanto respira um ar realmente puro e saudável. Pode-se subir ao Caramulinho, o ponto mais alto da Serra com 1076.57 metros, onde se avista o mar e a Serra da Estrela em dias sem nebulosidade.

A paisagem da Serra do Caramulo é um monumento à natureza e o ar puro que ali se respira convida à exploração de todos os recantos, por mais escondidos que sejam. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes.

Para desfrutar de toda esta beleza natural pode realizar alguns percursos pedestres, dos quais: o percurso do Caramulinho (“Caleiros”) com uma distância de 8,2 km e um tempo médio de 4 horas, no qual se pode desfrutar da bela paisagem, aldeias típicas e parque eólico.  O Caramulo é quase um lugar secreto, mas encantador, de contrastes e mistura de imagens entre cumes e vales, onde o ar são combina com a paisagem deslumbrante.

Onde: Situa-se na região de transição da Beira Alta para a Beira Litoral, entre os concelhos de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades, Mortágua, Anadia e Águeda.

Mais Informações: Câmara Municipal de Viseu

Monte Viseu

o que fazer em viseu com crianças

O “Monte Viseu” é um dos novos atrativos do Parque Urbano de Santiago. Um miradouro privilegiado para o coração da cidade. Desfrute da nova grande zona de lazer familiar da cidade-jardim.

Onde: Vila Chã do Monte, 3510-872 Viseu

Mais informações: Aldeia De Vila Chã Do Monte

Parque Aquilino Ribeiro (Parque da Cidade)

Parque Aquilino Ribeiro (Parque da Cidade)
Fotografia: Notícias de Viseu

Um pulmão verde com grandes árvores e outras espécies vegetais, em pleno centro da cidade.

Onde: Avenida 25 de Abril, 3500–089 Viseu

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu 

Diversão

Complexo Desportivo Príncipe Perfeito 

Complexo Desportivo Príncipe Perfeito

Este complexo, situado em Cabanões, dispõe de instalações e equipamentos para atividades de interior e ao ar livre- piscina exterior com escorregas, piscinas interiores e ginásios.

Onde: Complexo Desportivo Príncipe Perfeito, Bairro da Misericórdia, Cabanões, 3500-895 Viseu.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu

Palácio do Gelo

Palácio do Gelo

O Palácio do Gelo é um shopping em Viseu com oista de gelo, um centro de diversão (“Polar e Brincar”) e um Bowling & Play Center.

Onde: Palácio do Gelo Shopping, quinta da Alagoa, 3500-606 Viseu.

Mais Informação: Pálácio do Gelo | Pálacio do Gelo no facebook

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Uma cidade que vai encantar miúdos e graúdos!

Avós, pais, filhos, netos... todos têm no Porto o seu espaço.

O Norte é lindo!