Família > Passear > Sitios a visitar

Praia Fluvial dos Olhos de Água: naturalmente tranquilo

praia fluvial dos olhos de água - geral

Foto: aquapolis.com.pt

Tranquilidade e natureza; diversão e descanso: tudo num lugar só!

Nesta altura do ano, muitos são os que procuram as praias fluviais, tal como a praia fluvial dos Olhos de água, para um dia bem passado em família, aproveitando o melhor de dois mundos: a tranquilidade que a natureza lhes proporciona e grandes momentos de diversão, aventura e relaxamento em família.

Praia Fluvial dos Olhos de Água

Onde fica?

Na freguesia de Louriceira, no concelho de Alcanena e distrito de Santarém, pode encontrar a Praia Fluvial dos Olhos de Água. Esta é uma praia muito conhecida pela natureza envolvente e por ter estar localizada na freguesia que, antigamente, era a terra do aqueduto que fazia ligação ao de Lisboa, sendo a responsável pelo abastecimento de água de grande parte da cidade de Lisboa.

Infraestruturas

Por ser um local que se cruza com os caminhos para Santiago de Compostela e para Fátima, muitos são os turistas que por aqui passam e aproveitam para fazer uma paragem no seu trajeto.

Tal faz com a vigilância na entrada seja um ponto a favor de quem visita e passa umas horas nesta praia fluvial. Contudo, há que frisar que esta é uma praia não vigiada – sem nadadores salvadores, pelo que deve ter sempre cuidados redobrados, especialmente se for com a família e se nela estiverem incluídos menores de idade.

praia fluvial dos olhos de água - relvado e pedra
Foto: praiafluvial.pt

Contrariamente às praias que lhe temos vindo a dar conhecimento, o piso da Praia Fluvial  dos Olhos de Água é constituído por pedra, relvado e areal.

Tendo sofrido uma grande remodelação em 2016, a praia fluvial conta agora com infraestruturas mais apetecíveis e aprazíveis a um belo dia de verão passado em família, onde a descontração e o lazer são as palavras-chave.

Aqui poderá encontrar um parque infantil para os mais pequenose vários parques de merendas com mesas e grelhadores, onde é obrigatório aproveitar a sua refeição em família.

Conta ainda com diversas casas de banho, um restaurante/café e um campo de jogos na areia e um grande espaço verde com sombras para fazer um piquenique ou estender a toalha e descansar ou ler um livro na tranquilidade que o espaço lhe proporciona.

Atividades

Durante os vários meses de Verão, a Câmara Municipal de Alcalena organiza diversas atividades, entre os quais se destacam passeios de barco e de canoagem, torneios de Voleibol, entre muitas outras.

O que fazer por perto?

Depois de um dia de praia ou, entre as 11h e as 16h (horário no qual os médicos desaconselham a exposição solar), aproveite para conhecer um pouco mais do concelho.

Pode começar por visitar o Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, onde ficará a saber tudo sobre morcegos e sobre a fauna e flora local.

Além disso, também as grutas criadas pela passagem de água na zona, cujos percursos pedestres estão devidamente sinalizados, são uma enorme atração turística. Pode ainda fazer a rota de BTT que começa na nascente do Alviela. No site da Câmara Municipal de Alcalena ficará a saber todos os detalhes.

Uma coisa garantimos: vai ficar maravilhado com a beleza natural do rio que corre por entre as rochas e árvores.

 

Conheça outras praias fluviais no centro do país no artigo”Praias Fluviais do Centro: atreva-se a explorá-las!”.

 

Em agosto, pleno verão, queremos é sopas e descanso! Já pensou onde apanhar uns banhos de sol? Deixamos-lhe aqui algumas ideias de praias fluviais no centro do país.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *