Família > Passear > Sitios a visitar

Mosteiro de Tibães

Mosteiro Tibães

Visite o Mosteiro de Tibães, conheça o seu interior e aprenda um pouco sobre a sua história, o Mosteiro situa-se em Mire de Tibães, no distrito de Braga.

A família Pumpkin também visitou o Mosteiro e recomenda vivamente de visitar o museu, mas também de fazer o percurso da “Cerca”, os jardins do mosteiro, com os 7 fontes e vários outros locais a explorar! Durante o fim da semana, acontece várias atividades no Mosteiro de Tibães, como aulas de yoga em que a Mãe Pumpkin participou. 

O mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, situa-se na freguesia de Mire de Tibães, no distrito de Braga.

O Mosteiro de Tibães foi fundado em finais do século X e inícios do XI. Foi reconstruído no último terço do século XI, transformando-se, com o apoio real e a concessão de Cartas de Couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal. 

Espaço monumental belíssimo, assume-se, durante os séculos XVII e XVIII, como importante centro produtor e difusor de culturas e estéticas, transformando-se num dos maiores e mais importantes conjuntos monásticos beneditinos e num lugar de excepção do pensamento e arte portugueses.

Desde Novembro de 2009 uma comunidade da família missionária internacional “Donum Dei”, do grupo das Trabalhadoras da Imaculada, pertencente à Ordem Carmelita, está instalada numa ala do mosteiro.

O Mosteiro tem ainda uma hospedaria com 9 quartos, e o restaurante “Eau Vive de Tibães”.

Morada: Rua do Mosteiro 4700-565 Mire de Tibães

Contactos: Telf: 253 622 670 e 253 623 950 Fax. 253 623 951 Email: msmtibaes@culturanorte.pt

Para mais informações: www.mosteirodetibaes.org