O bolo rei não pode faltar na mesa de Natal e é muito fácil de fazer!
Faça o seu bolo rei em casa com as crianças neste Natal
O Bolo Rei é o bolo obrigatório em todas as consoadas e no dia dos Reis, e é delicioso, seja fresquinho ou torrado com manteiga e acompanhado com um chá quentinho.
Lembram-se de encontrar favas e brindes no bolo rei tradicional?
Na nossa infância era uma animação descobrir quem na família seria o sortudo que receberia a prenda e quem teria infelicidade de encontrar a fava e por isso teria de trazer o bolo rei no ano seguinte.
Hoje em dia os bolos-rei que são comprados já não trazem essas surpresas, mas fazendo o bolo em casa temos a oportunidade de partilhar a tradição com as nossas crianças, que vão adorar.
Esta receita de Bolo Rei é muito fácil de fazer, e é preciso apenas reservar umas boas horas para a massa levedar – uma espécie de magia que as crianças adoram ver.
Se não forem fãs de frutas cristalizadas, podem também preparar o Bolo Rainha e se preferirem variar podem ver também ver a receita de Bolo Rei de chocolate e Bolo Rei de Iogurte (para uma versão mais light).
Ingredientes
600 g farinha
20 g fermento de padeiro
1 dl leite
100 g açúcar
100 g manteiga
5 ovos (1 dos ovos será para bater e pincelar antes de ir ao forno)
4 c. sopa vinho Madeira, vinho do Porto ou Brandy. Nós fizemos uma versão com vinho Madeira e outra com vinho do Porto e ambas ficaram deliciosas.
100 g sultanas
100 g amêndoa laminada
100 g amêndoa em palitos
100 g pinhões
100 g miolo de noz
100 g miolo de noz pecan
150g de frutas cristalizadas picadas
raspa de 1 laranja e 1 tangerina
1 colher de café de sal
Para decorar:
Açúcar em pó
Preparação do Bolo Rei
Preparar a massa do bolo
O Bolo rei tradicional é fácil de preparar e temos apenas de planear com antecedência porque leva algum tempo a levadar e os frutos secos ficam mais saborosos se ficarem previamente de molho na bebida espirituosa usada.
Comece por picar as nozes e as nozes pecan e coloque-as numa tigela, juntamente com a amêndoa em palitos, as sultanas, os pinhões, as frutas cristalizadas e a bebida espirituosa que preferirem (vinho Madeira, vinho do Porto ou Brandy). Envolva bem e deixe marinar durante pelo menos 1 hora.
Dissolva o fermento de padeiro no leite, ligeiramente morno (não pode estar muito quente).
Se usar um robot de cozinha ou batedeira adequada a massa de pão, deite na taça a farinha, a manteiga amolecida, os 4 ovos, a raspa de laranja e tangerina, a mistura de fermento e leite, o açúcar e o sal. Misture até todos os ingredientes estarem bem envolvidos e a massa se soltar das paredes da taça.
Pode também misturar tudo usando as mãos: deite a farinha em cima da mesa e abra um buraco no meio. a manteiga amolecida, os 4 ovos, a raspa de laranja e tangerina, a mistura de fermento e leite, o açúcar e o sal.
Envolva tudo e trabalhe a massa até se descolar da mesa e das mãos.
Depois da massa preparada, junte a mistura dos frutos secos e cristalizados e da bebida espirituosa e misture muito bem – seja com a máquina de cozinha ou manualmente.
Levedar a massa
Faça uma bola com a massa e deixe-a numa tigela polvilhada com farinha.
Cubra com um pano e deixe levedar num sítio quente até triplicar o volume – o nosso caso esteve mais de 3 horas a levedar e cresceu imenso.
Massa antes de levedar
Massa depois de levedar
Decorar o bolo rei
Quando já tiver levedado, trabalhe a massa ligeiramente para ficar uniforme. Depois coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, com a forma de um anel largo – deixe pelo menos 10 cms de diametro no centro.
Coloque num tabuleiro ligeiramente untado com manteiga, cubra com um pano e deixe levedar por mais 20 minutos.
Pré aqueça o forno a 180º.
Pincele o bolo com ovo batido.
Decore o bolo com as frutas cristalizadas a gosto.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos até parecer bem cozido – pode verificar espetando um palito, que deve sair seco quando estiver cozido por dentro.
Se começar a ficar demasiado escuro e ainda não estiver cozido, tape com papel de alumínio.
Quando estiver pronto retire, e deixe arrefecer.
Antes de servir, decore com açúcar em pó. E já está:
Tudo para um Natal feliz em família:
– Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
– Bolachas de Natal deliciosas para toda a família
– Aprenda a fazer bolo rainha em casa e faça um brilharete neste Natal
– Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro.
Este artigo foi útil para si?