Família > Passear > Sitios a visitar

Praias Fluviais do Norte: descubra o paraíso nortenho!

praias fluviais do norte

Foto: Aldeias Portugal

Em pleno verão, queremos é sopas e descanso! Já pensou onde apanhar uns banhos de sol? Deixamo-vos aqui algumas ideias de praias fluviais no norte do país.

As férias dos mais pequenos chegaram no final de junho, mas só agora é tempo de ir finalmente de férias em família.

Aqui vos trazemos muitas sugestões para aproveitar ao máximo esta pausa para recarregar baterias e aproveitarem o tempo de diversão em família.

Se estão pela terra dos enchidos, do cozido à transmontana ou da francesinha, não se esqueçam de ir visitar as praias fluviais do norte. Vão ficar deslumbrados com a sua beleza e magia. Aqui poderão saber mais sobre algumas das praias mais conhecidas, assim como sobre os refúgios ainda por descobrir!

Estamos constantemente a acrescentar mais praias. Se conhecerem alguma que gostem e achem que deva fazer parte da lista, partilhem connosco!

Praias Fluviais do Norte de Portugal:

1. Praia Fluvial de Loriga

praia fluvial loriga
Foto: praiafluvial.pt

Situada na Louriga, a 18 quilómetros de Seia, no distrito da Guarda, a Praia Fluvial de Loriga é uma espécie de santuário para os amantes da natureza. Aqui podem encontrar a calma e a paz que tanto procuram e pela qual anseiam, sendo uma das praias fluviais mais procuradas pelos portugueses e não só – pelos turistas também!

Descubram tudo sobre a Praia Fluvial de Loriga.

2. Praia Fluvial do Azibo 

praia fluvial do Azibo - geral

Situada em Macedo de Cavaleiros, nas margens da Barragem do Azibo, no norte de Portugal, a praia fluvial fica a apenas 40 quilómetros de Bragança.

Considerada por vários anos consecutivos como praia limpa, e por isso galardoada com a Bandeira Azul, foi também classificada, em 2012, uma das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de praias fluviais – foi a única praia fluvial com este prémio a norte do Tejo.

Saibam tudo sobre a “Praia Fluvial do Azibo: à “beirinha” da barragem verdejante”.

3. Praia Fluvial de Adaúfe

Praia Fluvial de Adaúfe- vista relvado e agua

Localizada a cerca de 15 minutos de Braga na freguesia da Ribeira, a Praia Fluvial de Adaúfe, banhada pelo rio Cávado, é conhecida pela seu grande relvado e pela possibilidade de praticarem vários desportos.

Reconhecida, desde 2016, como praia com Bandeira Azul, não são só os locais que procuram este local para se refrescarem e aproveitarem os dias de verão – também os turistas o fazem.

Saibam mais detalhes da “Praia Fluvial de Adaúfe: o paraíso nortenho”.

4. Praia Fluvial do Trabulo (em Satão)

A Praia Fluvial do Trabule, no rio Vouga, concelho de Sátão, tem este verão novos estacionamentos após a remodelação da estrada, permitindo maiores facilidades de acesso e mais lugares de estacionamento.

Para além do estacionamento, a praia fluvial disponibiliza um bar e um parque de merendas. Conta ainda com a presença de nadadores salvadores, uma zona relvada para estender a toalha, balneário, chapinheiro para os mais novos e ainda um parque infantil.

Tudo isto para que se divirta e este seja um dia em grande!

5. Praia Fluvial da Congida

praias fluviais no NORTE - praia fluvial da congida

Já se imaginaram numa esplanada mágica suspensa sobre o rio Douro? Nesta praia fluvial, é possível!

Localizada na albufeira da barragem de Saucelle, a praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, situa-se em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

Aqui, além da esplanada suspensa, tem ainda uma piscina flutuante para miúdos e graúdos e podem contar com um bar/restaurante, um parque de diversões para crianças e ainda parque de merendas com locais para realizar um belo de um churrasco.

Juntando a envolvência das encostas do Douro a tudo isto torna a praia inconfundível e única num cenário idílico.

E, agora, vamos ao essencial para que nada falte nestes dias de pura diversão!

Para que tudo corra pelo melhor não se esqueça de levar proteção solar: assim ninguém apanha queimaduras – não é só com o fogo que não se brinca, com o sol também não! Quanto às refeições, podem sempre aproveitar o facto de estarem a passear para estender uma toalha e fazer um piquenique.

Caso queiram fazê-lo fora das praias fluviais, espreitem o melhor parque de merendas da vossa região: temos sugestões de sítios por todo o país. Não deixem de preparar receitas para piquenique, práticas e fáceis de fazer: será um piquenique tão delicioso quanto divertido.

Se quiserem passar só uma parte do dia numa praia fluvial, poderão sempre aproveitar a tarde ou a manhã num parque aquático, onde a aventura e a diversão estão asseguradas, ou não fosse esta uma receita infalível para roubar muitas gargalhadas aos pequenotes aí de casa!

Se vão continuar viagem e seguir para outro ponto do país, descubram outras praias fluviais de Portugal.

Procura um local calmo e entre a natureza para dar uns mergulhos e passar uma tarde tranquila? Aqui tem!

Uma praia fluvial à "beirinha" de uma Barragem, rodeada por vários tons de verde que faz dela um cenário que parece tirado de uma pintura.

Momentos tranquilos na relva com sombrinhas e atividades diversas é o que pode esperar de um dia nesta praia fluvial.

Agosto chegou e com ele o calor e a vontade de ir a banhos (de mar, rio ou mesmo de sol)!

No Verão ou no Inverno, o nosso país é de uma diversidade e riqueza enormes, e por isso os destinos e sítios a visitar com crianças multiplicam-se.

Pois é, ainda dá tempo de juntar toda a família para aproveitarem... à volta da mesa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *