Família > Passear > Passeios

O que visitar na Costa da Caparica com crianças

o que fazer na costa da caparica com crianças

Da cidade eu vou fugir, vou pró sol da Caparica!

A Costa da Caparica é um dos destinos de eleição dos lisboetas quando o calor começa a chegar: basta atravessar a Ponte 25 de Abril para descobrir um extenso areal onde os pais podem relaxar e as abobrinhas brincar. Mas, além da praia, o que visitar na Costa da Caparica com crianças?

A Costa de Caparica tem historicamente, uma forte ligação ao mar, é uma terra construída por pescadores, inculcada por uma forte cultura e tradição de raízes piscatórias (com destaque para a Arte Xávega) que lhe conferem a sua singular identidade.

No entanto, esta região do concelho de Almada tem muito mais a oferecer! Aproveite a praia, mas não deixe passar a oportunidade de realizar outras atividades igualmente divertidas, enquanto explora a Caparica.

Património e Museus

Museu do Surf

museu do surf costa da caparica

No espaço dedicado à modalidade é possível encontrar, por exemplo, imagens de 1927, das primeiras em toda a Europa, captadas em Leça da Palmeira, mas também uma coleção vasta de pranchas de surf que revelam bem a evolução da modalidade.O Museu do Surf funciona no piso superior da Loja do Lufi e é de entrada gratuita.

Onde: Avenida General Humberto Delgado, nº 47

Mais informações: Museu do Surf

Convento dos Capuchos

convento dos capuchos almada

As linhas elegantes do Convento dos Capuchos estabelecem o ponto de equilíbrio com a magnífica vista alcançada a partir do seu miradouro. Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a partir do Convento dos Capuchos é possível contemplar Lisboa, a Serra de Sintra, a baía de Cascais, o Bugio, a Torre de S. Julião, até à Serra da Arrábida e ao Cabo Espichel.

A simplicidade e o despojamento do edifício reflectem os princípios dos frades franciscanos, para quem este local de culto foi construído no século XVI.

Todo o ambiente envolvente, com vista sobre o mar, rodeado de agradáveis jardins, afastado do bulício dos grandes centros, mas a poucos minutos de Lisboa, faz do Convento dos Capuchos um local de visita obrigatória para os amantes do património e da natureza.

Onde: R. Miradouro dos Capuchos, 2825-041 Caparica

Mais informações: Câmara Municipal de Almada

Solar dos Zagallos

Solar dos Zagallos
Fotografia: zoomonline.pt

Uma visita ao Solar dos Zagallos revela-se uma viagem no tempo, a partir dos recantos desta acolhedora casa apalaçada do século XVIII. Na altura, a Sobreda era das terras «fidalgas» da Caparica.

Para receber o rei D. João VI foram construídos os dois salões nobres que distinguem este palácio, espaços abertos aos visitantes. Os estuques, os azulejos e os frescos valem, só por si, uma visita demorada.

O  Solar dos Zagallos é um espaço de memória dinâmico, pólo que pretende preservar a identidade local através de uma regular atividade cultural, onde se destacam as exposições, os concertos, os recitais e as iniciativas para os mais novos.

Um dia no Solar dos Zagallos é uma excelente oportunidade para fugir ao bulício da vida citadina, aproveitando a calma que se vive nesta quinta, a poucos minutos da via rápida que segue para a Costa da Caparica.

Onde: Largo António José Piano Júnior, Sobreda

Mais informações: Câmara Municipal de Almada

Casa da Cerca

casa da cerca almada

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea iniciou a sua actividade em 1993, acolhendo um vasto projecto cultural. Na Casa da podem apreciar exposições que destacam as Artes Plásticas e o Desenho como património cultural de Almada, e também passear pelo maravilhoso Jardim Botânico.

Para além da Estufa, do Herbário e do anfiteatro ao ar livre, o Jardim organiza-se em torno de seis zonas estruturantes – Mata, Pomar das Gomas, Jardim dos Óleos, Jardim das Telas, Jardim dos Pigmentos e Jardim dos Pintores – onde se encontram espécie botânicas cujos componentes vegetais originam materiais que dão corpo e forma à realização artística.

Onde: R. Cerca 2, 2800-050 Almada

Mais informações: Câmara Municipal de Almada

Cristo Rei

cristo rei almada

Erguido 215 metros acima do nível do mar e oferecendo uma panorâmica de 360 graus sobre as duas margens do Rio Tejo, o Cristo Rei é um dos pontos de visita obrigatória.

Milhares de pessoas visitam este santuário que, com Fátima e Santiago de Compostela, forma o triângulo de ouro dos peregrinos na Península Ibérica.

Na entrada do recinto existe um edifício de acolhimento, em frente ergue-se a estátua do Redentor, voltado para Lisboa por uma razão simbólica: ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.

Onde: Alto do Pragal, Av. Cristo Rei, 2800-058 Almada

Mais informações: Santuário Nacional de Cristo Rei

Natureza e Jardins

Praias

praias costa da caparica

Da Cova do Vapor à Fonte da Telha, das mais reservadas Praias de São João às concorridas praias da frente caparicana, a longa extensão de praias da Costa da Caparica é uma atracção imperdível: são mais de 30km de praia contínua, circundados pelo infinito Oceano Atlântico e pela impressionante Arriba Fóssil (um dia, o mar tocou aquelas rochas!).

Os amantes dos desportos naúticos também podem divertir-se na Costa: as suas praias são dotadas de condições extraordinárias para a prática de surf e dos outros desportos. Com muitos picos por onde escolher, a zona para a prática da modalidade vai desde a Cova do Vapor, passando pelos pontões Praia do CDS até a Praia da Nova Vaga (Kitesurf), onde é possível encontrar ondas para os vários níveis de surf.

Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Arriba Fóssil da Costa da Caparica

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, numa extensão de 13 km. Esta obra prima natural, esculpida pelo mar e desenhada pelo vento em tempos remotos, representa um elemento incontornável do património natural do concelho de Almada.

A paisagem desta Área Protegida é, no geral, o resultado de uma profunda humanização (com a cidade da Costa da Caparica a nascer na sua escarpa), apesar de ser também uma área de impressionante conservação natural: a Arriba e a Mata dos Medos são paisagens lindíssimas onde se pode, ainda, encontrar vestígios do mar que ali outrora bateu.

Mais informações: ICNF

Mata dos Medos

 

Mata dos Medos
Fotografia: Junta de Freguesia da Costa de Caparica

A Mata dos Medos está inserida na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, esculpida pela violência das vagas oceânicas da Era Quaternária e pelo capricho dos vários elementos erosivos, já depois da emersão dos continentes. Por isso, as riquezas desta reserva botânica são inúmeras e muito apelativas para todas as idades.

A circulação é exclusivamente pedonal estando limitada aos trilhos já estabelecidos. Esta rede de caminhos é apoiada por oito parques de merendas, equipada com contentores de lixo, assadores e parqueamento informal.

Para conhecer alguns conselhos e obter mapa e percursos vá até ao Centro de Interpretação da Natureza, na estrada para a Fonte da Telha, ao lado da Guarda Fiscal. Prepara-se para ficar maravilhado com alguns miradouros secretos!

Onde: Estr. Florestal da Fonte da Telha, 2825-486

Mais informações: ICNF

Miradouro dos Capuchos

costa da caparica

Para contemplar a beleza e diversidade natural da Caparica desde cima, o Miradouro dos Capuchos é o local perfeito: oferece uma vista incrível da cidade, do mar, de todas as praias desde o Bico d’Areia até para lá da Fonte da Telha. Podem também observar a Torre do Bugio, alguns locais de Lisboa, Oeiras, Cascais e a Serra de Sintra.

É o local perfeito para tirarem fotografias únicas!

Onde: R. Miradouro dos Capuchos, Caparica

Mais informações: Guia da Cidade

Olho de Boi

olho de boi elevador panorâmico boca do vento
Fotografia: Lifecooler

Podem aceder ao Olho de Boi descendo o Elevador Panorâmico da Boca do Vento, que liga a parte histórica de Almada, também conhecida por “Almada Velha” , aos antigos estaleiros do Olho de Boi, agora transformados em zona de lazer, ou percorrendo a zona ribeirinha desde Cacilhas e apreciando a vista impressionante para Lisboa e a Ponte 25 de Abril.

O Jardim do Rio oferece um amplo espaço relvado, servido por alguns restaurantes e esplanadas, onde as crianças podem brincar e os pais descontrair.

Da cabine panorâmica do elevador desfruta-se uma excelente vista sobre o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa.

No Olho de Boi podem visitar também o Museu Naval de Almada.

Onde: Olho de Boi, 2800-050 Almada

Mais informações: Moovit

Na hora da diversão

Parque Urbano da Costa da Caparica

parque urbano da costa da caparica santo antónio

Também conhecido como Parque de Santo António, o Parque Urbano da Costa da Caparica é um espaço ótimo para levar as  crianças: cravado junto à linha de praia, concilia tudo aquilo que de melhor a Natureza tem para oferecer.

A área é enorme (14 hectares de área, perfumados pelo cheiro a mar) e tem disponíveis diversos parques infantis, slide, campos de futebol, basquetebol e ténis, além de extensos relvados para fazerem piqueniques e brincarem livremente!

Depois de tamanha diversão em contacto directo com a Natureza, aproveitem para repor as energias na Pastelaria de Santo António, que fica mesmo em frente, e onde são produzidos, desde  1942, os melhores pastéis de nata e argila da região.

Onde:2825-450 Costa da Caparica

Mais informações: Guia da Cidade

Fun Parque de São João

fun parque são joão

O Fun Parque é um parque de aventuras que proporciona actividades desportivas ligadas à natureza. Neste espaço de 8  hectares podem fazer arborismo, brincar nos insufláveis e no playground, jogar splatmaster e paintball. É garantia de uma tarde de muita diversão!

Mais informações: Fun Parque de São João

Parque Aventura da Charneca da Caparica

Parque Aventura da Charneca da Caparica
Fotografia: Lifecooler

Espaços de mata, clareiras relvadas, zonas de prado e áreas de recreio infantil e juvenil compõem o Parque Aventura da Charneca. A cruzá-los, foram traçados percursos cicláveis e caminhos pedonais, que o convidam a descobrir este lugar único.

Há ainda duas paredes para iniciação à escalada, um escorrega em talude e uma espécie de teia aranha, em corda tensada, que convida os mais novos a trepar até bem ao alto, para além de percursos cicláveis em terra batida.

Quem quiser pode também fazer um piquenique no parque de merendas do Parque Aventura, onde há mesas e bancos corridos em madeira, à sombra dos pinheiros.

Onde:R. Eugénio Salvador 47, Charneca de Caparica

Mais informações: Câmara Municipal de Almada

Transpraia

Transpraia

Percorra o extenso areal da Costa da Caparica de comboio!

Um trajeto de 9km até à Fonte da Telha, inaugurado em 1960, e que foi, na época, o primeiro acesso a algumas praias então remotas. Após a implementação do Projeto Polis, o Transpraia foi afastado da sua estação original, podendo agora encontrar-se a estação de partida junto ao Parque de Campismo da Praia Nova.

Nada como sentir o vento no rosto enquanto observamos a paisagem: de um lado, a protegida Arriba Fóssil da Costa da Caparica, e do outro, o Oceano Atlântico no seu esplendor. Uma atividade única!

Onde: R. Parque Infantil 1, 2825-328 Costa da Caparica

Mais informações: Transportes XXI

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Quer viva em Lisboa quer esteja apenas de passagem, de certeza que vai adorar visitar Lisboa através dos nossos olhos.

Atividades na Natureza para toda a família!

A 200 metros da praia!

Um oásis de diversão mesmo junto à praia!