Família > Passear > Passeios

O que visitar na Guarda com crianças

Preparem o fôlego, Guarda é a cidade mais alta de Portugal: são 1056m de altitude!

Não sabem o que visitar na Guarda com crianças? Nós dizemos!

Fundada no século XII por Dom Sancho I, segundo rei do país, no passado Guarda foi um ponto estratégico de defesa do território lusitano contra incursões castelhanas e mouras.

Tem cerca de 26 565 habitantes no seu perímetro urbano, capital do distrito da Guarda, situada na região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

Guarda é conhecida como a cidade dos 5 F´s, que significam Forte, Farta, Fria e Fiel:

  • Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica indicam a sua força;
  • Farta: em virtude da riqueza do vale do Mondego;
  • Fria: devido à proximidade à Serra da Estrela e ao fato de estar situada a uma grande altitude. Brrrr!!!
  • Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
  • Formosa: pela sua beleza natural, claro!

Esta cidade é um local de visita obrigatória, afinal são mais de oito séculos de história e muitas atrações para toda a família aproveitar!

Património e Museus

Preparados para viajarem no tempo? Guarda tem um centro histórico que nos transporta para uma época distante, pois todo ele se desenvolve dentro das antigas muralhas medievais.

Os principais pontos turísticos da cidade são:

Sé Catedral da Guarda

Sé Catedral da Guarda

Fotografia: Center of Portugal

A Sé Catedral da Guarda foi mandada construir durante o reinado de Dom João I, para substituir as antigas Sés que tinham sido erigidas fora das muralhas. A construção foi lenta, terminando apenas em 1517, durante o reinado de D. João III e o bispado de D. Jorge de Melo.

Tornou-se uma das igrejas mais emblemáticas de Portugal, com uma estrutura que cria a simbiose entre o gótico e o manuelino.

Onde: Praça Luís de Camões • 6300-725 Guarda.

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

A sua construção remonta ao séc. XVII, estando o portal enquadrado por duas torres sineiras e suportando uma imagem da Senhora da Misericórdia. Nos interiores predomina o barroco, tanto nas formas como na decoração. Sobre o portal principal, encontram-se as armas do Rei D. João V, coroadas por um nicho com a imagem de jaspe.

Onde: Largo General João de Almeida, 6300-695 Guarda.

Castelo da Guarda

Castelo da Guarda

O Castelo da Guarda está localizado em posição dominante sobre a cidade, a uma altura de 1056 metros acima do nível do mar. Atualmente resta pouco do castelo e das suas muralhas, apenas uma pequena parte do que esta fortificação exibiu em tempos distantes.

Ainda assim, merece a visita, claro!

Onde: 6300-758 Guarda.

Judiaria da Guarda

Judiaria da Guarda

Localizado dentro das muralhas da cidade, o antigo bairro judeu existe ainda hoje, perto da Porta D’ El Rei. A comunidade judaica de Guarda foi durante muito tempo uma das mais importantes comunidades judaicas no país, e também uma das mais ancestrais.

Onde: Rua de S. Vicente, 6300-601 Guarda.

Estátua de D. Sancho I

Estátua Dom Sancho

Estátua em bronze de Dom Sancho I (1185-1211) situada em cima de um pedestal no meio da Praça Luís de Camões. Foi Dom Sancho quem concedeu foral de cidade à Guarda, em 27 de novembro de 1199.

Onde: Praça Luís de Camões, 6300-751 Guarda.

Museu da Guarda

O Museu da Guarda, fundado em 1940 possui um acervo constituído por coleções de arqueologia, numismática, escultura sacra dos séculos XIII a XVIII, pintura sacra dos séculos XVI a XVIII e armaria dos séculos XVII a XX. Encontra-se por lá ainda cerâmica, fotografia, etnografia regional, pintura e desenho de finais do século XIX e 1ª metade do século XX. Recentemente tem desenvolvido ação na área da arte contemporânea e ampliado significativamente essa coleção.

Onde: Rua General Alves Roçadas, 30 – 6300-663 Guarda.

Estação Arqueológica do Mileu

Mileu

Fotografia: Portugal Notável

Descoberto em 1953 durante os trabalhos de construção da estrada nacional, este importante núcleo de ruínas arqueológicas, situado a cerca de dois quilómetros da cidade de Guarda, apresenta-se constituído por diversas estruturas habitacionais localizadas perto da Capela de Nossa Senhora de Mileu.

Onde: Rua Vila de Manteigas, n.º 75 – Póvoa do Mileu, 6300-617, Guarda.

Natureza e Jardins

Parque Natural da Serra da Estrela

Serra da Estrela

Fotografia: Beira.pt

O Parque Natural da Serra da Estrela fica no centro do país – maioritariamente no distrito da Guarda, mas estende-se também até Castelo Branco. A elevada altitude e a localização do parque natural tornam-no um dos locais de Portugal continental com maior probabilidade de chuva, granizo e orvalho, mas também… neve!, principalmente no Inverno.

Apesar disso, o Parque Natural da Serra da Estrela oferece mais do que a única estância de ski do país, e, por isso, podem (e devem) visitá-la em qualquer altura do ano: não deixem de provar o queijo da serra e de encherem de festas o Cão da Serra da Estrela, essa raça tão especial. Também somos fãs do Museu do Pão!

Descubram o que fazer no Parque Natural da Serra da Estrela para umas férias muito felizes em família!

Praia Fluvial de Loriga

Praia Fluvial Loriga

Se procuram uma praia fluvial tranquila, na qual poucas são as pessoas que podem lá estar, rodeado por verdes e rochas, com água límpida, encontrámos a praia ideal – a praia fluvial de Loriga.

Situada na Loriga, a 18 quilómetros de Seia, no distrito da Guarda, a Praia Fluvial de Loriga é uma espécie de santuário para os amantes da natureza. Aqui podem encontrar a calma e a paz que tanto procuram e pela qual anseiam, sendo uma das praias fluviais mais procuradas pelos portugueses e não só – pelos turistas também!

Jardim Municipal da Guarda

jardim josé de lemos

Pequeno jardim anteriormente pertencente ao Solar Teles de Vasconcelos, também conhecido como Jardim do Medo. Possui um pequeno anfiteatro ao ar livre e uma zona com sebe em forma labiríntica.

Onde: Largo das Freiras. 6300-710, Guarda.

Parque Urbano do Rio Diz

Parque Urbano Rio Diniz

Este incrível espaço é constituído por 21 hectares de terreno, um espelho de água com 11 400 metros quadrados, parque infantil, zonas verdes, uma área de animação semi-coberta, cafetarias, ludoteca e uma biblioteca.

Perfeito para um dia divertido em família!

Onde: Parque Urbano do Rio Diz, N16, Guarda

Na hora da diversão

Teatro Municipal da Guarda

Teatro Municipal da Guarda

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) é, simultaneamente, o local onde se realizam os principais eventos culturais da cidade e o mobilizador de uma profunda interação com a comunidade urbana, organizando diversos e marcantes espectáculos de rua, bem como visitas teatralizadas ao centro histórico da cidade.

Onde: R. Batalha Reis 12, 6300-668 Guarda.

Termas do Cró

Termas do Cró

Fotografia: João Cajuda

Localizadas a pouco mais de 10 km do Sabugal estão as incríveis as Termas do Cró. As antigas termas, hoje ruínas, cuja utilização das águas medicinais remonta à era romana foram substituídas por um novo e moderno balneário termal com equipamentos de tecnologia de ponta.

Destaque para o design e beleza das Termas: um espetáculo!

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *