O que visitar em Óbidos com crianças - Pumpkin.pt

O que visitar em Óbidos com crianças

Óbidos

Ainda não conhecem a Vila das Rainhas? É linda!

Entrar em Óbidos é fazer, literalmente, uma viagem à época medieval: estar envoltos nas suas muralhas transporta-nos na sensação de que estamos lá muito atrás, noutro tempo que não o presente. Mas o que visitar em Óbidos com crianças?

Os pontos de interesse são muitos, em qualquer altura do ano: percam-se pelas ruas e vielas da Vila das Rainhas, com as suas casas típicas e tão bonitas, partindo à descoberta sem mapas.

Ou, se preferirem, apontem as nossas sugestões de locais a não perder: há muito o que visitar em Óbidos com crianças. Se tiverem mais alguma sugestão, deixem-nos um comentário!

Alojamentos recomendados perto de Óbidos

Recomendamos o OHAI Nazaré, como alojamento indicado para famílias que ficam dentro de 30 minutos de Óbidos. O OHAI Nazaré é um excelente base para explorar a Costa Oeste e para fazer uma explicação de Óbidos. E como família Pumpkin, tem oportunidade de aproveitar o código promocional OHAI Nazaré para estadias.

Património e Museus

Castelo de Óbidos

Castelo de Óbidos o que visitar em óbidos com crianças

O Castelo de Óbidos é um dos mais bonitos Castelos de Portugal e foi transformado em Pousada, pelo que o acesso ao seu interior está condicionado apenas aos hóspedes da unidade – quem sabe não é uma boa oportunidade para dormirem como Reis e Princípes?

No entanto, hospedados ou não na Pousada do Castelo, não deixem de percorrer as suas Muralhas, de acesso livre.

São aproximadamente 1,5km de vistas mediavais deslumbrantes.

Se passeiam com crianças pequenas, tenham especial atenção aos limites das Muralhas, e mantenham-nas próximas e/ou ao colo, de forma a evitar acidentes: ao longo do percurso existem troços de caminho sem vedação, pelo que é necessária vigilância máxima.

A 07.07.2007, o Castelo de Óbidos foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Onde: Castelo de Óbidos, Vila de Óbidos.

Porta da Vila

Porta da Vila o que visitar em óbidos com crianças

É impossível entrar em Óbidos sem passar por ela – e ainda bem, é linda!

Na Porta da Vila pode ler-se que “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”, inscrição mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela protecção da Padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640.

No seu interior encontra-se a Capela da Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, com varandim barroco e azulejos azuis e brancos e com motivos alegóricos à Paixão de Cristo.

Largo de Santa Maria

Largo de Santa Maria o que visitar em óbidos com crianças

A Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja Matriz de Óbidos, é o principal templo de Óbidos.

Situada na praça com o mesmo nome, está ao lado de inúmeros outros pontos de interesse: o antigo Solar dos Aboins, o Telheiro, o Chafariz, o Pelourinho e o Museu Municipal.

A tradição afirma que a Igreja de Santa Maria foi originalmente um templo visigótico, posteriormente transformado em mesquita e de novo convertida ao cristianismo por D. Afonso Henriques em 1148, mas os Historiadores não têm certezas.

Uma coisa, no entanto, é clara: é uma Igreja lindíssima, de gosto barroco – tecto, azulejos e telas das naves.

Já o Telheiro serviu de mercado da Vila até ao início do século XX. 

O Pelourinho, por sua vez, era símbolo do poder Municipal, e apresenta as armas reais e o camaroeiro símbolo da Rainha D. Leonor.

Encontra-se por cima do chafariz da Praça de Santa Maria.

Onde: Largo de Santa Maria, Vila de Óbidos.

Livraria/Igreja de Santiago

Livraria - Igreja de Santiago o que visitar em óbidos com crianças

Óbidos é também conhecida como a Vila Literária e as livrarias originais e diferentes parecem, nas suas muralhas, cogumelos a nascer: a da Igreja de Santiago é uma mostra muito interessante da cultura, passado e presente, da Vila.

Esta Igreja é um dos edifícios mais emblemáticos de Óbidos e foi reconvertida na Grande Livraria de Santiago – um exemplo de reabilitação urbana e do património através de conceitos de criatividade e inovação, neste caso ligados à literatura e aos livros.

Situada dentro das muralhas da vila, na Cerca Velha, junto à entrada do castelo, neste espaço, além de uma grande variedade de livros, podem encontrar também projeção de filmes, debates, lançamento de livros e exposições, ou tomar simplesmente um chá ou um café.

Onde: 2510-057, Vila de Óbidos.

Museu Municipal de Óbidos

Museu Municipal Obidos
FOTOGRAFIA: OESTE CIM

A exposição permanente do Museu Municipal de Óbidos é uma viagem pela produção artística e pela devoção religiosa da história da Vila.

Destaca-se a colecção de pintura dos séculos XVI e XVII, onde constam obras de André Reinoso e Josefa d’Óbidos.

Onde: Rua Direita, 97, Vila de Óbidos.

Museu Paroquial de Óbidos

Museu Paroquial o que visitar em óbidos com crianças
FOTOGRAFIA: PORTUGAL TRAVEL

Recentemente recuperada com o apoio da Câmara Municipal, a Igreja de S. João Baptista, localizada junto à Porta da Vila, é um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do Património edificado em Óbidos.

Foi reconvertida no Museu Paroquial de Óbidos (ou de S. João), um ponto de encontro e diálogo entre a comunidade e as suas raízes, bem como um factor de crescimento cultural, articulando-se de perto com os restantes serviços de Museu na Vila de Óbidos.

Onde: Rua da Porta da Vila, Vila de Óbidos.

Parques e Jardins

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Com vista para a Foz do Arelho, a Lagoa de Óbidos é uma das mais bonitas do país – e uma das menos exploradas e conhecidas, mas oferece excelentes condições para a prática de desportos aquáticos, ou simplesmente para um bom passeio em família.

Recomendamos um passeio nos passadiços da Foz do Arelho, sobretudo ao final da tarde: a vista é lindissima e o passeio tranquilo.

Serra d’Aire e Candeeiros

Serra d'Aire e Candeeiros

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal e esta é a razão primeira da sua classificação como Parque Natural.

Morfologia cársica, natureza do coberto vegetal, a rede de cursos de água subterrâneos, uma fauna específica, nomeadamente cavernícola, e intensa atividade no domínio da extração da pedra são outros tantos aspetos que o diploma classificatório tenta preservar e disciplinar.

Mais informações: Dobrar Fronteiras

Hora de Diversão

Rua Direita

rua direita o que visitar em óbidos com crianças

A Rua Direita é a cara mais famosa de Óbidos, uma rua pequena, estreita, patusca, onde é possível experimentar a Ginjinha em diferentes locais, quase de porta a porta.

As cores, as casas, a calçada, os pequenos e tradicionais comércios – são muitas as razões pelas quais esta rua ganha charme.

Percam-se sem direcção, aproveitem para fazer compras de artesanato local, tirem muitas fotografias (cada canto é mais fotogénico do que o anterior) e descubram Óbidos… sempre a direito!

Livraria do Mercado

Livraria do Mercado o que visitar em óbidos com crianças

Livros, livros e mais livros, mas o que esperar da Vila Literária?

Já dissemos: as suas livrarias são impressionantes e a do Mercado é mais uma das que queremos destacar.

Ocupando um artigo quartel de bombeiros, a Livraria do Mercado convive em perfeita simbiose com o Mercado Biológico de Óbidos e é muito original pelas suas estantes feitas com caixas de fruta reaproveitadas.

Onde: Rua Direita, 27, Vila de Óbidos.

Livraria da Adega

Livraria da Adega o que visitar em óbidos com crianças

Inserida no Espaço Ó, um espaço de ativação comunitária impulsionado pelo Município de Óbidos, esta livraria ocupa um antiga adega.

Original pelas estantes feitas a partir de caixas de vinhos, a Livraria da Adega dispõe também de um pequeno bar de vinhos para os papás degustarem entre leituras. É ótimo para visitar em Óbidos com crianças, porque eles entretêm-se com os livros e os pais com os brindes!

Onde: Rua da Porta da Vila, Vila de Óbidos.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *