Família > Comer > Receitas deliciosas

Queques de bacalhau com grão-de-bico, espinafres e azeitonas

queques de bacalhau

Os seus filhos não gostam de bacalhau e espinafres? Temos a certeza que isso vai mudar!

Com esta fantástica receita de queques de bacalhau com grão-de-bico, espinafres e azeitonas, do chefe José Avillez, até os mais esquisitos vão comer e pedir mais!

Ingredientes:

(para 4 pessoas)

– 100 g de lascas de bacalhau cozido e migado

– 100 g de grão-de-bico cozido

– 50 g de espinafres baby

– 30 g de azeitonas galegas descaroçadas

– 1/2 cebola

– 1 dente de alho

– 12 ovos

– Azeite q.b.

– Sal q.b.

– Flor de sal q.b.

– Pimenta preta moída no momento q.b.

– Spray antiaderente q.b.

Preparação:

– Pré-aqueça o forno a 180 °C. Numa frigideira antiaderente, num fio de azeite, refogue o alho e a cebola até que esta fique translúcida. Numa taça, com a ajuda de um garfo, migue ligeiramente o grão-de-bico cozido (não precisa de ficar uniforme, deve ficar com diferentes texturas).

– Junte os espinafres ao refogado e deixe que comecem a reduzir. Quando os espinafres estiverem cozidos, retire o excesso de água. Junte o grão-de-bico aos espinafres e envolva bem.

– Baixe o lume e acrescente as lascas de bacalhau cozido e migado e misture. Junte as azeitonas galegas descaroçadas e fatiadas. Retire do lume, envolva e deixe arrefecer um pouco.

– Com a ajuda de umas varas de arames, bata os ovos inteiros e passe-os por um passador de rede fina para que fiquem com uma textura mais homogénea. Junte o preparado de bacalhau à taça com os ovos batidos, envolva muito bem e tempere com um pouco de sal e pimenta.

– Com a ajuda de uma concha pequena, encha formas de queques previamente untadas com spray antiaderente. Encha cada forma até 2/3 do seu volume, acrescente um pouco de flor de sal e pimenta e leve ao forno aquecido a 180 °C durante 10 minutos.Se necessário, deixe alourar um pouco mais, mas tenha atenção para que os queques não fiquem demasiado secos. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

“Combinações Improváveis”, por José Avillez

Combinações-ImprováveisEsta é uma das 50 receitas que pode encontrar no livro Combinações Improváveis do chefe José Avillez. 

Neste livro reuniu mais de 50 receitas do programa de televisão Combinações Improváveis, transmitido pela SIC Mulher.

A partir de um mesmo ingrediente, o chefe partilha 3 receitas: a receita provável, a improvável e outra para os mais novos.

É mais uma forma de dar a conhecer algumas das possibilidades que a cozinha nos oferece e, quem sabe, pôr-nos a combinar como ele.

“Seja um cozinheiro experiente ou principiante, espero que estas minhas sugestões despertem em si a vontade de explorar texturas, temperaturas e sabores diferentes. Além das receitas, o livro inclui ainda pequenas dicas e curiosidades, para que se divirta tanto na cozinha como eu”.

José Avillez

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *