Menu
Família > Passear > Passeios

À conquista das Aldeias Históricas Portuguesas

Aldeias Históricas

São 12 as Aldeias Históricas Portuguesas.

Lugares encantadores onde a história e a tradição são os principais alicerces. Se quer umas férias à conquista da história portuguesa, não pode perder este excelente roteiro pelas Aldeias Históricas.

O que não pode perder nas Aldeias Históricas Portuguesas: 

Belmonte

Belmonte

Terra de Judeus e berço dos Cabrais, Belmonte integrava a linha defensiva que protegia o Alto Côa.

Esta aldeia histórica tem uma oferta cultural muito rica e recomenda-se a visita do castelo, com a sua janela manuelina, verdadeira jóia granítica, de onde poderá contemplar a Serra da Estrela, o Museu dos Descobrimentos, o Museu Judaico, o Ecomuseu do Zêzere e o Museu do Azeite.

Para mais informações: 

Consulte o site da Câmara Municipal de Belmonte

Museus em Almeida

Museu de Almeida

A região de Almeida tem diversos museus onde pode conhecer ainda melhor a nossa história como é o caso do Museu Histórico-Militar de Almeida, que conta com uma reconstituição da História de Portugal desde a época medieval até à era contemporânea.

Para mais informações: 

 

Burros em Castelo Rodrigo

Burros em Castelo Rodrigo

Passeio de Burro para miúdos e graúdos, uma oportunidade de contacto com burros e observação da natureza, passeie pelo Castelo Rodrigo que se situa em Figueira de Castelo Rodrigo.

Veja o nosso artigo sobre os Burros Lanudos!

Para mais informações:

Passear na Reserva Faia Brava

Reserva da Faia Brava

A Reserva da Faia Brava é a primeira área protegida privada do país. Situado no Vale do Côa, nos concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, a reserva conta com cerca de 850 hectares exclusivamente reservados para a conservação da natureza.

Na Faia Brava foram já identificadas 180 espécies de plantas e 40 espécies de aranhas e 130 espécies de insectos (listagem em permanente actualização).

Veja o nosso artigo sobre a Reserva Faia Brava.

Para mais informações: 

Museu Côa

Museu do Côa

Leve os seus pequenos a uma visita ao Museu do Côa situado em Vila Nova de Foz Côa para fazerem uma viagem no tempo até ao início do desenvolvimento da Humanidade.

O Museu do Côa é um espaço cultural idealizado para promover o património histórico e cultural do Sítio Pré-histórico de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa, reconhecido pela UNESCO como Património Mundial.

Veja o nosso artigo sobre o Museu Côa.

Para mais informações:

Pinturas rupestres

Pinturas

A Arte Rupestre é a mais antiga memória gráfica da Humanidade. Ao longo das Aldeias Históricas pode encontrar vários locais com pinturas rupestres como por exemplo no Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde estão identificadas vários conjuntos de gravuras e pinturas rupestres, que compõem seis galerias de arte: Canada do Inferno, Ribeira de Piscos, Penascosa, Quinta da Barca, Fariseu e Faia.

Para mais informações: 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.