Família > Lifestyle > Festas e férias

Celebração do Dia de Reis

Com a chegada do Dia de Reis, estão oficialmente encerradas as festividades do Natal e do Ano Novo.

Apesar de ser uma data mais comemorada no país vizinho, Espanha, também nós temos por cá algumas tradições. Estas são as nossas sugestões, giras, giras!, para fazerem com os miúdos e assinalar de forma divertida o Dia de Reis!

Passo a passo, poderá recriar os pontos principais da História em linguagem de “gente pequena”. Mas como?

Conte a História do Dia de Reis de uma maneira divertida:

1. Ficha com Labirinto

“Ao nascer o menino Jesus, uma Estrela elevou-se no céu. Prontamente, os três Reis Magos seguiram o seu caminho…”

O objectivo desta ficha é esse mesmo: ajudar os Três Reis Magos a seguirem a Estrela que os levou até Jesus.

Ficha com Labirinto Dia dos Reis Magos

Fonte: pinterest

2. Conhecer os 3 Reis Magos

“(…) Baltasar levou OuroBelchior levou Mirra e Gaspar levou Incenso. Em sinal de respeito, ofereceram os seus presentes a Jesus.”

Fomente a associação das imagens e nomes dos 3 Reis Magos aos presentes que os três, respetivamente, levaram ao Menino Jesus.

 

Conhecer os 3 Reis Magos - Baltasar  Conhecer os 3 Reis Magos - Belchior  Conhecer os 3 Reis Magos - Gaspar
Nome: Baltasar Nome: Belchior Nome: Gaspar
Presente: Ouro Presente: Mirra Presente: Incenso
Fonte: Cantinho do Céu.

Atividades para celebrar o Dia de Reis

1. Fazer Coroas

coroas

Meninos e Meninas, Reis e Rainhas, todos deverão ter direito a entrar no espírito… devidamente equipados! Espreitem este passo a passo para criar coroas – ou chapéus de piratas, porque a moda é criativa mesmo – cheias de brilho!

Se quiserem caprichar, também temos uma sugestão gira de coroa com jóias, caracóis e tudo aquilo a que têm direito! É um sucesso garantido porque aqui os “cabelos” poderão ser tão compridos quanto os artistas quiserem. 🙂 

2. Desfazer a Árvore de Natal

desfazer árvore de natal

Desfazer a Árvore de Natal e retirar os restantes adereços natalícios é uma tradição típica do dia de Reis, mas façam-no de forma alegre, enquanto cantam as Janeiras, por exemplo, e recordem os bons momentos que passaram. Depois é seguir para a próxima fase divertida: fazer o Bolo Rei!

Vamos celebrar o Dia de Reis… na cozinha!

1. Bolo Rei de Chocolate

Bolo rei de chocolate

Nesta quadra natalícia o bolo rei é o rei de todas as mesas. Seja na sua versão com frutos cristalizados, seja com frutos secos, ou a versão mais popular cá em casa, bolo rei de chocolate. Não sendo tradicional – não é –  já que não temos favas nem brindes, ao menos podemos inovar com o nosso ingrediente preferido!

2. Bolo Rei com iogurte (e os Reis Magos mais giros e ecológicos do Natal)

bolo rei de iogurte e reis magos - decorações de Natal recicladas

Este ano, ainda assim, vamos tentar fugir ao chocolate…  ecelebrar os Reis Magos com uma receita mais leve e saudável que as crianças vão adorar: Bolo Rei de iogurte!

No Natal pode haver tendência para o exagero de doces. Por isso, é melhor apostar em receitas mais saudáveis e com menos açúcar. Sugerimos por isso um bolo rei mais leve e saudável, à base de iogurte.

Enquanto o bolo está no forno, podem pôr as mãos à obra e usar as embalagens de iogurte para fazer uns Reis Magos giríssimos para as decorações de Natal.

3. Bolo Rainha

bolo rainha final

O Bolo Rainha é uma versão do conhecido Bolo Rei sem as frutas cristalizadas, que tantas crianças (e adultos) não apreciam. É uma receita muito fácil de fazer, e é preciso apenas reservar umas boas horas para a massa levedar – um fenómeno que as crianças adoram ver.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *