Menu
Família > Passear > Sitios a visitar

Praia Fluvial do Azibo: à “beirinha” da barragem verdejante

praia fluvial do Azibo - geral

Uma praia fluvial à "beirinha" de uma Barragem, rodeada por vários tons de verde que faz dela um cenário que parece tirado de uma pintura.

Se estiver pela região norte de Portugal, talvez seja esta a altura certa para ir conhecer a praia fluvial do Azibo, uma praia situada nas margens da Barragem do Azibo, onde os tons de verde se destacam na paisagem e dão um colorido que se preenche ainda mais com o silêncio e a harmonia com a natureza.

Praia Fluvial do Azibo

Onde fica?

Situada em Macedo de Cavaleiros, nas margens da Barragem do Azibo, no norte de Portugal, a praia fluvial fica a apenas 40 quilómetros de Bragança. Considerada por vários anos consecutivos como praia limpa, e por isso galardoada com a Bandeira Azul, foi também classificada, em 2012, uma das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de praias fluviais – foi a única praia fluvial com este prémio a norte do Tejo.

Além disso, a praia fluvial do Azibo tem outra grande vantagem, relativamente às demais- a temperatura da água, que costuma rondar, à superfície, os 24ºC, sendo por esse motivo bastante convidativa. Não há quem não vá a banhos, mesmo aqueles que têm algum receio das águas do Norte (por serem consideradas muito frias). Aqui não há essa desculpa!Por todas estas razões já enumeradas, constitui uma paragem obrigatória nas listas europeias de locais culturais e turísticos!

Infraestruturas

Vigiada por nadadores salvadores, garante-lhe uma segurança extra, e constitui um local no qual poderá encontrar vários equipamentos que lhe irão proporcionar um dia relaxante e divertido em família.

Para além de um parque infantil, onde os mais pequenos se divertem, existe ainda uma plataforma com uma pequena piscina para darem uns valentes mergulhos no rio.

Aqui, na praia fluvial do Azibo, é ainda possível disfrutar do extenso relvado e das suas muitas árvores que, quando o calor aperta, representam um agradável alívio e proporcionam as “sonecas de praia”.praia fluvial do azibo - relvado

Quanto às refeições, pode optar por fazer um piquenique no relvado. Caso não leve refeições ou pequenos snacks para passar o dia, fique a saber que existe um bar com esplanada onde encontrará certamente várias opções alimentares.

Como não poderia deixar de ser, encontrará ainda diversas casas de banho, estacionamento, chuveiros e outros básicos para a sanidade higiética.

Atividades

Na praia fluvial do Azibo poderá descansar, mas também poderá aliar o descanso à prática de desporto, encontrando diversas atividades e serviços à sua inteira disposição, como os serviços de aqua park e kart bike. Os amantes de desportos aquáticos poderão praticar vela, windsurf, remo e ainda canoagem.

Mas, não é só pela prática de desportos aquáticos que as atividades da praia se regem. Existem também diversas opções para quem deseje algo mais terra à terra, como a prática de ciclismo e a realização de alguns percursos pedestres que permirtir-lhe-ão descobrir a flora e fauna local.

praia fluvial do Azibo - entrada

 

Se estiver pela zona e quiser ir dar uma volta em família para conhecer um pouco mais da região, aconselhamos a leitura dos artigos “O que visitar em Bragança com crianças”, “Parque Natural de Montesinho” e ainda “O que visitar em Trás-os-Montes com crianças“.

Formada inicialmente entre o século XI e XII, na região que era conhecida como Benquerença, a cidade e a sua fortaleza prosperaram em uma região fronteiriça!

Nenhuma outra área protegida expressa tão bem o contraste das estações do ano como Montesinho!

Situada a norte, a esplendorosa região de Trás-os-Montes é ideal para umas férias em família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *