Aproveitem a praia, mas não deixem passar a oportunidade de descobrir a Caparica em toda a sua plenitude!
A Costa da Caparica é um dos destinos de eleição dos lisboetas quando o calor começa a chegar: basta atravessar a Ponte 25 de Abril para descobrir um extenso areal onde os pais podem relaxar e as abobrinhas brincar. Mas, além da praia, o que visitar na Costa da Caparica com crianças?
A Costa de Caparica tem historicamente, uma forte ligação ao mar, é uma terra construída por pescadores, inculcada por uma forte cultura e tradição de raízes piscatórias (com destaque para a Arte Xávega) que lhe conferem a sua singular identidade.
No entanto, esta região do concelho de Almada tem muito mais a oferecer! Aproveite a praia, mas não deixe passar a oportunidade de realizar outras atividades igualmente divertidas, enquanto explora a Caparica.
Património e Museus
Fragata D. Fernando II e Glória
A Fragata D. Fernando II e Glória é um monumento por si só, de tão bonita e em bom estado que está, mas, em 1998, foi também transformada em navio-museu, de forma a que todos possamos descobrir mais sobre a História do nosso país e a vida no mar.
Naveguem até Cacilhas para descobrir esta unidade tão especial do Museu da Marinha! Subam a bordo, façam uma viagem pela História e sintam-se verdadeiros marinheiros, enfrentando o mar destemidamente!
Recomendamos as visitas guiadas com o marinheiro Sardinha (confiram as datas!), nas quais crianças e pais podem conhecer a história e funções de cada espaço e objeto do último navio exclusivamente à vela da marinha portuguesa.
Da proa para a popa, do convés ao porão, o marinheiro sardinha explora os mais diversos temas e curiosidades, sempre em interação com os visitantes, recheadas de muitas surpresas.
Onde: A Fragata encontra-se em doca seca na doca nº2 da ex Parry & Son em Cacilhas, a cerca de 150 metros do terminal dos Cacilheiros.
Museu do Surf
No espaço dedicado à modalidade é possível encontrar, por exemplo, imagens de 1927, das primeiras em toda a Europa, captadas em Leça da Palmeira, mas também uma coleção vasta de pranchas de surf que revelam bem a evolução da modalidade. O Museu do Surf funciona no piso superior da Loja da Lufi Surf School e é de entrada gratuita.
Onde: Avenida General Humberto Delgado, nº 47.
Mais informações: Museu do Surf
Convento dos Capuchos
As linhas elegantes do Convento dos Capuchos estabelecem o ponto de equilíbrio com a magnífica vista alcançada a partir do seu miradouro. Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a partir do Convento dos Capuchos é possível contemplar Lisboa, a Serra de Sintra, a baía de Cascais, o Bugio, a Torre de S. Julião, até à Serra da Arrábida e ao Cabo Espichel.
A simplicidade e o despojamento do edifício reflectem os princípios dos frades franciscanos, para quem este local de culto foi construído no século XVI.
Todo o ambiente envolvente, com vista sobre o mar, rodeado de agradáveis jardins, afastado do bulício dos grandes centros, mas a poucos minutos de Lisboa, faz do Convento dos Capuchos um local de visita obrigatória para os amantes do património e da natureza.
Onde: R. Miradouro dos Capuchos, 2825-041 Caparica
Mais informações: Câmara Municipal de Almada
Solar dos Zagallos
Uma visita ao Solar dos Zagallos revela-se uma viagem no tempo, a partir dos recantos desta acolhedora casa apalaçada do século XVIII. Na altura, a Sobreda era das terras «fidalgas» da Caparica.
Para receber o rei D. João VI foram construídos os dois salões nobres que distinguem este palácio, espaços abertos aos visitantes. Os estuques, os azulejos e os frescos valem, só por si, uma visita demorada.
O Solar dos Zagallos é um espaço de memória dinâmico, pólo que pretende preservar a identidade local através de uma regular atividade cultural, onde se destacam as exposições, os concertos, os recitais e as iniciativas para os mais novos.
Um dia no Solar dos Zagallos é uma excelente oportunidade para fugir ao bulício da vida citadina, aproveitando a calma que se vive nesta quinta, a poucos minutos da via rápida que segue para a Costa da Caparica.
Onde: Largo António José Piano Júnior, Sobreda
Mais informações: Câmara Municipal de Almada
Casa da Cerca
A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea iniciou a sua actividade em 1993, acolhendo um vasto projecto cultural. Na Casa da podem apreciar exposições que destacam as Artes Plásticas e o Desenho como património cultural de Almada, e também passear pelo maravilhoso Jardim Botânico.
Para além da Estufa, do Herbário e do anfiteatro ao ar livre, o Jardim organiza-se em torno de seis zonas estruturantes – Mata, Pomar das Gomas, Jardim dos Óleos, Jardim das Telas, Jardim dos Pigmentos e Jardim dos Pintores – onde se encontram espécie botânicas cujos componentes vegetais originam materiais que dão corpo e forma à realização artística.
Onde: R. Cerca 2, 2800-050 Almada
Mais informações: Câmara Municipal de Almada
Cristo Rei
Erguido 215 metros acima do nível do mar e oferecendo uma panorâmica de 360 graus sobre as duas margens do Rio Tejo, o Cristo Rei é um dos pontos de visita obrigatória.
Milhares de pessoas visitam este santuário que, com Fátima e Santiago de Compostela, forma o triângulo de ouro dos peregrinos na Península Ibérica.
Na entrada do recinto existe um edifício de acolhimento, em frente ergue-se a estátua do Redentor, voltado para Lisboa por uma razão simbólica: ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.
Onde: Alto do Pragal, Av. Cristo Rei, 2800-058 Almada
Mais informações: Santuário Nacional de Cristo Rei
Ecomuseu Municipal do Seixal
Se quiserem dar um saltinho até ao Seixal (20 quilómetros) não deixem de visitar o Ecomuseu Municipal, que integra oito locais: o Núcleo da Mundet, o Núcleo Naval, a Quinta da Trindade, a Olaria Romana, o Moinho de Maré de Corroios, a Fábrica de Pólvora, a Quinta de S. Pedro, a Tipografia Popular e as Embarcações tradicionais.
Por falar em embarcações, não deixem de fazer um passeio no Falua, o passeio de barco mais encantador da margem sul, que percorre toda a zona ribeirinha. Depois, passem pela Mundet Factory para um almoço ou um jantar que vai agradar a toda a família!
Onde: Seixal.
Mais informações: Câmara Municipal do Seixal
Natureza e Jardins
Praias
Da Cova do Vapor à Fonte da Telha, das mais reservadas Praias de São João às concorridas praias da frente caparicana, a longa extensão de praias da Costa da Caparica é uma atracção imperdível: são mais de 30km de praia contínua, circundados pelo infinito Oceano Atlântico e pela impressionante Arriba Fóssil (um dia, o mar tocou aquelas rochas!).
Os amantes dos desportos naúticos também podem divertir-se na Costa: as suas praias são dotadas de condições extraordinárias para a prática de surf e dos outros desportos. Com muitos picos por onde escolher, a zona para a prática da modalidade vai desde a Cova do Vapor, passando pelos pontões Praia do CDS até a Praia da Nova Vaga (Kitesurf), onde é possível encontrar ondas para os vários níveis de surf.
Arriba Fóssil da Costa da Caparica
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, numa extensão de 13 km. Esta obra prima natural, esculpida pelo mar e desenhada pelo vento em tempos remotos, representa um elemento incontornável do património natural do concelho de Almada.
A paisagem desta Área Protegida é, no geral, o resultado de uma profunda humanização (com a cidade da Costa da Caparica a nascer na sua escarpa), apesar de ser também uma área de impressionante conservação natural: a Arriba e a Mata dos Medos são paisagens lindíssimas onde se pode, ainda, encontrar vestígios do mar que ali outrora bateu.
Mais informações: ICNF
Mata dos Medos
A Mata dos Medos está inserida na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, esculpida pela violência das vagas oceânicas da Era Quaternária e pelo capricho dos vários elementos erosivos, já depois da emersão dos continentes. Por isso, as riquezas desta reserva botânica são inúmeras e muito apelativas para todas as idades.
A circulação é exclusivamente pedonal e foram recentemente criados Passadiços que facilitam o passeio em família. Esta rede de caminhos é apoiada por oito parques de merendas, equipada com contentores de lixo, assadores e parqueamento informal.
Para conhecer alguns conselhos e obter mapa e percursos vá até ao Centro de Interpretação da Natureza, na estrada para a Fonte da Telha, ao lado da Guarda Fiscal. Preparam-se para ficar maravilhados com alguns miradouros secretos!
Onde: Estr. Florestal da Fonte da Telha, 2825-486
Mais informações: ICNF
Miradouro dos Capuchos
Para contemplar a beleza e diversidade natural da Caparica desde cima, o Miradouro dos Capuchos é o local perfeito: oferece uma vista incrível da cidade, do mar, de todas as praias desde o Bico d’Areia até para lá da Fonte da Telha. Podem também observar a Torre do Bugio, alguns locais de Lisboa, Oeiras, Cascais e a Serra de Sintra.
É o local perfeito para tirarem fotografias únicas!
Onde: R. Miradouro dos Capuchos, Caparica
Mais informações: Guia da Cidade
Olho de Boi
Podem aceder ao Olho de Boi descendo o Elevador Panorâmico da Boca do Vento, que liga a parte histórica de Almada, também conhecida por “Almada Velha” , aos antigos estaleiros do Olho de Boi, agora transformados em zona de lazer, ou percorrendo a zona ribeirinha desde Cacilhas e apreciando a vista impressionante para Lisboa e a Ponte 25 de Abril.
O Jardim do Rio oferece um amplo espaço relvado, servido por alguns restaurantes e esplanadas, onde as crianças podem brincar e os pais descontrair.
Da cabine panorâmica do elevador desfruta-se uma excelente vista sobre o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa.
No Olho de Boi podem visitar também o Museu Naval de Almada.
Onde: Olho de Boi, 2800-050 Almada
Mais informações: Moovit
Parque da Paz
Em Almada, a paz… é mesmo possível!
Neste lugar incrível podem fazer de tudo, desde andar de bicicleta, fazer lanches, festas de aniversários, e descobrir a natureza e os insetos, porque existem visitas guiadas que podem reservar antecipadamente.
Destaque para a fauna e flora do local: abetos, pinheiros, oliveiras ou cupressos são alguns dos elementos que compõem as 114 espécies de árvores, arbustos e herbáceas da flora no Parque da Paz.
Na hora da diversão
Quantum Park Almada
Saltar, trepar e surfar: são os verbos que resumem, na perfeição, as aventuras radicais que o Quantum Park oferece às abobrinhas… e aos pais mais corajosos! Neste mega-parque de diversão indoor, localizado na Charneca da Caparica, a diversão está garantida!
A família Pumpkin já foi ao parque do Cacém e ficou fã – temos certeza que o parque de Almada é igualmente divertido e já queremos visitar também!
Adorámos sobretudo a área Climb para fazer escalada, onde toda a família subiu até ao teto – mesmo a mãe que tem medo de alturas sentiu-se segura para trepar até acima.
Na área Jump há uma secção divertidíssima onde brincamos aos ninjas, saltando de obstáculo em obstáculo, com falhanços épicos e hilariantes como nos jogos sem fronteiras da nossa infância.
Onde: 2820-473 – Charneca da Caparica
Mais informações: site do Quantum Park
Parque Urbano da Costa da Caparica
Também conhecido como Parque de Santo António, o Parque Urbano da Costa da Caparica é um espaço ótimo para levar as crianças: cravado junto à linha de praia, concilia tudo aquilo que de melhor a Natureza tem para oferecer.
A área é enorme (14 hectares de área, perfumados pelo cheiro a mar) e tem disponíveis diversos parques infantis, slide, campos de futebol, basquetebol e ténis, além de extensos relvados para fazerem piqueniques e brincarem livremente!
Depois de tamanha diversão em contacto directo com a Natureza, aproveitem para repor as energias na Pastelaria de Santo António, que fica mesmo em frente, e onde são produzidos, desde 1942, os melhores pastéis de nata e argila da região.
É também no Parque Urbano que todos os anos decorre o Festival Sol da Caparica, que tem um dia dedicado apenas às crianças.
Onde:2825-450 Costa da Caparica
Mais informações: Guia da Cidade
Fun Parque de São João
O Fun Parque é um parque de aventuras que proporciona actividades desportivas ligadas à natureza. Neste espaço de 8 hectares podem fazer arborismo, brincar nos insufláveis e no playground, jogar splatmaster e paintball.
É garantia de uma tarde de muita diversão – a Equipa Pumpkin já lá passou uma manhã de grande adrenalina e superação, que ficou na memória de todos!
Mais informações: Fun Parque de São João
Parque Aventura da Charneca da Caparica
Espaços de mata, clareiras relvadas, zonas de prado e áreas de recreio infantil e juvenil compõem o Parque Aventura da Charneca. A cruzá-los, foram traçados percursos cicláveis e caminhos pedonais, que o convidam a descobrir este lugar único.
Há ainda duas paredes para iniciação à escalada, um escorrega em talude e uma espécie de teia aranha, em corda tensada, que convida os mais novos a trepar até bem ao alto, para além de percursos cicláveis em terra batida.
Quem quiser pode também fazer um piquenique no parque de merendas do Parque Aventura, onde há mesas e bancos corridos em madeira, à sombra dos pinheiros.
Onde:R. Eugénio Salvador 47, Charneca de Caparica
Mais informações: Câmara Municipal de Almada
Também vos pode interessar:
- Férias em Família: as melhores dicas e sugestões
- Férias com crianças em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
- Campos de Férias Portugal: descubram os melhores por todo Portugal
- Campos de Férias em Lisboa
- Campos de Férias Porto
- Os melhores colónias de férias em Portugal com estadia.
- Qual o melhor parque aquático em Portugal? Consulte a nossa seleção
- Parques Aquáticos Lisboa, como Splash Seixal
- Parques Aquáticos no Norte de Portugal como Parque Aquático de Amarante
- Parques Aquáticos no Algarve, como Slide and Splash, Aquashow e Aqualand
- Alojamentos para Famílias:
- Os melhores hotéis para crianças
- Acampar com crianças em Portugal
- Glamping em Portugal: Acampamento de Luxo!
- Espreitem estes sítios giros para fazer turismo rural no Alentejo
Acho muito interessante o vosso trabalho. Obrigada
Agradecemos o feedback, Paula!
Saudações abobrinhas 🙂
Excelente artigo! Afinal há imensas coisas para fazer, na “outra banda”! Fiquei mais culta! Obrigada pelas vossas dicas.