Família > Passear > Sitios a visitar

Praia Fluvial de Loriga

praia fluvial loriga

Foto: praiafluvial.pt

Procura um local calmo e entre a natureza para dar uns mergulhos e passar uma tarde tranquila? Aqui tem!

Se procura uma praia fluvial tranquila, na qual poucas são as pessoas que podem lá estar, rodeado por verdes e rochas, com água límpida, encontrámos a praia ideal – a praia fluvial de loriga.

Praia Fluvial de Loriga

Onde fica?

Situada na Loriga, a 18 quilómetros de Seia, no distrito da Guarda, a Praia Fluvial de Loriga é uma espécie de santuário para os amantes da natureza. Aqui podem encontrar a calma e a paz que tanto procuram e pela qual anseiam, sendo uma das praias fluviais mais procuradas pelos portugueses e não só – pelos turistas também!

É a única praia fluvial situada num vale glaciário e é conhecida pelos banhistas pela sua água cristalina e transparente, cuja qualidade lhe foi atribuída aquando da atribuição do galardão de ouro, menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. É ainda, na categoria de Praias Fluviais, umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Além disso, a praia fluvial da Loriga – também galardoada com bandeira azul – dispõe de diversos espaços que vão – certamente – tornar o seu dia único.

Infraestruturas

praia fluvial de loriga - infraestruturas
Foto: praiafluvial.pt

Como não podia deixar de ser, esta praia fluvial em plena Serra da Estrela tem local de estacionamento, mas com pouca capacidade, pelo que para conseguir um bom lugar para estacionar o carro convém ir cedo. É, no entanto, importante referir que tem estacionamento adaptado para pessoas com incapacidade ou dificuldades motoras e um parque para bicicletas.

Relativamente aos transportes públicos é de frisar que existe uma paragem de autocarros bastante perto da zona.

No que toca à segurança, no caso de se magoar tem à disposição um Posto de Primeiros Socorros e, para uma maior proteção, a praia fluvial de Loriga dispõe ainda de dois nadadores salvadores prontos a socorrer perante qualquer aflição.

No que respeita “aos comes e bebes”, nada tema. Existe um parque de merendas para que possam fazer as refeições devidamente acomodados. Se as crianças terminarem a refeição em primeiro lugar (algo já habitual, não é?), podem sempre ir para o Parque Infantil da praia (os mais pequenos, claro!), enquanto termina a refeição em paz.

Atividades

Tendo um relevo acidentado e uma paisagem pura e natural envolvente, os “desportos de natureza”, como percursos pedestres, revelaram ser um ponto extra que leva mais e mais pessoas a escolher a zona da praia fluvial de Loriga como destino para passar uns dias ou mesmo as suas férias.

Os mais aventureiros não perderão a hipótese de percorrer a zona e explorar as maravilhas da região, como a ponte romana, e não deixarão, com certeza, de se maravilhar com os produtos regionais.praia fluvial de loriga - ponte romana

Como chegar?

A partir de Seia, seguir para sudoeste, para São Romão (EN231), em direção a Loriga; passados cerca de 17 km, já em Loriga, continuar, cerca de 1 km, pela EN231 em direção a Alvoco da Serra.

Morada: EN 231, 6270-080 Loriga

 

Estamos em altura de férias, mas nunca é de mais dizer que relaxar não é só nas férias, há que fazê-lo durante todo o ano. Se estiver a trabalhar, tire um tempinho para si e para a sua família e vá conhecer alguma destas praias fluviais ou passe algum tempo fora de casa.

Se estiver pela zona e quiser conhecer outras cidades ou explorar um pouco a região, aconselhamos a ver o artigo “O que visitar no Minho com crianças“e “O que visitar em Guimarães com crianças“.

 

Conheça outras praias fluviais no centro do país no artigo “Praias Fluviais do Norte: descubra o paraíso nortenho!”.

Contamos todas as cidades e vilas minhotas de passagem obrigatória!

Lancem-se à aventura e venham conhecer a cidade onde nasceu Portugal!

Em pleno verão, queremos é sopas e descanso! Já pensou onde apanhar uns banhos de sol? Deixamo-vos aqui algumas ideias de praias fluviais no norte do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *