Família > Passear > Sitios a visitar

Praia Fluvial de Adaúfe: o paraíso nortenho

Praia Fluvial de Adaúfe - capa

Foto: praiafluvial.pt

Momentos tranquilos na relva com sombrinhas e atividades diversas é o que pode esperar de um dia nesta praia fluvial.

Custou, mas chegou! O verão parece que (finalmente) chegou para se instalar. Com as elevadas temperaturas por todo o país, o que apetece mesmo é ir a banhos e estar em zonas fresquinhas, aproveitando o dia para descansar, refrescar-se e curtir a pequenada. A Praia Fluvial de Adaúfe é um bom exemplo de tudo isso!

Praia Fluvial de Adaúfe

Onde fica?

Localizada a cerca de 15 minutos de Braga na freguesia da Ribeira, a Praia Fluvial de Adaúfe, banhada pelo rio Cávado, é reconhecida pela seu grande relvado e pela disponibilização da prática de vários desportos. Reconhecida, desde 2016, como praia com Bandeira Azul, não são só os locais que procuram este local para se refrescarem e aproveitarem os dias de verão – também os turistas o fazem.

Praia Fluvial de Adaúfe- vista relvado e agua

Infraestruturas

A infraestrutura conta com diversos espaços, contendo o necessário para um dia bem passado. Composto por um parque de merendas com assadores e várias mesas, pode sempre levar a comida de casa para ali fazer um piquenique. Mas, caso não tenha trazido comida, não se preocupe – existe um café e ainda vários bebedouros (onde pode “matar” a fome e a sede).

Como o próprio nome indica (praia fluvial), tem um extenso areal e zona relvada para que possa ir a banhos e descansar depois numa sombrinha natural ou na areia, ao sol.

Para que nada falhe, é importante referir ainda que a praia é vigiada por um nadador salvador. No entanto, essa vigilância ocorre num período específico – entre as 10h e as 19h, de segunda a domingo-, pelo que os grupos de pessoas mais sensíveis (idosos, crianças, grávidas e pessoas que não sabem nadar) não são aconselhados a mergulhar nas águas do rio fora desse horário.

Praia Fluvial de Adaúfe- vista geral com nadador salvador
Foto: Sérgio Freitas(Global Imagens)

O espaço foi ainda criado a pensar nas pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas motores, com rampas de acesso, para que se todos se  consigam deslocar sem problemas no “recinto”.

Além disso, a praia tem estacionamento mais reservado também a esta parte da população mais perto da entrada – a apenas 20 metros está na praia fluvial.

Atividades

Para que o dia seja mais divertido, pode ainda escolher uma das várias atividades que na praia fluvial de Adaúfe tem acesso.

Entre a paisagem existem partes rochosas que podem servir para os mais aventureiros dar uns bons mergulhos e até algumas saltos com acrobacias (nunca descurando a segurança, claro! – só o faça se souber mesmo como mergulhar e cair caso o salto não corra de acordo com o planeado). Mas, atenção, para evitar existe mesmo uma prancha para saltos.

Pode ainda praticar slide e outros desportos com bola num local previamente desenhado para tal, como por exemplo a prática de volley. Pode sempre aproveitar para testar um (ou vários) dos jogos de praia que a Pumpkin recomenda e depois contar-nos como correu.

Também é possível alugar gaivotas ou canoas e dar um passeio pelo rio Cávado, conhecendo assim os seus segredos e encantos.

Praia Fluvial de Adaúfe- gaivotas

Veja ainda que outros desportos aquáticos pode praticar para ter um dia ainda mais divertido e entusiasmante.

O que fazer por perto?

Nas horas de maior calor, durante as quais, segundo os especialistas, não deve estar exposto diretamente ao sol, pode sempre aproveitar para visitar a região.

Uma das paragens obrigatórias é o Santuário de Bom Jesus que leva ao  miradouro – atreve-mo-nos a dizer – mais bonito da cidade.O seu acesso pode ser através das escadas (que parecem infinitas para quem as sobe) ou pelo elevador a água (valha-nos isso!). Do topo do miradouro poderá deslumbrar-se com a vista panorâmica sobre a cidade.

E, o que melhor do que conhecer um pouco da história da cidade onde se encontra? Para tal, aconselhamos a visitar Torre Medieval. Mas, avisamos desde já que este é para os mais corajosos, pois os visitantes são convidados a escalar os cinco pisos da torre, enquanto ouvem a narração da história de Braga.

Praia Fluvial de Adaúfe - Parque
Foto: Câmara Municipal de Braga

Propomos ainda que visite o Parque da Ponte, situado em pleno coração da cidade de Braga. É constituído por dois espaços verdes distintos, num dos quais os arraias típicos desta altura do ano têm lugar. É um espaço com muitas árvores, jardins, largo, mesas para fazer um piquenique, dois parques infantis e ainda um auditório ao ar livre, sendo assim o espaço ideal para se refugiar nas horas mais quentes.

Veja ainda que outros locais pode visitar em Braga com crianças.

Não se acanhe e vá descobrir as maravilhas de Portugal!

Descubra a cidade histórica de Braga e seus encantos com os miúdos.

Em pleno verão, queremos é sopas e descanso! Já pensou onde apanhar uns banhos de sol? Deixamo-vos aqui algumas ideias de praias fluviais no norte do país.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *