Família > Passear > Sitios a visitar

Parque Arqueológico do Vale do Côa

Parque Arqueológico Vale Côa

Aventure-se em família e vá conhecer o Parque Arqueológico do Vale do Côa que conta com vários conjuntos de gravuras e pinturas rupestre, o parque situa-se em Vila Nova de Foz Côa.

O parque arqueológico do Vale do Côa foi criado a 10 de Agosto de 1996 e concentra a maior parte dos sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Côa. Os núcleos de gravuras rupestres foram classificados como Património Mundial pela UNESCO no dia 2 de Dezembro de 1998.

Este extraordinário conjunto rupestre distribui-se ao longo de dois eixos fluviais principais: o rio Côa, numa extensão de cerca de 30 kms, e também o rio Douro, ao longo de cerca 15 kms, para ambos os lados da embocadura do Côa.

Estão identificados vários conjuntos de gravuras e pinturas rupestres, que compõem seis galerias de arte: Canada do Inferno, Ribeira de Piscos, Penascosa, Quinta da Barca, Fariseu e Faia.

Estes núcleos apresentam gravuras de animais datáveis do Paleolítico e, na Ribeira de Piscos, uma figura humana da mesma época. No sítio da Faia existem pinturas de animais e seres humanos do Neolítico ou Calcolítico e em Orgal há rochas com gravuras da mesma época e também da Idade do Ferro. Na Canada do Inferno encontramos ainda representações religiosas e populares recentes, executadas entre o século XVII e os anos 50 do século XX. 

O Parque Arqueológico do Vale do Coa conta ainda também com um museu que poderá visitar.

Morada: Rua do Museu 5150-610 Vila Nova de Foz Côa

Contactos: Telf. 279 768 260/1 Email: museugeral@arte-coa.pt

Para mais informações: www.arte-coa.pt/index.php?Language=pt