Família > Passear > Passeios

O que visitar em Óbidos com crianças

óbidos

Ainda não conhecem a Vila das Rainhas? É linda!

Entrar em Óbidos é fazer, literalmente, uma viagem à época medieval: estar envoltos nas suas muralhas transporta-nos na sensação de que estamos lá muito atrás, noutro tempo que não o presente. Mas o que visitar em Óbidos com crianças?

Os pontos de interesse são muitos, em qualquer altura do ano: percam-se pelas ruas e vielas da Vila das Rainhas, com as suas casas típicas e tão bonitas, partindo à descoberta sem mapas. Ou, se preferirem, apontem as nossas sugestões de locais a não perder.

O que visitar em Óbidos com crianças

Património e Museus

Castelo de Óbidos

castelo de óbidos

O Castelo de Óbidos é um dos mais bonitos Castelos de Portugal e foi transformado em Pousada, pelo que o acesso ao seu interior está condicionado apenas aos hóspedes da unidade – quem sabe não é uma boa oportunidade para dormirem como Reis e Princípes?

No entanto, hospedados ou não na Pousada do Castelo, não deixem de percorrer as suas Muralhas, de acesso livre. São aproximadamente 1,5km de vistas mediavais deslumbrantes.

Se passeiam com crianças pequenas, tenham especial atenção aos limites das Muralhas, e mantenham-nas próximas e/ou ao colo, de forma a evitar acidentes: ao longo do percurso existem troços de caminho sem vedação, pelo que é necessária vigilância máxima.

A 07.07.2007, o Castelo de Óbidos foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Onde: Castelo de Óbidos, Vila de Óbidos.

Porta da Vila

Porta-da-Vila-Obidos
Fotografia: Portugal Travel

É impossível entrar em Óbidos sem passar por ela – e ainda bem, é linda!

Na Porta da Vila pode ler-se que “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”, inscrição mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela protecção da Padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640.

No seu interior encontra-se a Capela da Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, com varandim barroco e azulejos azuis e brancos e com motivos alegóricos à Paixão de Cristo.

Largo de Santa Maria

Largo de Santa Maria
Fotografia: Visitas Virtuais

A Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja Matriz de Óbidos, é o principal templo de Óbidos. Situada na praça com o mesmo nome, está ao lado de inúmeros outros pontos de interesse: o antigo Solar dos Aboins, o Telheiro, o Chafariz, o Pelourinho e o Museu Municipal.

A tradição afirma que a Igreja de Santa Maria foi originalmente um templo visigótico, posteriormente transformado em mesquita e de novo convertida ao cristianismo por D. Afonso Henriques em 1148, mas os Historiadores não têm certezas. Uma coisa, no entanto, é clara: é uma Igreja lindíssima, de gosto barroco – tecto, azulejos e telas das naves.

Já o Telheiro serviu de mercado da Vila até ao início do século XX. O Pelourinho, por sua vez, era símbolo do poder Municipal, e apresenta as armas reais e o camaroeiro símbolo da Rainha D. Leonor. Encontra-se por cima do chafariz da Praça de Santa Maria.

Onde: Largo de Santa Maria, Vila de Óbidos.

Livraria/Igreja de Santiago

livraria de santiago
Fotografia: Vila Literária de Óbidos

Óbidos é também conhecida como a Vila Literária e as livrarias originais e diferentes parecem, nas suas muralhas, cogumelos a nascer: a da Igreja de Santiago é uma mostra muito interessante da cultura, passado e presente, da Vila.

Esta Igreja é um dos edifícios mais emblemáticos de Óbidos e foi reconvertida na Grande Livraria de Santiago – um exemplo de reabilitação urbana e do património através de conceitos de criatividade e inovação, neste caso ligados à literatura e aos livros.

Situada dentro das muralhas da vila, na Cerca Velha, junto à entrada do castelo, neste espaço, além de uma grande variedade de livros, podem encontrar também projeção de filmes, debates, lançamento de livros e exposições, ou tomar simplesmente um chá ou um café.

Onde: 2510-057, Vila de Óbidos.

Museu Municipal

Museu Municipal Obidos
Fotografia: Oeste CIM

A exposição permanente do Museu Municipal de Óbidos é uma viagem pela produção artística e pela devoção religiosa da história da Vila.

Destaca-se a colecção de pintura dos séculos XVI e XVII, onde constam obras de André Reinoso e Josefa d’Óbidos.

Onde: Rua Direita, 97, Vila de Óbidos.

Museu Paroquial de Óbidos

Igreja-de-Sao-Joao-Baptista-Museu-Paroquial-Obidos
Fotografia: Portugal Travel

Recentemente recuperada com o apoio da Câmara Municipal, a Igreja de S. João Baptista, localizada junto à Porta da Vila, é um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do Património edificado em Óbidos.

Foi reconvertida no Museu Paroquial de Óbidos (ou de S. João), um ponto de encontro e diálogo entre a comunidade e as suas raízes, bem como um factor de crescimento cultural, articulando-se de perto com os restantes serviços de Museu na Vila de Óbidos.

Onde: Rua da Porta da Vila, Vila de Óbidos.

Parques e Jardins

Lagoa de Óbidos

Lagoa_de_Obidos

Com vista para a Foz do Arelho, a Lagoa de Óbidos é uma das mais bonitas do país – e uma das menos exploradas e conhecidas, mas oferece excelentes condições para a prática de desportos aquáticos, ou simplesmente para um bom passeio em família.

Serra d’Aire e Candeeiros

Serra de Aire e Candeeiros
Fotografia: DOBRARFRONTEIRAS.COM

As serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal e esta é a razão primeira da sua classificação como Parque Natural.

Morfologia cársica, natureza do coberto vegetal, a rede de cursos de água subterrâneos, uma fauna específica, nomeadamente cavernícola, e intensa atividade no domínio da extração da pedra são outros tantos aspetos que o diploma classificatório tenta preservar e disciplinar.

Mais informações: Dobrar Fronteiras

Hora de Diversão

Rua Direita

rua direita obidos
Fotografia: Óbidos – Casa do Lago

A Rua Direita é a cara mais famosa de Óbidos, uma rua pequena, estreita, patusca, onde é possível experimentar a Ginjinha em diferentes locais, quase de porta a porta. As cores, as casas, a calçada, os pequenos e tradicionais comércios – são muitas as razões pelas quais esta rua ganha charme. Percam-se sem direcção, aproveitem para fazer compras de artesanato local, tirem muitas fotografias (cada canto é mais fotogénico do que o anterior) e descubram Óbidos… sempre a direito!

Livraria do Mercado

livraria do mercado
Fotografia: Vila Literária de Óbidos

Livros, livros e mais livros, mas o que esperar da Vila Literária? Já dissemos: as suas livrarias são impressionantes e a do Mercado é mais uma das que queremos destacar.

Ocupando um artigo quartel de bombeiros, a Livraria do Mercado convive em perfeita simbiose com o Mercado Biológico de Óbidos e é muito original pelas suas estantes feitas com caixas de fruta reaproveitadas.

Onde: Rua Direita, 27, Vila de Óbidos.

Livraria da Adega

livraria da adega
Fotografia: Vila Literária de Óbidos

Inserida no Espaço Ó, um espaço de ativação comunitária impulsionado pelo Município de Óbidos, esta livraria ocupa um antiga adega. Original pelas estantes feitas a partir de caixas de vinhos, a Livraria da Adega dispõe também de um pequeno bar de vinhos para os papás degustarem entre leituras.

Onde: Rua da Porta da Vila, Vila de Óbidos.

Escapadinha:

Ô Hotel Golf Mar Vimeiro – Vimeiro

Ô Hotel Golf Mar Vimeiro - Vimeiro

Descubra a apenas 50 km norte de Lisboa, aninhado à beira-mar, o Ô Golf Mar, um hotel intemporal e emblemático onde a tradição portuguesa de bem-receber se alia à procura de novas experiencias. Neste lugar com muitas histórias para partilhar e onde o eco do riso revitaliza a alma, todos são convidados: pais e filhos, avós e netos. Compartilhe a alegria em família na piscina interior aquecida, no Vimeiro Clube Aventura ou na Surf Academy. A localização excecional, a gastronomia caseira e a hospitalidade genuína fazem do Vimeiro um destino incontornável quer esteja em lazer ou em trabalho. O Ô Hotel Golf Mar dispõe de Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

Mais informações: Hotel Golf Mar

Dolce Campo Real – Torres Vedras

Dolce Campo Real - Torres Vedras

O CampoReal Resort éum luxuoso resort de 5 estrelas, localizado no Concelho de Torres Vedras. O Resort dispõe de 151 quartos de hotel, um desafiante campo de golfe de 18 buracos, um centro equestre e várias salas de reunião com capacidade até 650 pessoas, o que o torna no local ideal para todo o tipo de eventos e reuniões de negócio.

Mais informações: Dolce

H2otel – Covilhã H2otel - Covilhã 

Dispõe de 90 quartos, dos quais 17 são suites e suites duplex, com uma deslumbrante paisagem sobre o Vale Glaciar da Alforfa na vertente sudoeste da Serra da Estrela.

Mais informações: H2otel

Parque Rural Tambor – Aveiras de Cima

Parque Rural Tambor - Aveiras de Cima (Azambuja)

Uma quinta de família que tinha como única cultura a vinha transformou-se num local de atividades rurais ao ar livre, onde pequenos e graúdos podem aproveitar os prados verdes para praticar diversas modalidades. Fica o convite a todos aqueles que queiram experimentar um mundo diferente – o rural.

Mais informações: Tambor

Martinhal Beach Resort & Hotel 

Martinhal Beach Resort & Hotel - Cascais e Chiado

A marca Martinhal nasceu com o Martinhal Beach Resort & Hotel em Sagres, que tem agora 5 anos e foi o primeiro do pequeno grupo de hotéis e resorts que os proprietários da marca estão a construir na intenção de ser child-friendly.

Mais informações: Martinhal 

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Uma cidade que vai encantar miúdos e graúdos!

Saiba como aproveitar o melhor de Aveiro, nossa "Veneza Portuguesa", com os mais pequenos.

Embora gelado em algumas alturas do ano, é um local super aconchegante para ir com os miúdos.