O que visitar na Serra da Estrela com crianças - Pumpkin.pt

O que visitar na Serra da Estrela com crianças?

Serra da Estrela O que visitar

Embora gelado em alguns meses, a Serra da Estrela é um local super aconchegante para ir com os miúdos todo o ano.

A Serra da Estrela fica no centro do país – maioritariamente no distrito da Guarda, mas estendendo-se também até Castelo Branco.  Saibam o o que visitar na serra da estrela com crianças!

A elevada altitude e localização da Serra de Estrela e o parque natural da Serra de Estrela tornam-no num dos locais de Portugal continental com maior probabilidade de chuva, granizo e orvalho, mas também… neve!, principalmente no inverno. No entanto, vamos mostrar-lhe que este destino tem encantos e motivos de interesse em todas as estações do ano.

Apesar disso, a Serra da Estrela oferece mais do que a única estância de ski do país e, por isso, podem (e devem) visitá-la em qualquer altura do ano: não deixem de provar o queijo da serra no Museu do Queijo e de encherem de festas o Cão da Serra da Estrela, essa raça tão especial. Também somos fãs do Museu do Pão em Seia!

Descubram o que fazer na Serra da Estrela para umas férias muito felizes em família!

O que visitar na Serra de Estrela com crianças?

Deixamos aqui vários locais para visitar na Serra de Estrela, como o Parque Natural da Serra da Estrela e várias aldeias, como Penas Douradas e Loriga.

O Parque Natural da Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela fica no interior do país, mais precisamente da Guarda até Castelo Branco. Este parque tem mais de 100 mil hectares e a maior área protegida nacional.

Neste parque, há muitas espécies animais, como os pequenos répteis e anfíbios, que as abobrinhas vão adorar observar. Existem ainda lobos, lontras, javalis, raposas, águias, coelhos,…

O Parque Natural da Serra da Estrela foi Geopark mundial em 2020, galardão atribuído pela UNESCO. Este Parque recebe muitos visitantes durante todo o ano, os quais reconhecem o seu papel na conservação do património cultural e histórico local.

Há muitas atividades típicas da região que podem ser realizadas por aqui, como são o caso dos percursos de BTT, da escalada, do ski, entre muitas outras.

Mapa do Parque Natural da Serra da Estrela

mapa Serra Estrela

Penhas Douradas

Em 1880, Sousa Martins, um médico que se notabilizou no combate à tuberculose, considerou as Penhas Douradas o lugar mais saudável do país, graças ao seu ar puro e fresco.

Em 2019, continuamos a concordar com ele.

Localizadas a cerca de 1500 metros de altitude, as Penhas Douradas oferecem uma fantástica vista sobre Manteigas e sobre o Vale Glaciar do bonito Rio Zêzere.

As Penhas Douradas são também conhecidas por aqui ter sido instalada a primeira estância de turismo de montanha do país e pela Natureza serrana, que lhes confere uma beleza única.

Penhas da Saúde

penhas da saúde

As Penhas da Saúde são uma aldeia de montanha localizada a 1500 metros de altitude que está localizada a cerca de 10 minutos da estância de ski e da Torre.

Com o seu incrível cenário de montanha e os seus chalets típicos, transporta-nos para imaginários distantes.

Loriga

Loriga

Loriga é conhecida como a “Suiça portuguesa” e conseguimos entender porquê: as suas ruas estreitas, limpas e pontuadas de branco; os cursos de água límpida e gelada; a localização quase a tocar o céu e a paisagem de cortar a respiração.

Rodeada pela Penha dos Abutres (1828m de altitude) e pela Penha do Gato (1771m), é um ponto de passagem incontornável.

No verão, também se podem refrescar – mesmo que a água continua gelada -, numa das praias fluviais mais incríveis de Portugal, precisamente a Praia Fluvial de Loriga.

Covilhã

Situada na encosta da Serra da Estrela, voltada a Nascente, a Covilhã localiza-se a cerca de 700 metros de altitude e é a cidade mais importante e desenvolvida da zona da Serra da Estrela. 

Parques, jardins, casas senhoriais e muitas igrejas tornam as suas ruas pitorescas, elegantes, bonitas e merecedoras de uma visita mais demorada!

Passem também pela antiga Judiaria, a Capela de São Martinho, a Capela de Santa Cruz e o Museu dos Lanifícios!

Castelo Branco

o que fazer em castelo branco com crianças

Este bonito distrito é um autêntico museu ao ar livre, repleto de magníficos vestígios do passado de Portugal e berço de algumas das mais antigas tradições que hoje caracterizam o país.

A cidade de Castelo Branco é conhecida pelas colchas bordadas à mão, pelo queijo regional e pelo azeite e vinho. Repousando entre a paisagem rural do centro do país, esta bela cidade exibe também arquitetura típica, monumentos seculares e igrejas medievais.

Saibam ainda o que visitar em Castelo Branco!

Covão da Ponte

De carro, de bicicleta ou a pé, o Covão da Ponte poderá ser o ponto ideal de partida para visitar o Parque Natural da Serra da Estrela.

Aqui podem ter um primeiro contacto real com a Estrela em altitude, quer com a sua Natureza tão especial, quer com as suas populações e as atividades, usos e costumes locais.

Quem vai para o Covão da Ponte não vai encontrar luxos desmedidos, mas a beleza deste local compensa qualquer falta de conforto.

Situado a 960m de altitude, este local é um pequeno núcleo de recreio (no verão com praia fluvial!), com infraestruturas de campismo e uma casa abrigo.

Cabeça da Velha

A Cabeça da Velha é uma rocha de formato muito curioso que podem encontrar na Senhora do Desterro, em Seia.

Conta a lenda que há muitos, muitos anos, vivia na Serra da Peneda uma jovem rica e bela chamada Leonor, à guarda de um tio muito poderoso e cruel, D. Bernardo.

Leonor tinha-se apaixonado por um jovem fidalgo, pobre e arruinado, chamado D. Afonso.

A velha aia de Leonor, Marta, ajudava os dois a encontrarem-se em segredo, jurando que nunca os trairia ou Deus, como punição, transformá-la-ia em pedra.

Um dia, a velha Marta, ao regressar de um encontro com D. Afonso com uma carta para entregar a Leonor, é surpreendida por D. Bernardo, que consegue, sob ameaça, fazer com que a aia lhe conte a verdade.

Decidido a matar os pombinhos, D. Bernardo decide aparecer de surpresa no local do próximo encontro dos dois, a Serra da Peneda.

Como costume, Marta acompanhou Leonor, num desespero enorme por nada poder contar à sua ama.

No momento em que trocavam juras de amor eterno, Leonor e D. Afonso ouviram vozes e dirigiram-se ao local onde estava Marta de guarda, encontrando-a transformada em pedra.

Aperceberam-se da traição e fugiram para a Galiza, onde casaram e foram felizes para sempre.

Os miúdos vão adorar esta história!

Covão d’Ametade

O Covão d’Ametade é um dos locais mais simbólicos e mais belos da Serra da Estrela e é muito procurado por alpinistas, grupos de aventureiros, desportistas e amantes da Natureza, mas é também um local de retiro e de descanso para famílias.

É uma paisagem incrível que promete descanso, mas também diversão e descoberta.

Neste parque de lazer, também podem fazer um piquenique, principalmente no verão, em que as temperaturas são mais convidativas.

É aqui que o Zêzere nasce. E, no inverno, os troncos das árvores são brancas e as paredes de granito gigantes, esculpidas por séculos de neve, devolvem-nos a paz.

Serra da Estrela no inverno

Se visitar o Parque nos meses frios de inverno, há certamente atividades e atrações mais indicadas e que vão ajudar a que tire o maior proveito da beleza e da diversão que a neve pode proporcionar. As abobrinhas vão adorar esquiar, enquanto os pais admiram o imenso manto branco que cobre a paisagem nessa estação do ano.

Torre da Serra da Estrela

A Torre é o ponto mais alto de Portugal Continental, mas não é o cume caraterístico de uma montanha: é acessível através de uma estrada pavimentada e no alto dos 1193 metros de altura podem divertir-se muito, principalmente no inverno, porque a queda da neve é uma constante!

No local, há um restaurante e lojas com produtos típicos da região, como o queijo da Serra da Estrela e uma estância de ski, a única do país, onde podem alugar equipamento de snowboard e ski e testarem, em família, as vossas habilidades para os desportos de inverno. 

Normalmente, a Torre está coberta por um manto de neve de dezembro a abril mas, caso necessário, a estância dispõe também de canhões que produzem neve artificial.

Na Torre, podem também visitar o monumento gravado na rocha em homenagem a Nossa Senhora da Boa Estrela, a padroeira dos pastores.  

Diz o mito que o rei D. João VI mandou, no início do século XIX, construir aqui um monumento em pedra, para “fazer crescer” a Torre até aos 2000 metros.

Estância de Ski da Serra da Estrela

Não há em Portugal melhor destino do que a Serra da Estrela para andar de trenó ou fazer desportos de inverno, como ski ou snowboard. 

Para isso, há no Parque uma Estância de Ski e infraestruturas de apoio. Além das pistas de neve sintética, para esquiar em qualquer época do ano. Saibam mais no site do Estância do Ski.

Atividades para fazer na Serra de Estrela

Por entre trilhos, rotas e museus, há muito que se pode fazer na Serra da Estrela e que comprova que, de facto, este não é apenas um destino de inverno e que vale a pena ir à Serra da Estrela mesmo quando não há neve.

Se as abobrinhas mais crescidas já são capazes de acompanhar alguns dos trajetos e percursos propostas abaixo, as mais pequeninas vão certamente aprender muito com a ida a alguns dos seguintes museus. Um programa para toda a família que, certamente, vai mostrar um outro lado (mas igualmente deslumbrante!) da Serra da Estrela.

Trilho do Funil do Covão dos Conchos

O Funil do Covão dos Conchos

O Covão dos Conchos tornou-se famoso há uns anos quando uns vídeos filmados com um drone se tornaram virais nas redes sociais e mostravam as águas de uma lagoa da Ribeira das Navesa desaparecerem num “buraco” tão belo quanto inusitado.

Seria real? Sim!

Esta espécie de funil é um túnel construído em 1955 que transporta as águas da Ribeira das Naves e as encaminha para a albufeira da Lagoa Comprida, localizada a 1519 metros abaixo.

O trilho para confirmarem com os vossos próprios olhos que este funil não é uma ilusão. Começa na Lagoa Comprida e, apesar de serem 8 quilómetros a pé de ida e de volta, o passeio vale muito a pena.

Outros trilhos da Serra da Estrela que pode (deve) percorrer:

Rota do Poço do Inferno

Fazer a Rota do Poço do Inferno, que tem dificuldade média e se estende ao longo de 2,5 quilómetros, é uma forma diferente de explorar o Parque Natural da Serra da Estrela e de conhecer este local de beleza impressionante, mas recomendamos que o façam apenas com abobrinhas mais velhas que já tenham disposição e vontade de percorrer distâncias maiores.

Ao longo do caminho, podem contemplar a vista sobre o Vale do Rio Zêzere e o Vale da Ribeira de Leandres, até chegarem ao Poço do Inferno, uma cascata natural com cerca de 10 metros de altura, por onde cai água no verão e que congela no inverno.

Preparem o coração… o Poço, ao contrário do que o nome promete, é uma visão paradisíaca.

Nossa Senhora da Boa Estrela

Outra atração do Parque que vale a pena visitar fica em Covão do Boi. A Senhora da Boa Estrela é uma escultura que data de 1946, foi talhada na rocha por António Duarte e que tem mais de 7 metros de altura.

Esta escultura nasceu com o objetivo de homenagear a protetora dos pastores por os proteger das intempéries de que sofriam no passado.

Museus na Serra da Estrela

A Serra da Estrela tem alguns museus muito interessantes para visitar! Recomendamos passar com as suas crianças no Museu do Brinquedo, no Museu do Pão em Seia e no Museu da Miniatura Automóvel.

Museu do Brinquedo

museu do brinquedo de seia
FOTOGRAFIA: BEIRA.PT

O que melhor do que um museu dedicado ao brinquedo?

Pais e filhos vão ficar encantados!

Em Seia, há um museu que faz as delícias dos mais novos: esta é uma coleção verdadeiramente notável de cerca de 4500 brinquedos de Portugal e do mundo, antigos e modernos.

Museu do Brinquedo

Onde: Largo de Santa Rita 9, Seia

Museu do Pão

museu do pão

No Museu do Pão de Seia – o maior do mundo e, certamente, um dos mais bonitos – podem e devem pôr, literalmente, as mãos na massa!

O Museu é muito divertido, interessante e interativo e permite que as abobrinhas façam as suas próprias esculturas de “pão”, além de aprenderem mais sobre os artefactos, a história e a importância do pão na região da Serra.

A pensar nos mais novos, há uma sala didática e de encantamento, um lugar de cultura e de mito.

Aqui vão encontrar os gnomos da tribo dos Hérmios, protetores dos primeiros habitantes dos Montes Hermínios, que vos levarão a uma viagem imaginária e mitificada ao passado do pão.

Um espaço onde História e lenda se cruzam, onde o passado revive através da magia dos sentidos e onde o pão passa pelos nossos olhos e pelas nossas mãos…

Antes ou depois, deliciem-se com o restaurante do Museu, um dos melhores da região.

Museu do Pão

Onde: Quinta Fonte do Marrão, 6270-501 Seia

Museu da Miniatura Automóvel

Um museu com muitas rodas!

No Museu da Miniatura Automóvel, pode conhecer uma vasta coleção de automóveis, tratores, ambulâncias, jipes, mas tudo em miniatura.

O visitante tem a oportunidade de “viajar” no tempo e verificar a evolução automóvel nas mais variadas áreas e marcas.

Além da área museológica, o Museu da Miniatura Automóvel promove eventos e atividades lúdico-pedagógicas de interação com os visitantes, grupos e colecionadores, apaixonados pelo universo das quatro rodas.

Museu da Miniatura Automóvel

Onde: Av. 25 de Abril 4, 6290-525 Gouveia

Alojamento na Serra da Estrela

Centro de Portugal

Experimentem ficar alojados numa das aldeias históricas e pitorescas da Serra da Estrela, como o Sabugueiro, que já visitámos e onde dormimos noites muito “serranas” em família.

Se preferirem uma experiência mais “luxuosa”, sugerimos o Vale do Rossim Eco Resort.

O Vale do Rossim Eco Resort é um conceito distinto e original, onde todos os detalhes foram cuidadosamente planeados para que os clientes possam desfrutar da beleza natural da Serra da Estrela, combinando conforto, conveniência e a já conhecida hospitalidade serrana.

Além de que dormir numa espécie de iglo de madeira, é mesmo a cereja no topo de uma viagem à Serra!

Onde: Penhas Douradas, Serra da Estrela, Portugal

Mais informações: Vale do Rossim

Outra excelente opção de alojamento que também sugerimos por ser family friendly, é sem dúvida o H2otel Congress & Medical Spa.

Tudo está pensado para quem se faz acompanhar das suas abobrinhas. Por isso, os quartos são familiares, espaçosos e insonorizados e há serviço de baby-sitting; refeições para crianças sob pedido; berços e camas extra; espaços kids.

Onde: Unhais da Serra, Serra da Estrela, Portugal

Mais informações: H2otel Congress & Medical Spa

Esperamos que encontraram muita inspiração o que visitar na Serra da Estrela com crianças para a vossa próxima visita em família á essa zona linda do Portugal!

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *