Família > Lifestyle > Festas e férias

Celebração do Dia de Reis

Celebracão Dia Reis

Com a chegada do Dia de Reis, estão oficialmente encerradas as festividades do Natal e do Ano Novo. Apesar de ser uma data mais comemorada no país vizinho, Espanha, também nós temos por cá algumas tradições. Estas são as nossas sugestões, giras, giras!, para fazerem com os miúdos e assinalar de forma divertida esta data.

1. Conte a História de uma maneira divertida.

Passo a passo, poderá recriar os pontos principais da História em linguagem de “gente pequena”. 

Como? 

1. Ficha com Labirinto (fonte: pinterest). 

“Ao nascer o menino Jesus, uma Estrela elevou-se no céu. Prontamente, os três Reis Magos seguiram o seu caminho…”

O objectivo desta ficha é esse mesmo: ajudar os Três Reis Magos a seguirem a Estrela que os levou até Jesus.

2. Conhecer os 3 Reis Magos (fonte: Cantinho do Céu).

“(…) Baltasar levou OuroBelchior levou Mirra e Gaspar levou Incenso. Em sinal de respeito, ofereceram os seus presentes a Jesus.”

Fomente a associação das imagens e nomes dos 3 Reis Magos aos presentes que os três, respetivamente, levaram ao Menino Jesus.

       
Nome: Baltasar   Nome: Belchior   Nome: Gaspar
Presente: Ouro   Presente: Mirra   Presente: Incenso

 

2. Atividades para Fazer.

1. Vamos fazer Coroas?

Coroa de FestasCoroa de Festas

Meninos e Meninas, Reis e Rainhas, todos deverão ter direito a entrar neste espírito devidamente equipado. A Rosebonbon explica-nos passo a passo como conseguir criar este importante e imprescindível acessório.   

 

 

 

Como fazer uma coroa de princesa com caracoisCoroa de princesa com caracóis

Se quiserem caprichar, também temos uma sugestão gira com jóias, caracois e tudo aquilo a que têm direito! É um sucesso garantido porque aqui os “cabelos” poderão ser tão compridos quanto as artistas quiserem 🙂  

 

2. O que nos diz a Tradição?

(Fonte: Pinterest)

Desfazer a Árvore de Natal e retirar os restantes adereços natalícios é típico do dia de Reis, mas façam-no de forma alegre, enquanto cantam as Janeiras, por exemplo, e recordem os bons momentos que passaram. Depois é seguir para a próxima fase divertida: fazer o Bolo Rei!

3. Vamos cozinhar?  

Bolo rei de chocolate para começar bem o anoBolo rei de chocolate para começar bem o ano

Depois de umas férias de Natal maravilhosas para descansar e conviver em família, custa sempre voltar à rotina da escola.Por isso lembrámo-nos de preparar um miminho para as meninas levarem para o primeiro dia de escola, e a propósito do dia dos Reis, fizemos um bolo rei de chocolate.

 

 

4. Programas para o Dia de Reis 2017

 

Lisboa 

Museus e Monumentos Gratuitos no Primeiro Domingo de Cada MêsMuseus e Monumentos Gratuitos no Primeiro Domingo de Cada Mês

8 de Janeiro | Lisboa

Sabiam que em imensos museus e monumentos a entrada é gratuita no 1º domingo de cada mês? Contudo, neste mês de Janeiro, como o 1º domingo do mês foi feriado, a Direcção Geral do Património irá dar a oportunidade, às famílias portuguesas, de usufruir destas visitas gratuitas, no próximo dia 8 de Janeiro!

Conheçam os museus e monumentos abrangidos por esta promoção no nosso artigo!

Histórias Contadas – Onde dormem os Reis? Uma visita ao Panteão

7 de Janeiro  | Lisboa

Traga os mais pequenos para conhecerem esta história de Alexandre Honrado, que nos fala de reis, do Panteão Nacional, e figuras importantes do nosso país, um jogador de futebol, uma fadista e muito mais.

No final as crianças vão poder coroas para brincar aos Reis e Rainhas.

Vamos fazer docinhos reais – Especial Dia de Reis

7 de Janeiro  | Lisboa

Para pais e filhotes a partir dos 15 meses e sem limite de idade. Vamos celebrar este dia de forma bem colorida e divertida! Vamos fazer e decorar umas lindas coroas reais…. Vamos fazer pequenos bolinhos e docinhos deliciosos para depois decorar com frutas e pepitas coloridas.

Vamos fazer deliciosos bolinhos reais dignos de príncipes e princesas e fantásticos docinhos de reis e rainhas. Vamos cheirar, provar, cozinhar e preparar um delicioso lanchinho em família. 

 

Porto

Concerto de Reis no NorteShopping com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

7 de Janeiro | Porto

No próximo dia 7 de janeiro, e em parceria com a Casa da Música, o NorteShopping celebrará a entrada no Novo Ano e a Chegada do Dia de Reis, com um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

O NorteShopping, em parceria com a Casa da Música, convida a comunicação social para assistir ao Concerto de Reis com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música que irá decorrer no próximo dia 7 de janeiro de 2017, sábado, às 18h00, na Praça da Indústria no Piso 0. 

Cantar as Janeiras na Reitoria da U. Porto

6 de Janeiro | Porto 

Venha com toda a família cantar as Janeiras, no dia 6 de janeiro de 2017, às 17H30 na Reitoria da U.Porto. Durante a quadra festiva de Natal e Ano Novo, os cantares tradicionais de Boas Festas, Janeiras e Reis são uma das mais conhecidas tradições ainda existentes e talvez a mais divulgada por todo o país.

 

Dominguinhos: Cetro de reis e rainhas

8 de Janeiro | Matosinhos

Dia 8 de Janeiro os dominguinhos regressam com a Construção de cetros de reis e rainhas, recorrendo a rolos de papel em tamanho grande, pintura e colagens.

É a tríade dos D’s que comanda as manhãs de cada fim-de-semana no MAR Shopping: Didáticas, Divertidas e Diferentes! 

 

Outros Locais 

Na Quinta em Família – Dia de Reis

7 de Janeiro | Setúbal

Que tal começar o ano com uma actividade em família no campo? É esta a proposta da Quinta Pedagógica – Lugar dos Pernilongos para dia 7 de Janeiro entre as 10h e as 13h. Vamos fazer bolo rei com ingredientes especiais… Coroas de Reis e Rainhas com elementos da natureza e… Visitar os nossos animais, e desta vez vão ter oportunidade de ajudar a dar o biberon às nossas cabrinhas Raio e Rabisca! 

 

Os Três Reis Magos- Momentos com História

1 a 8 de Janeiro | Coimbra

Em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos irá dinamizar a história dos Os Três Reis Magos, para famílias com crianças a partir dos 6 anos. Conhecem a história dos 3 Reis Magos? Sabem os seus nomes, de onde vieram e por onde andaram, até chegar a Belém? Através do atelier que vos propomos, poderão ficar a conhecer esta história e, quem sabe…, construir uma recordação desta aventura. 

 

Jantar e Cantar dos Reis

6 de Janeiro | Aveiro

Num ambiente acolhedor e que nos transporta para uma época histórica,​ ​a MUSA realiza​ ​um jantar majestoso, onde iremos aguardar a chegada dos 3 reis magos… ​Numa cerimónia digna de reis, os nossos convidados serão coroados e no final da coroação, o brinde fará a abertura do jantar. Vivam os Reis! Tchim, tchim…