Família > Comer > Receitas deliciosas

Massa com Pesto: pronta em 10 minutos!

massa-com-pesto

Uma receita a pensar no tempo quente... e vegetariana!

Mesmo as pessoas que gostam de cozinhar e que desfrutam genuinamente de passar uma tarde na cozinha a fazer coisas precisam de ter umas receitas no seu repertório que sejam rápidas. Tipo, Jamie-Oliver-refeições-em-15-minutos (se nunca viram esse programa, a Susana do blog A Espuma dos Dias recomenda ferverosamente). É também ela quem partilha connosco esta deliciosa receita. 


Receitas rápidas, a juntar ao facto de no Verão só apetecer comer coisas frias ou à temperatura ambiente, e este prato vai sem dúvida ser um favorito na mesa de quem o experimentar.

Passo a passo:

– Começamos por pôr a água a ferver, com sal, azeite e um dente de alho, para cozinhar a massa. Aconselho macarrão largo riscado, espirais, lacinhos ou qualquer formato que permita a massa segurar bem o molho. Massas largas e lisas tipo talharim ou meadas não funcionam muito bem nisto. O resto da receita faz-se enquanto a massa coze.

Basicamente é fazer um pesto (atenção, o pesto tradicionalmente leva parmesão, o que não só é queijo – duh – como o original DOP é coalhado com uma enzima retirada do estômago dos vitelos, portanto nem sequer é lacto-vegetariano). Podem ver aqui como fazer pesto&parmesão 100% vegetarianos.

– Depois, tostar uns pinhões numa frigideira anti-aderente e cortar uns tomates e misturar tudo na massa quando estiver pronta! Tchan-ran!

Geralmente faço massa suficiente para 4 refeições, uso 50 gr. de pinhões, o equivalente a uma cuvete de tomates cherry (melhor se comprarem sem a cuvete com sacos de rede) e diluo o pesto que está no link com azeite extra.

Claro que podem variar e/ou acrescentar. Em vez de tomates frescos, tomates secos são óptimos. Uns pleurotos grelhados. Esmigalhar um abacate e misturar ao pesto. Mas assim como está, é um prato de demora literalmente o tempo de cozer a massa, assumindo que têm sempre parmesão no frigorífico (e depois de experimentarem e provarem, garanto-vos que vão querer ter; transforma qualquer prato de massa e risotto numa coisa de outro mundo).

Servir à temperatura ambiente com parmesão extra para polvilhar.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *