Família > Passear > Sitios a visitar

Castelo de Guimarães

castelo de guimarães

Dê um passeio em família pela cidade de Guimarães e explore o Castelo de Guimarães.

O Castelo de Guimarães, como o nome indica, localiza-se na cidade de Guimarães – e é um dos grandes símbolos do nosso País.

Numa das suas muralhas, a inscrição não deixa espaço para dúvidas: “Aqui nasceu Portugal”. Os vimaranenses sublinham, com orgulho, que Guimarães é o Berço da Nação: foi nos limites da cidade de Guimarães que se formou o Condado Portucalense.

O Castelo de Guimarães foi mandado construir no século X pela Condessa Mumadona Dias, depois de ter ficado viúva. Os constantes ataques por parte dos mouros e normandos levou à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que vivia ao seu redor. Surgiu assim o Castelo de Guimarães.

Mais tarde, no século XII, o Conde D. Henrique e a Dona Teresa foram viver para este castelo, onde se diz ter nascido D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

O Castelo de Guimarães foi o primeiro castelo português a ter registos fotográficos que mostram a estrutura tal como se encontrava no séc. XIX.

Depois de séculos de abandono e ruína, o Castelo foi objecto de um imperativo restauro, levado a cabo na década de 30 do século XX, pela DGEMN. O objectivo destas obras de beneficiação foi reabilitar o lugar mais emblemático da castelologia nacional.

O Castelo de Guimarães é Monumento Nacional desde 1910 e foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007.

Morada: Rua Conde D. Henrique 4810 Guimarães

Contactos: Telf.  253 412 273 Email: [email protected]

Para mais informações: http://pduques.culturanorte.pt/pt-PT/castelo/histcast/ContentDetail.aspx

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *