Família > Passear > Sitios a visitar

Praia Fluvial de Mourão: mesmo às portas de Espanha

praia-fluvial-mourao - passadiço de madeira

Tranquilidade, paz e campo com sol e descanso. Esta é a receita para recarregar baterias numas férias (ainda que curtas). A Praia Fluvial de Mourão proporciona-lhe isso tudo e ainda mais quantas diversões!

Um local tranquilo, não muito populado, rodeado pelo rio, onde os chapéus de palha e as sombrinhas fazem as honras da casa nas horas mais quentes, permitindo uma sesta bem à moda alentejana. Esta é a descrição da Praia Fluvial de Mourão, situada no Interior do Alentejo.

Praia Fluvial de Mourão

Onde fica?

Localizada no Parque de Merendas de Mourão e a cerca de um quilómetro da vila de Mourão, no distrito de Évora, a Praia Fluvial de Mourão, inaugurada em julho do ano passado, constitui a maior praia certificada do lago de Alqueva.

Infraestruturas

Com cerca de 320 metros de areal e também uma zona de relvado, na qual existem cerca de 45 chapéus de praia de uso gratuito – para que deles possa usufruir basta chegar cedo para conseguir encontrar ainda algum disponível. Se não conseguir, poderá sempre levar o seu próprio chapéu e coloca-la na zona de areal da praia.

Aqui poderá ainda encontrar uma piscina flutuante para crianças com uma pequena altura e bastante perto do areal da praia, dispondo ainda de uma rede de segurança em seu redor para que as crianças não caiam em partes mais fundas do lado.

No entanto, também os crescidos têm direito a uma plataforma flutuante – esta já longe do areal-, na qual tem uma torre com uma escada e um escorrega para que possa dar aqueles típicos e divertidos saltos para a água (mas atenção, sempre com consciência para que não resulte em nenhuma desgraça!).

No que toca à segurança, a praia fluvial de Mourão é ainda composta por uma torre de vigilância e um posto para os nadadores salvadores socorrerem quem se encontrar em apuros.

praia fluvial de mourão - capa

Junto à praia tem o Parque de Merendas dispõe de mesas e bancos de madeira, churrasqueiras, e algumas sombras para que possa disfrutar dos seus snacks ou refeições. Além disso, tem ainda um quiosque onde poderá tomar uma bebida ou comer qualquer coisa caso não tenha levado a “marmita”.

Relativamente ao estacionamento, a praia contém cerca de 70 lugares, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas motores. Além disso, também a entrada para a praia fluvial é feita através de um passadiço de madeira, facilitando a deslocação destas pessoas.

Atividades

Na praia fluvial de Mourão tem ainda poucas opções de atividades, tendo em conta que a praia é bastante recente. Uma delas é a canoagem, desporto no qual os braços remam a todo o vapor para chegar ao seu destino. Um desporto que despoleta muitas gargalhadas e pode causar alguma irritação, uma vez que a canoa nem sempre vai para onde queremos (quem disse que remar é fácil?).Em alturas festivas (como no dia da criança), a Câmara Municipal organiza eventos neste espaço, com insufláveis e outras tantas atividades que divertem não só os miúdos, mas também os graúdos.

praia fluvial de mourão - canoagem

Pode sempre aproveitar o espaço para realizar alguns jogos de praia com os seus pequenos. Irá garantir uma tarde de muitos risos e alegria!

À medida que forem surgindo novas atividades, prometemos atualizar o artigo.

O que fazer por perto?

Ainda dentro do Município, pode sempre ir visitar o Museu da Aldeia da Luz, um espaço em xisto situado entre a aldeia da Luz e a margem do lago de Alqueva. No museu que recebeu, em 2005, uma menção honrosa da APOM (Associação Portuguesa de Museologia), na categoria de ‘Melhor Museu do País’, tem acesso a variadas exposições temporárias cuja abordagem gira em volta do objetivo deste espaço: dar a conhecer a história, identidade e a paisagem da região, no qual não se pode deixar de abordar o aparecimento da barragem e a submersão de uma aldeia local.

Tem também o Museu da Adega Cooperativa de Granja, no qual pode conhecer a história e a forma de produção de vinho e azeite nesta região alentejana, não descurando nunca os aromas e sabores partes integrante da cultura e identidade alentejana.

Pode ainda ir até ao Castelo de Mourão, odne terá a possibilidade de conhecer um pouco mais da história daquele espaço e da região em específico. Também o Jardim da Praça Pública de Mourão é outro local a não perder.

Veja ainda que outros locais o fazer no Alentejo com crianças.

 

Conheça outras praias fluviais no sul do país no artigo “Praias Fluviais do Alentejo: planícies alentejanas nos aguardem!“.

O Alentejo é uma zona imperdível, onde a história portuguesa e as paisagens estão de mãos dadas com a natureza!

O Alto Alentejo é uma zona imperdível, onde a história portuguesa está de mãos dadas com a natureza.

Em agosto, pleno verão, queremos é sopas e descanso! E que tal ir descansar ali às praias fluviais do alentejo?

Agosto chegou e com ele o calor e a vontade de ir a banhos (de mar, rio ou mesmo de sol)!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *