Família > Passear > Sitios a visitar

Convento de Cristo

Convento Cristo

No Convento de Cristo situado em Tomar, toda a família pode conhecer a história da Ordem dos templários e ver uma das Janelas mais famosas do Portugal. 

No convento há regularmente atividades para toda a família, como visitas guiadas no primeiro domingo da semana e várias feiras. Também tem uma cafetaria muito agradável para tomar o almoço ou lanche depois de admirar a “Janela dos Reis” (nome dada pelas abobrinhas), passar as várias salas, capelas e corridores do Convento. 

O Convento de Cristo é um monumento na cidade de Tomar. Foi fundado em 1160 pelo Grão-Mestre da Ordem dos Templários, D. Gualdim Pais, ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede.

Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III.

O Convento conta com sete claustros, cujos nomes são, Claustro de D João III, Claustro das Lavagens, Claustro de D. Henrique, Claustro de Stª Bárbara, Claustro das Hospedarias e o Claustro dos Corvos conta também com outros edifícios e contém no seu interior notáveis obras de arquitectura.

O Convento de Cristo conta também com a famosa Janela do Capítulo e a Charola. 

Em 1984 foi considerado Património Mundial pela UNESCO.

 

Morada: Igreja do Castelo Templário 2300-000 TOMAR

Contactos: Telf. 249 315 089 Email: geral@ccristo.dgpc.pt

Para mais informações: www.conventocristo.pt/pt/index.php