Feijoada: uma receita deliciosa que conforta - Pumpkin.pt

Patrocinado por

Feijoada: uma receita deliciosa que conforta

Feijoada -

Saborosa e fácil de fazer, esta receita de feijoada é perfeita para uma refeição em família

A feijoada é dos pratos mais típicos de Portugal, com imensas variações, de região para região e de família para família.

Nós por exemplo dispensamos o chispe e outras extremidades, e fazemos uma versão sem carne para a nossa abobrinhas mais nova.

A feijoada é na verdade muito simples de cozinhar e adequar às preferências de cada família. A preparação é rápida, leva apenas algum tempo a cozinhar, porque é ncessário cozer o feijão, as carnes e depois tudo em conjunto.

Por essa razão usámos a Cookeo+ da Moulinex, um robot multicozedura inteligente que permite cozinhar em menos tempo. Assim conseguimos fazer uma refeição que leva normalmente muito tempo a fazer em menos de uma hora.

Aproveitem o Black Friday da Moulinex para garantir a vossa Cookeo+ e descubram uma forma de cozinhar mais prática, rápida e cheia de ideias.

A feijoada é um prato que pode ser feito com antecedência – fica até mais saboroso- e por isso é uma boa receita para preparar ao fim de semana e ficar pronto para um almoço ou jantar durante a semana.

Feijoada

Preparámos num instante esta receita de feijoada que fica deliciosa e é ideal para um almoço em família, sobretudo quando o tempo está frio e cinzento. Fizemos uma versão mais tradicional e outra sem carne para uma opção vegetariana que tem todo o sabor e proteínas que fazem falta. A preparação foi feita na Cookeo+ que tem uma opção de cozedura a pressão e fica pronta num instante.

Serve

6 pessoas

Preparação

15 minutos

Confecção

40 minutos

Tempo total

55 minutos

Ingredientes

  • 200g de toucinho entremeado
  • 400g de entrecosto cortado em pedaços
  • 1 chouriço de carne (opte por chouriço de soja, para uma feijoada vegetariana)
  • 100g Chispe (opcional, nós não somos fãs)
  • 1 chouriço de sangue (opcional)
  • 500g de feijão cozido (nós usámos de lata). Podem demolhar o feijão de véspera e cozer previamente.
  • 400g de tomate aos pedaços
  • 400g de cogumelos
  • 2 cenouras às rodelas
  • 300g de couve rabo de boi
  • 1 dentes de alho 
  • 1 cebola grande
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sopa de pimentão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e Pimenta a gosto

Passos

  1. Pode usar uma panela normal – nós usámos a Cookeo+ para esta receita. Se tiver feijão já demolhado, pode cozer a pressão na Cookeo+ em 20 minutos.
  2. Coza as carnes com um dente alho e uma folha de louro, sal e pimenta. Nós cozinhámos a carne a pressão na Cookeo+, selecionando o ingrediente e o peso: levou apenas 10 minutos.
  3. Reserve a água de cozedura e a carne.
  4. Pique a cebola e os dentes de alho grosseiramente.
  5. Na Cookeo+ selecione cozedura manual alta, e, depois do pré-aquecimento, deite o azeite, a cebola e o alho. Deixe alourar.
  6. Junte o tomate e deixe fritar.
  7. Adicione a polpa de tomate, o feijão, a cenoura, a couve, a carne e o chouriço. Se optar pela feijoada vegetariana inclua neste passo os cogumelos.
  8. Junte a água de cozedura da carne, o vinho branco e água até cobrir tudo.
  9. Tempere com sal, pimenta, pimentão e  louro.
  10. Selecione cozedura rápida a pressão por 20 minutos.
  11. Sirva numa travessa e acompanhe com pão, broa ou arroz.

Ingredientes da Feijoada

A nossa feijoada com carne leva entrecosto e toucinho entremeado e chouriço de carne, mas podem optar por acrescentar chispe e chouriço de sangue.

Feijoada ingredientes

A nossa feijoada vegetariana leva chouriço de soja e cogumelos em vez de carne, e também fica deliciosa:

Feijoada vegetariana ingredientes

Passo a passo para fazer este prato delicioso de feijoada com carne

Pode usar uma panela normal – nós usámos a Cookeo+ para esta receita, porque é um robot multicozedura inteligente que permite cozinhar em menos tempo.

Nós tínhamos feijão já cozido, mas se tiver feijão já demolhado, pode cozer a pressão na Cookeo+ em 20 minutos, selecionando a opção ingredientes e indicando a quantidade de feijão.

Coza as carnes com um dente alho e uma folha de louro, sal e pimenta. Nós cozinhámos a carne a pressão, selecionando o ingrediente e o peso: levou apenas 10 minutos.

Reserve a água de cozedura e a carne.

Na Cookeo+ selecione cozedura manual alta, deite o azeite e quando estiver quente deite a cebola e alho e deixe alourar.  Junte o tomate e deixe fritar.

Adicione a polpa de tomate, o feijão, a cenoura, a couve, a carne e o chouriço. Junte a água de cozedura da carne, o vinho branco e água até cobrir tudo.

Tempere com sal, pimenta, pimentão e  louro.

Selecione cozedura rápida por 20 minutos. Quando estiver pronto retire e sirva numa travessa, acompanhando com pão, broa ou arroz.

Feijoada

Adaptação para preparar a feijoada vegetariana

Se optarem pela feijoada vegetariana a preparação é ainda mais rápida.

Demolhe de véspera o feijão já demolhado e coza a pressão na Cookeo+ em 20 minutos, selecionando a opção ingredientes e indicando a quantidade de feijão. Reserve a água de cozedura.

Na Cookeo+ selecione cozedura manual alta, deite o azeite e quando estiver quente deite a cebola e alho e deixe alourar.  Junte o tomate e deixe fritar.

Adicione a polpa de tomate, o feijão, a cenoura, a couve, os cogumelos e o chouriço. Junte o vinho branco e água de cozedura até cobrir tudo. Tempere com sal, pimenta, pimentão e  louro.

Selecione cozedura rápida por 20 minutos. Quando estiver pronto retire e sirva numa travessa, acompanhando com pão, broa ou arroz.

Também lhe pode interessar

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<