Família > Passear > Sitios a visitar

Parque Natural do Douro Internacional: vistas de tirar o fôlego!

Fotografia: Breaking Dad

Conheçam o Parque Natural do Douro Internacional, perfeito para as abobrinhas que amam a natureza.

Criado em 1998, o Parque Natural do Douro Internacional integra parte dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. Abrange cerca de 122 km de troço fronteiriço do Rio Douro e do seu afluente, o Rio Águeda.

É um vale profundo, encaixado e de margens escarpadas e a sua paisagem é uma das vistas mais bonitas que Portugal tem para oferecer. Foi também por isso considerado Património Mundial pela UNESCO!

Reunam a família e não deixem de visitá-lo: miradouros incríveis, muito verde e uma curiosa fauna dão muita vida a este parque!

Mapa do Parque Natural do Douro Internacional

Mapa Parque Natural do Douro

O que visitar no Parque Natural do Douro Internacional

Miradouro de São João das Arribas

Miradouro São João das Arribas

Fotografia: Rota Terra Fria

O Miradouro de São João das Arribas oferece uma das mais belas vistas da região. É possível ter uma visão panorâmica para o rio Douro, daquelas inesquecíveis!

Lembrem-se de levar um cesto de piquenique bem recheado, pois no local há uma zona de merendas. Um pequeno parque infantil também promete fazer a alegria dos miúdos.

Cascata da Faia da Água Alta

Cascata Faia D´água

Fotografia: Douro Valley 

Localizada em Lamoso, na freguesia de Bemposta, a Cascata de Faia da Água Alta destaca-se por ter uma cor pura de azul. A cascata também chama a atenção pelo seu tamanho: é uma das maiores quedas de água em Portugal!

As águas precipitam-se de uma altura de 35 metros até atingirem as águas do Rio Douro. Misturadas ao verde da vegetação local e ao cinzento e castanho das rochas, formam uma composição visual cheia de cor.

Mas antenção! O percurso para chegar à cascata é considerado de dificuldade moderada, ou seja, nem todas as abobrinhas podem (e devem) encarar esta aventura. É desaconselhado, por exemplo, que sejam transportadas crianças de colo e a família deve tomar cuidados, com o uso de calçado e roupa apropriada. Tendo isso em mente, é só apreciar a vista!

Castelo Rodrigo

Cisterna Castelo Rodrigo

Fotografia: Casa da Cisterna

Castelo Rodrigo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, é um sítio imperdível para se conhecer na região. Por lá, há vários pontos de interesse, mas sugerimos começar com um simples passeio pelas ruas encantadoras da pequena aldeia. Caminhar entre as casinhas de cor amarelado já é um passeio encantador para toda a família!

Aldeia medieval, erguida no topo de uma colina isolada, a 820 metros de altitude, Castelo Rodrigo também tem muita história para contar. Não deixem de visitar o castelo da região, assim como a simpática Igreja Matriz.

As abobrinhas ainda se podem divertir muito fazendo o Passeio de Burros Lanudos, atividade que permite o contacto directo com estes magníficos animais, através das paisagens deslumbrantes de Castelo Rodrigo.

A nossa sugestão de hospedagem na aldeia é a Casa da Cisterna, super confortável para a família e com uma decoração fantástica! A casa tem também uma piscina com uma vista fabulosa, ideal para os dias mais quentes.

Albufeira de Santa Maria de Aguiar

Albufeira Santa Maria de Aguiar

Fotografia: Evasões

A Albufeira de Santa Maria de Aguiar está localizada no extremo sul do Parque Natural do Douro Internacional, no concelho de Figueira Castelo Rodrigo. As crianças terão a oportunidade de ver animais diferentes, pois este é um dos melhores locais da Beira Alta para se observar aves aquáticas.

Com sorte, podem-se observar aves como o Mergulhão-de-crista, o Mergulhão-pequeno, a Garça-real e a Cegonha-branca. O sítio é também ideal para uma pausa para lanchar, pois está equipado com zona de merendas.

Praia Fluvial da Congida

praias fluviais no NORTE - praia fluvial da congida

Já se imaginaram numa esplanada mágica suspensa sobre o rio Douro? Nesta praia fluvial é possível!

Localizada na albufeira da barragem de Saucelle, a praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, situa-se em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

Aqui, além da esplanada suspensa, há ainda uma piscina flutuante para miúdos e graúdos e podem contar com um bar/restaurante, um parque de diversões para crianças e ainda um parque de merendas com locais para realizar um belo de um churrasco.

Juntando a envolvência das encostas do Douro a tudo isto torna a praia inconfundível e única num cenário idílico.

Descubra as praias fluviais mais giras da região Norte

Quando visitar o Parque Natural do Douro Internacional?

As melhores alturas para visitar o Douro internacional são a primavera (entre abril e junho) e o outono (entre setembro e novembro). Nessas épocas do ano as temperaturas são mais amenas, o que torna o passeio mais agradável e confortável para toda a família.

Também é bom saber que é na primavera que a avifauna desta região se encontra no seu auge, com a chegada das espécies que apenas passam por aqui nessa altura.  Para apreciar as cores  dos carvalhos, dos castanheiros e das vinhas, recomendamos irem no outono: a região fica linda pintada de castanho!

Além disso, em fevereiro o Parque Natural do Douro Internacional ganha uma beleza extra, com o espetáculo das amendoeiras em flor. Imperdível!

Amendoeiras em flor Douro
Fotografia: Douro Valley
– O que visitar em Bragança com crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *